Desenho infantil que incentiva suicídio estará na TV em breve #boato

Boato – Vídeo que circula na internet mostra desenho infantil que incentiva o suicídio e estará em breve na TV brasileira.

Estamos chegando ao fim do mês de abril com uma ótima notícia: pelo que tudo aponta, o pânico e o fascínio pelo chamado jogo da Baleia Azul estão acabando. Ficamos felizes de termos esclarecido algumas pessoas sobre o assunto neste período. Porém, alguns resquícios de boatos sobre o tema sobrevivem.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

A mais nova história que circula online dá conta que há um desenho infantil na TV incentivando o suicídio. Junto com a mensagem de alerta “para os pais”, há um vídeo que mostra o tal desenho, que teria uma música falando para as pessoas se matarem. Leia a mensagem e assista ao vídeo:

Desenho infantil incentivando o SUICÍDIO, em breve na TV. O mal não se disfarça mais, o alvo principal sempre são as crianças, a PEDOFILIA será legalizada logo…

Um desenho animado para crianças incentivando ao suicídio, será lançado nos cinemas. Enquanto as pessoas se afastam cada vez mais de Deus, nosso inimigo invisível (que muitos não acreditam que exista) trabalha silenciosamente para acabar com sonhos.

Desenho infantil que incentiva suicídio estará na TV em breve?

Não precisa nem dizer que a história causou um alvoroço e uma enxurrada de alertas. Mas será mesmo que há um filme que faz apologia ao suicídio para crianças prestes a chegar às TVs do Brasil? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Resolvemos pesquisar de onde saiu a tal filmagem da música que está circulando online. Descobrimos que é do filme franco-belga-canadense A Loja de Suicídios (Le Magasin des Suicides), de Patrice Leconte. Só aí já matamos as duas últimas questões.

Primeiro, o filme não é dedicado para crianças. Apesar de ser uma animação (que segue o estilo dos filmes de Tim Burton), a animação é destinada a adultos. O filme é de 2012 e, por ser um filme alternativo, vimos poucos anúncios de exibições dele no Brasil. Em um deles, a classificação etária era de 12 anos. Além disso, não sequer previsão que ele estará “em breve na TV”. Essa foi uma informação “jogada ao vento”.

O terceiro ponto está relacionado ao conteúdo. Será mesmo que o filme condiz com o trecho retirado e que aponta para a “apologia ao suicídio”? Pelo o que vimos, não. É um erro fazer uma “resenha” filme com base apenas no vídeo. Por isso, buscamos algumas críticas na internet. Uma das mais interessantes é deste site.

De acordo com o autor da resenha, o filme é uma crítica ferrenha à sociedade atual, que visa encontrar oportunidades em cima de crises. Ou seja, o filme “bate” no consumismo desenfreado e escancara mazelas sociais. Leia um trecho da crítica:

A animação do francês Patrice Laconte oferece uma nova forma de controle sobre o suicídio e o indivíduo, forma mais cínica e, por isso mais invasiva: a morte e o suicídio como objeto do empreendedorismo e de oportunidade de negócios. O suicídio absorvido pelo imaginário neoliberal da ordem do mercado, a mesma ordem que joga o mundo da “Pequena Loja de Suicídios” na crise e desesperança.

Existe mais um ponto, já dando um spoiler. Em certo momento do filme que há “uma virada”. Nele, há uma reflexão sobre a vida e sobre como a encaramos. E claro, o filme mostra que se matar nunca é a escolha certa. Se você ainda tiver dúvidas, pode assistir ao filme aqui.

Resumindo: ao contrário que estão falando online, não há um filme que esteja fazendo apologia ao suicídio prestes a chegar à TV brasileira. Nem o filme é de apologia, tampouco é de crianças ou vai ser exibido (pelo menos por enquanto) por aqui.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores do WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

38 comentários em “Desenho infantil que incentiva suicídio estará na TV em breve #boato

  • 18/05/2017 em 17:19
    Permalink

    Assisti ao filme completo e tenho que dizer que, na minha opinião totalmente desimportante, não é uma apologia ao suicídio. O vídeo que se compartilha é a abertura do filme. Filme este que é uma crítica social desconcertante ao consumismo e ao oportunismo que transforma em negócio lucrativo até as tragédias alheias. Faz referência à uma Paris niilista, um estética que mesca o noir (mais tradicional) ao o gótico nonsense de Tim Burton, tudo isso permeado por um senso de humor macabro que te deixa com um sorrisinho de canto de boca, e com certa culpa pelo sorriso. Não é e nem nunca foi pensado para ser um filme para crianças, apesar de ser animação. Não é um filminho de família que todo mundo se reúne para assistir com um balde de pipoca, mas também não é para tanto… Não é uma obra cinematográfica inesquecível e tem umas falhas no roteiro que incomodam, mostrando soluções simplistas para o grande problema que foi construído nos primeiros atos do filme. Vale a pena, mas não espere muito e não assista se não estiver em condições psicológicas de digerir tudo com tranquilidade e sabedoria. Finalmente e correndo o risco de ser repetitivo: não é porque é um desenho animado que você deve deixar seus filhos assistirem. {{{SPOILER ALÉM DESTE TRECHO}}} O final, ao contrário do que todos estão falando tem uma mensagem exatamente oposta ao suicídio, mostra que a vida vale a pena sim, que merece ser vivida sim, que é possível encontrar o amor e construir uma existência radiante e cheia de oportunidades nos lugares mais improváveis e cheios de pessimismo.

    Resposta
  • 16/05/2017 em 23:06
    Permalink

    Esse filme está se tornando um viral no YouTube, é indução ao suicídio sim e merece ser extinguindo da internet, tentando minimizar um lixo de filme.

    Resposta
  • 09/05/2017 em 16:22
    Permalink

    Esse boatos.org deve ser administrado por algum sóciopata !

    Resposta
  • 08/05/2017 em 21:44
    Permalink

    Apologia ao suicídio sim!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Absurdo!!!!!!!!!!!!!
    Uma criança de 12 anos não tem maturidade emocional/ psicológica para ver um lixo deste!!! É sim revoltante!!! E ainda uma estratégia ótima para atrair a meninada! Animação!!!!
    Acordem!

    Resposta
  • 08/05/2017 em 12:26
    Permalink

    Só o fato das redes sociais disseminarem trechos de filmes como esse, podemos ter como certeza a apologia ao suicídio, mesmo não sendo, talvez, essa a intenção do diretor, como diz este site (boatos.org).

    Resposta
  • 07/05/2017 em 16:09
    Permalink

    É muita idiotice ou mal caratismo tentar justificar o filme em questão. É claro que uma animação, independente de quem seja o publico alvo, chama a atenção de crianças e adolescentes, principalmente nesta faixa etária que disseram que está liberado.
    O filme incentiva, sim, o suicídio, dá várias dicas de formas e tipos de suicídio, utiliza-se de mensagens subliminares na musica e nas imagens que envolve quem está assistindo como se fosse algo “bobinho” o que está sendo dito! Este vídeo está circulando nas redes sociais, na internet, e no SEU celular. APAGUE!!! Isso é apenas uma artimanha de divulgação… Crianças estão assistindo, adultos estão assistindo… Isso é absurdo! É banalizar a vida!!!!
    Quem divulgou isso na internet sabia o que estava fazendo e quem fez o filme principalmente, mas muita gente ingênua está divulgando (achando que está fazendo o bem) e na verdade está prestando um desserviço!!!

    Resposta
  • 06/05/2017 em 19:48
    Permalink

    É incrível o nível de ignorância e hipocrisia das pessoas.
    Fora que é uma viagem absurda.
    O site aqui é para boatos, e sim, isso é um boato. Além do mais não é o desenho que vai fazer ela se matar ou não, mas sim a fraqueza dela em momentos difíceis.
    Pais hipócrita, povo hipócrita.

    Resposta
  • 05/05/2017 em 20:05
    Permalink

    vario desenhos de hoje incentivam as crianças a comportamentos errados e até´mesmo os mais antigos. E esse é apenas um dos mais horriveis

    Resposta
    • 06/05/2017 em 19:36
      Permalink

      Concordo e digo mais: para acima de 12 anos é ainda mais perigoso. Acho o desenho péssimo, de mau gosto e não deveria ser passado em lugar algum.

      Resposta
  • 05/05/2017 em 15:22
    Permalink

    Bom amigos isso nao pode ser uma apologia, mais um adolecente de 12 anos ainda nao sabe descine as coizas e ainda mais se uma pessoa ta em crisse passando pro probelma a
    solução seria se matar isso, pra mim isso e uma apologia sim ao suicidio o dono desse blog
    deveria ter vergonha de publicar isso, defendeno algo que pode prejudicar muitas pessoas
    exemplo se num filme mostra um menino matando alguém por raiva , ai depois eles dizem que isso era para ser uma reflexão dizendo que isso na seria certo , isso nao ajuda em nada,pois uma criança adolescente ou adulto vendo isso num momento de raiva ele pensara matar alguém pois isso é o que ele entendeu ao assiste pois se queremos falar algo nois mostramos a realidade nao ficarmos colocando o reverso

    Resposta
  • 05/05/2017 em 15:20
    Permalink

    A classificação do filme é 16 anos. Justo.
    É só checar no site do Ministério da Justiça.

    Resposta
  • 04/05/2017 em 23:29
    Permalink

    Agradeço à pesquisa efetuada. Só que a conclusão a que se chega é que a noticia é 90% verdadeira. Só não se comprovou que vai estrear na TV. O resto ficou comprovado que faz uma apologia sim ao suividio. Mostrando de forma musical, agradável algo que é execrável. E NÃO é destinado a incentivar suicídio somente de adultos mas de pessoas acima de 12 anos. Absurdo total.

    Resposta
  • 04/05/2017 em 02:37
    Permalink

    Viva ao suicídio… Que se torne mais. cada dia o sonhos de todos nós… Viva o suicídio….. Q elê reine sobre essa

    Resposta
  • 03/05/2017 em 18:21
    Permalink

    Data venia ao site, mas o vídeo ou trecho do filme é sim uma apologia ao suicídio. Chega ser hipnotizante. Não tem como eu falar da boa intenção se as imagens, infelizmente incentivam o mau. Sim isso mesmo. As palavras e as imagens são claras e horripilantes. Até mesmo um adulto em estado de depressão e desesperado da vida ao assistir um treiler desses pode dar um passo a mais para “resolver todos os problemas que o afligem”.
    É a minha opinião baseada na impressão causada pelo vídeo.

    Resposta
  • 03/05/2017 em 13:30
    Permalink

    Pela apologia que faz a coisas erradas, pode-se perceber que este site é de esquerda. O vídeo faz apologia explícita ao suicídio de crianças, nem é mais subliminar. Quem está defendendo o desenho é de esquerda também, portanto só quer ver a desgraça das pessoas. É bom lembrar que tanto os suicidas quanto os esquerdistas não herdarão o reino de Deus.

    Resposta
    • 04/05/2017 em 15:44
      Permalink

      É por essas e outras pessoas que se propagam aberrações de boatos imbecis na Internet, sem mais. Até porque é inútil, assim como sempre existirá suicidas, também haverá imbecis.

      Resposta
  • 03/05/2017 em 11:35
    Permalink

    Li aos comentários e parece-me que poucos entenderam a definição de boato em relação ao que se compartilha desse trecho de filme. É boato que vai ser lançado logo no cinema. Ora.. O filme é de 2012. E se bobear, já está no Netflix. É boato que seja direcionado à crianças. Meu Deus, se você é pai e mãe e não acompanha o que seu filho assiste, você está fazendo algo errado. O que mais eu senti no trecho de filme compartilhado foi uma sátira, tal qual foi a série Pé na Cova e que muitos não entendiam. Do jeito que a intolerância anda, daqui a pouco vão queimar livros, sob a ótica de não são bons aos filhos. Poupem-me!

    Resposta
    • 04/05/2017 em 11:08
      Permalink

      Concordo com vc, junto ao seu comentário junto ao meu, o filme em um todo não é apologia ao suicídio e sim uma maneira de banalizar um outro sentido, como disse o texto! Isso é falta de interpretação de texto!!!!

      Resposta
  • 03/05/2017 em 05:24
    Permalink

    É incrível… Como que vocês conseguem publicar algo como se boato fosse…sendo realizado. Vocês poderiam ao menos ter assistido ao filme antes de falar asneiras. O filme é destinado a crianças e de 70 mina acredito que uns 50 ou 60 minutos do de incentivo ao suicidio. Não é a primeira mandar

    Mancada de vocês.

    Resposta
  • 03/05/2017 em 05:08
    Permalink

    Neste caso específico Boatos.org discordo de sua análise. A ideia que se deseja passar é sim travestida de inocência, alguns subterfúgios mas no final das contas incentiva sim ao suicídio crianças, adolescentes e até mesmo adultos que tenham problemas emocionais.

    Resposta
  • 03/05/2017 em 03:31
    Permalink

    O povo fala fala mas não poupa as crianças de assistirem novelas com assuntos polêmicos (A Cor do Pecado, transmitida na Globo terminou com o suicídio da antagonista interpretada por Giovanna Antonelli e…tudo bem), filmes com todo o tipo de temática “forte” e os Simpsons que é um desenho adulto e ainda vejo pais comprando produtos deles para seus filhos…o que eu quero dizer, não adianta se apavorar com as “modas apavorantes” das redes sociais se a TV passam muita coisa ruim é passa despercebido! Solução… Difícil colocarmos nossas crianças numa bolha pois por mais que façamos ela acessará de outra forma, o mundo jaz no maligno e existem somente duas soluções: Jesus no coração e o amparo de uma família preocupada com seus filhos,orientando-os sempre com muito diálogo! Dessa forma não tem erro!

    Resposta
  • 02/05/2017 em 11:26
    Permalink

    O grande problema das pessoas é julgarem muito e interpretarem menos. Eu posso estar errada,mas,acho que essa animação é direcionada ao público adulto. Com o intuito de mostrar ao que as crianças e adolescentes estão sujeitos,mostrar que a vida é exatamente assim,ao invés de te dar soluções,só empurram a morte…e por isso muito gente não aguenta e acaba se matando. Nós vivemos em uma era de tecnologia onde as pessoas falam muito e pensam pouco…

    Resposta
  • 02/05/2017 em 10:37
    Permalink

    Para mim ficou bem claro que esse filme é para adultos. Os pais tem que “arrumar mais tempo” para dar atenção aos seus filhos. E muito fácil dar um tablet ou um celular na mão de uma criança pra ela ficar quieta. As crianças assistem desenhos super violentos e todos acham normal. Se os pais fizessem o seu papel não teríamos tantas crianças assistindo conteúdo inapropriado para elas.

    Resposta
  • 01/05/2017 em 22:30
    Permalink

    Obrigado por terem prestado mais esse serviço pois nas redes sociais o que mais vemos são pessoas agindo como papagaios repetindo notícias que elas nem sabem da onde vieram. Desconfiei desse desenho pois ninguém nem fala o nome dele e era óbvio que a música era somente uma parte sem contexto nenhum. As vezes o whatsapp e facebook me dão medo de tantas notícias duvidosas. As pessoas não querem nem saber da onde a notícia vem…muito temeroso isso.

    Resposta
  • 01/05/2017 em 21:02
    Permalink

    O Boatos.org só cai em descrédito com essa matéria, afinal o vídeo existe e os gráficos e cenários são dedicados às crianças sim. Como se sabe milhares de crianças usam tablets e smartphones e podem ter acesso a esse tipo de vídeo que de fato faz apologia muito clara ao suicídio.
    Ponto negativos para o Boatos.org

    Resposta
    • 02/05/2017 em 11:31
      Permalink

      Sem querer ser grossa…você pode por favor ler a matéria novamente? Ou pelo menos assistir ao filme direito?

      Resposta
      • 04/05/2017 em 14:57
        Permalink

        Perfeito… Tenho certeza de que muitas pessoas que estão comentando, nem leram a matéria por completo…

        Resposta
    • 03/05/2017 em 11:59
      Permalink

      Ponto negativo para vc, semi analfabeto que não sabe interpretar um texto, com certeza não assistiu o filme ou se assistiu não entendeu né, não é porque é um desenho que é destinado a crianças e mais, os pais tem que estar sempre observando o que seus filhos estão acessando e sempre uma boa conversa é o melhor caminho.

      Resposta
    • 03/05/2017 em 12:24
      Permalink

      Todos podem ter acesso ao vídeo, desde que tenham as ferramentas, tablet, smartphone ou computador, cabe aos pais imporem limites: idade e acesso a tais equipamentos, pois coisas boas e ruins sempre estarão circulando na rede. Importante reler a matéria, assistir ao filme e então fazer esse comentário.

      Resposta
  • 01/05/2017 em 13:49
    Permalink

    Com relação ao WhatsApp, vi o vídeo com legendas em PT, porém não existe nada de concreto quanto ao lançamento, eu tb fui fazer uma pesquisa após receber a msg, a produção é 2012. Mais uma vez, o boatos.org acertou! Parabéns pelos esclarecimentos!

    Resposta
  • 01/05/2017 em 04:33
    Permalink

    Não vi em nenhum momento a crítica ao consumismo nem mesmo reflexão sobre o quanto vale a vida. Só vi incentivo ao suicídio. Para criança não é mesmo e nem para adultos.

    Resposta
  • 30/04/2017 em 22:02
    Permalink

    Faixa etária de 12 nos? O que é um indivíduo de 12 anos, um adulto? Você tá de brincadeira! Somente o fato desta aberração ser um desenho animado já é um crime, primeiro porque poucos adultos se ligam em desenhos animados, então ele atrairá facilmente a atenção da garotada cujos pais “ocupados demais”, pouco se importam com o conteúdo do que seus filhos assistem. Mensagens subliminares e objetivas são passadas incentivando sim o suicídio. Basta uma pequena porção do filme fazendo apologia a algo novo para seu mundo e as crianças desejarão experimentar. Não subestimem o poder que estas porcarias cinematográficas exercem na mente humana, drogas, libertinagens, roubos, violência, traições, etc. Não precisa ser o filme todo, bastam porções!

    Resposta
  • 30/04/2017 em 20:05
    Permalink

    Pra mim não importa a opinião, nem o ponto de vista de quem assistiu. As cenas que vi são claras e incentivam o suicídio. Só pelo fato de se tratar de uma animação atrairá a curiosidade das crianças . Também conta a forma como as cenas foram produzidas: Mesmo estilo Disney. De forma que dizer que isso é para adultos, não passa de pretexto.

    Resposta
  • 29/04/2017 em 15:04
    Permalink

    Ao contrário do que você falou, existe sim uma versão navegando pelo whatsApp, traduzida para o idioma português, incentivando de forma bestial, as pessoas a cometerem suicídio. Como bem sabemos, os suicídios são cometidos por pessoas desequilibradas, com certeza haverá “incentivos” sim, aqueles que sentem esta fraqueza.

    Resposta
  • 29/04/2017 em 02:04
    Permalink

    Assisti esse filme e gostei muito, é uma bela animação, mas o filme é para adultos, o povo tem q entender q nem toda animação é para crianças, é necessário discernimento para saber o q as crianças tem q assistir, e quem puder assista o filme é muito bom.

    Resposta
  • 28/04/2017 em 20:55
    Permalink

    Gostei da informação prestada por vocês, muitas pessoas recebem várias msgs e não procuram saber se é verdade ou não. Depois que assisti uma matéria mostrando o quanto é importante verificar para não prejudicar a outros resolvi me senti ficar de cada msg que recebo antes de repassar. Valeu

    Resposta
  • 28/04/2017 em 12:51
    Permalink

    Bom-dia
    Essas imagens serão computadas a nível de subcobsciente. Fatalmente, algumas crianças terão acesso sim.

    Resposta
    • 02/05/2017 em 14:37
      Permalink

      Concordo com o comentário acima e acho isso muito perigoso. Deveria ser retirado de circulação das redes sociais.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)