Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Desenho infantil que incentiva suicídio estará na TV em breve #boato

Desenho infantil que incentiva suicídio estará na TV em breve #boato

Boato – Vídeo que circula na internet mostra desenho infantil que incentiva o suicídio e estará em breve na TV brasileira.

Estamos chegando ao fim do mês de abril com uma ótima notícia: pelo que tudo aponta, o pânico e o fascínio pelo chamado jogo da Baleia Azul estão acabando. Ficamos felizes de termos esclarecido algumas pessoas sobre o assunto neste período. Porém, alguns resquícios de boatos sobre o tema sobrevivem.

A mais nova história que circula online dá conta que há um desenho infantil na TV incentivando o suicídio. Junto com a mensagem de alerta “para os pais”, há um vídeo que mostra o tal desenho, que teria uma música falando para as pessoas se matarem. Leia a mensagem e assista ao vídeo:

Desenho infantil incentivando o SUICÍDIO, em breve na TV. O mal não se disfarça mais, o alvo principal sempre são as crianças, a PEDOFILIA será legalizada logo…

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Um desenho animado para crianças incentivando ao suicídio, será lançado nos cinemas. Enquanto as pessoas se afastam cada vez mais de Deus, nosso inimigo invisível (que muitos não acreditam que exista) trabalha silenciosamente para acabar com sonhos.

Desenho infantil que incentiva suicídio estará na TV em breve?

Não precisa nem dizer que a história causou um alvoroço e uma enxurrada de alertas. Mas será mesmo que há um filme que faz apologia ao suicídio para crianças prestes a chegar às TVs do Brasil? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Resolvemos pesquisar de onde saiu a tal filmagem da música que está circulando online. Descobrimos que é do filme franco-belga-canadense A Loja de Suicídios (Le Magasin des Suicides), de Patrice Leconte. Só aí já matamos as duas últimas questões.

Primeiro, o filme não é dedicado para crianças. Apesar de ser uma animação (que segue o estilo dos filmes de Tim Burton), a animação é destinada a adultos. O filme é de 2012 e, por ser um filme alternativo, vimos poucos anúncios de exibições dele no Brasil. Em um deles, a classificação etária era de 12 anos. Além disso, não sequer previsão que ele estará “em breve na TV”. Essa foi uma informação “jogada ao vento”.

O terceiro ponto está relacionado ao conteúdo. Será mesmo que o filme condiz com o trecho retirado e que aponta para a “apologia ao suicídio”? Pelo o que vimos, não. É um erro fazer uma “resenha” filme com base apenas no vídeo. Por isso, buscamos algumas críticas na internet. Uma das mais interessantes é deste site.

De acordo com o autor da resenha, o filme é uma crítica ferrenha à sociedade atual, que visa encontrar oportunidades em cima de crises. Ou seja, o filme “bate” no consumismo desenfreado e escancara mazelas sociais. Leia um trecho da crítica:

A animação do francês Patrice Laconte oferece uma nova forma de controle sobre o suicídio e o indivíduo, forma mais cínica e, por isso mais invasiva: a morte e o suicídio como objeto do empreendedorismo e de oportunidade de negócios. O suicídio absorvido pelo imaginário neoliberal da ordem do mercado, a mesma ordem que joga o mundo da “Pequena Loja de Suicídios” na crise e desesperança.

Existe mais um ponto, já dando um spoiler. Em certo momento do filme que há “uma virada”. Nele, há uma reflexão sobre a vida e sobre como a encaramos. E claro, o filme mostra que se matar nunca é a escolha certa. Se você ainda tiver dúvidas, pode assistir ao filme aqui.

Resumindo: ao contrário que estão falando online, não há um filme que esteja fazendo apologia ao suicídio prestes a chegar à TV brasileira. Nem o filme é de apologia, tampouco é de crianças ou vai ser exibido (pelo menos por enquanto) por aqui.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores do WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.