Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Coca-Cola tem prejuízo bilionário por causa de foto de Pabllo Vittar #boato

Coca-Cola tem prejuízo bilionário por causa de foto de Pabllo Vittar #boato

Boato – Depois que resolveu estampar a foto de Pabllo Vittar nas latas de refrigerantes, a Coca-Cola teve um prejuízo bilionário e foi ultrapassada pela Pepsi.

Com 2017 quase chegando ao fim já podemos afirmar que uma das figuras mais marcantes do ano foi a cantora Pabllo Vittar. Responsável por, pelo menos, um hit, Pabllo despertou o amor de alguns e o ódio de tantos outros. A prova disso está na quantidade de compartilhamentos de notícias falsas sobre ela.

A última polêmica surgiu na internet após o anúncio de que Pabllo (e tantos outros artistas) vão passar a estampar as latas de Coca-Cola. De acordo com um texto que circula online, a escolha por Pabllo Vittar foi responsável por um prejuízo bilionário à empresa. “A Coca-Cola recebeu um imenso boicote dos brasileiros. Esse boicote resultou em uma queda nas ações da Coca-Cola em de 21%, totalizando cerca de US$ 1,2 bilhão de dólares em prejuízo”, diz trecho do texto.

A notícia postada por um blog “daqueles” (por sinal, logo estes blogs maravilhosos terão um “Hall da Fama” no Boatos.org. Fiquem ligados) que publicou, logo em seguida, outra notícia dizendo que a Pepsi teria passado a Coca-Cola no número de vendas. “Pepsi Supera a Coca Cola em vendas, apos boato que vai usar Bolsonaro em latas de refrigerante. Os conservadores estão boicotando a Coca Cola e tomando Pepsi!”, diz texto que, por sinal, repete a informação da “queda da Coca”. Leia:

Coca-Cola teve prejuízo por causa de Pabllo Vittar e foi ultrapassada por Pepsi, diz boato
Coca-Cola teve prejuízo por causa de Pabllo Vittar e foi ultrapassada por Pepsi, diz boato

Coca-Cola tem prejuízo bilionário por causa de foto de Pabllo Vittar nas latas?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Por incrível que pareça, as duas notícias tiveram uma quantidade imensa de compartilhamentos na internet. Mas será mesmo que a Coca-Cola teve um prejuízo bilionário por causa das fotos de Pabllo Vittar nas latas e que a Pepsi passou a rival por causa do marketing? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, vamos fazer uma análise lógica. A premissa das postagens do tal blog (que, pelo que vimos, é só de fake news) é que a causa do prejuízo de US$ 1,2 é uma foto de um produto que está ainda chegando nas prateleiras. Mais do que isso, a causa seria um entre tantos artistas que estampam a campanha. Mesmo que houvesse tal prejuízo, não há chance de qualquer pesquisa ser feita com essa rapidez e muito menos ser aferida à cantora.

Viu que falamos mesmo que houvesse. Sim, porque não há. Em uma semana, as ações da empresa subiram 1,9%. Em um ano, subiram 10,85%. O tal prejuízo não existe. Ou seja, a premissa não tem lógica.

O segundo ponto também não tem muita lógica. Também por ser campanha recente, não é possível aferir que a Pepsi passou a Coca-Cola em vendas. Obviamente, também não é possível aferir mudanças no mercado ao “boato da lata do Bolsonaro” (que foi tão miado que nem desmentimos aqui).

Resumindo: a história que aponta que a Coca-Cola teve um prejuízo milionário e foi ultrapassada pela Pepsi por causa da lata é falsa. Mais do que isso, é uma bobagem tão sem lógica como uma “campanha” de boicote ao refrigerante por causa de Pabllo Vittar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.