Diretor Carlos Henrique Schraeder se demitiu da Globo e fez gravação #boato

Boato – O diretor Carlos Henrique Schraeder se demitiu do Fantástico e Globo. Depois gravou áudio e vídeo em que a emissora está doida com a divulgação.

Quando falamos que os boatos que circulam na internet gostam de se modificar, não estamos brincando. Há cerca de dois meses, uma mesma história falsa tem se reciclado para continuar viralizando: a do diretor da Globo que se demitiu.

Primeiro, surgiu um áudio apontando que Luiz Nascimento teria falado que a emissora iria começar a apoiar Lula e o PT. Depois um vídeo começou a circular com o crédito para o “diretor da Globo” falando da série Os Dias Eram Assim. Depois, a mesma história do “diretor que se demitiu” circulou junto com uma crítica à “pedofilia” na arte. Hoje, vamos falar da “quarta” modificação dessa história.

O mesmo áudio da Globo e o PT e a crítica à série Os Dias Eram Assim estão circulando com um texto creditado ao “Diretor do Fantástico, Carlos Henrique Schraeder, que se demitiu da Globo, na sexta”. Leia o texto que circula online:

Print da notícia falsa que fala que o diretor Carlos Henrique Schraeder se demitiu da Globo
Print da notícia falsa que fala que o diretor Carlos Henrique Schraeder se demitiu da Globo

Diretor Carlos Henrique Schraeder se demitiu da Globo e gravou áudio e vídeo?

Assim como nos casos anteriores, a história circulou com força na internet. Mas será mesmo que o diretor Carlos Henrique Schraeder se demitiu da Globo e, em seguida, gravou vídeos e áudios detonando a emissora? A resposta é não. Vamos aos fatos.

A primeira parte da história já está desmentida no Boatos.org. Nem o áudio (que foi criado por alguma mente brilhante da web) nem o vídeo (gravado pelo jornalista James Akel) são de qualquer diretor da Globo que “se demitiu”. Até porque nenhum diretor da Globo se demitiu nos últimos tempos.

A segunda parte também é óbvia. Para começar, o nome descrito no texto é errado. Carlos Henrique Schraeder não é nome certo do “diretor da Globo”. O nome é Carlos Henrique Schroder. O segundo ponto é o que fala que ele se demitiu. A informação também é falsa. O máximo que aconteceu foi uma notícia neste início de ano que falava que ele poderia deixar a emissora em agosto. Pois bem, estamos em novembro e Schroder ainda está à frente da emissora.

Resumindo: temos aqui mais uma história falsa sobre o “diretor da Globo que se demitiu”. Nem o áudio e o vídeo são de diretores da Globo nem o tal de Schraeder existe. Trata-se de mais uma história falsa que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)