Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > BBB é fraude: boatos de que programa é armado se espalham na web

BBB é fraude: boatos de que programa é armado se espalham na web

Big Brother Brasil seria uma farsa, diz boato
Big Brother Brasil seria uma farsa, diz boato

Boato – Ex-funcionário da Globo teria adivinhado todos os resultados do Big Brother Brasil na edição de 2013. Além disso, vídeo mostraria “toda a verdade” sobre a farsa no BBB.

Desde o início do século, em todo início de ano o assunto mais falado na internet brasileira é o programa Big Brother Brasil. O reality show da TV Globo se torna um dos assuntos mais falados das redes sociais também. Seja por pessoas que estão “viciadas” na atração como detratores, que consideram o programa “fútil”.

Claro que as teorias da conspiração em torno da idoneidade do programa também aparecem. Uma das mais famosas é do ano de 2013. Enquanto o programa estava sendo exibido na sua 13ª edição, uma conta no Twitter intitulada @FraudeBBB estava “adivinhando” todos os resultados do reality show.

De acordo com matérias da época, o dono da conta (que já foi deletada) dizia ser um ex-funcionário da Globo e fazia diversas denúncias sobre manipulações nos resultados da votação popular do Big Brother Brasil.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

De fato, o perfil “adivinhou” muitas das pessoas que saíram do programa e, claro, “já sabia” quem seria a vencedora da edição 2013. Ela foi Fernanda. Mas fica a pergunta: será que o perfil realmente sabia da armação? A resposta é, muito provavelmente, não.

O que o @FraudeBBB fez foi uma técnica que as configurações do Twitter permitem. Essa postagem do blog Kibe Loco explica como a tramoia foi feita. Basicamente, o sujeito posta todos os resultados possíveis e imagináveis como privado. Quando o resultado oficial sair, ele apaga os tuítes errados e deixa público os palpites certos. Depois é só dizer que se trata de uma previsão.

Após certo tempo, o “dono” do perfil que falava da fraude no BBB se identificou como Pierri Amorim. Detalhe: procuramos alguma coisa sobre o rapaz e nada, além da polêmica no Big Brother Brasil foi encontrada. Ou seja, o tempo ajudou a explicar que a história da fraude não se consolidou.

Mas a história do Twitter @fraudeBBB não foi a única que levantou suspeitas sobre manipulação no programa. Um vídeo do Programa Pânico na TV de 2007 com Boninho falando que é “tudo armado”. Mas quem assistir a todo vídeo pode notar não dá para levar a sério as acusações. Assista e confira.

Concluindo: independentemente se o programa tem qualidade ou não, é improvável que a Globo manipule os resultados do Big Brother Brasil. Sendo uma atração que atrai muitos anunciantes e audiência, uma armação faria a emissora perder muito dinheiro. Isso sem falar que, de ficção, a emissora já está cheia. Com isso, até que se tenha provas mais consistentes não é possível atestar o boato.

Em 2014, já existe uma nova página do Twitter falando de fraude no BBB. Ainda no início do programa, conta com mais de mil seguidores.