Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Arlindo Cruz morreu: mestre do samba acaba de falecer #boato

Arlindo Cruz morreu: mestre do samba acaba de falecer #boato

Boato – Sambista Arlindo Cruz, o mestre do samba, acaba de falecer. Notícia de que ele morreu foi divulgada em diversas páginas no Facebook.

Como destacamos já anteriormente, os boatos de morte voltaram à internet. Não sabemos se isso aconteceu pelo “esfriamento” de outros boatos (como os de política ou contra o governo), mas o fato é que estamos sendo obrigados a desmentir praticamente todos os dias um boato de morte de celebridade. Mais do que isso, estamos sendo obrigados a “re-desmentir” este boato. Hoje, o nosso personagem é Arlindo Cruz.

Circula (mais uma vez) na internet a informações de que o sambista teria morrido. Ao contrário dos últimos dias, a informação não viralizou em blogs e aplicativos de conteúdo colaborativo. Foi no Facebook mesmo. Um print de uma mensagem dizia o seguinte. “É com pesar que comunicamos que o Mestre do Samba Arlindo Cruz acaba de falecer. Desejamos que os seres de luz o conduz pra um bom lugar Mestre!!!”, diz a mensagem. Confira o print do Facebook:

Print da notícia falsa que aponta que Arlindo Cruz morreu
Print da notícia falsa que aponta que Arlindo Cruz morreu

Arlindo Cruz, o mestre do samba, acabou de falecer?

Vimos em redes sociais diversas manifestações de luto sobre a notícia. “Amigo e irmão vai deixar saudades”, diz um internauta. “Perdemos mais um grande sambista,poeta,músico e compositor…. esteja em paz mestre,Q Deus t guarde …faz barulho aê!!!!!”, diz outro. Mas será mesmo que a informação de que Arlindo Cruz morreu é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Confira dica para não cair, nunca mais, em boatos de mortes de celebridades:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O primeiro ponto que desmascara a informação está no fato de que não saiu nenhuma notícia falando da morte de Arlindo Cruz. Se, de fato, o sambista tivesse falecido, todos os principais veículos de mídia dariam a notícia com um bom destaque. O segundo ponto está na própria mensagem, que carrega as principais características de um boato (alarmista, vagas, com erros de português e pedido de compartilhamento).

O terceiro ponto e definitivo está na página no Facebook do sambista. Em postagem publicada depois que o boato viralizou, a informação da morte foi negada. “O sambista Arlindo Cruz segue ainda internado em recuperação na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Todas e quaisquer informações sobre o estado de saúde de Arlindo será veiculado somente nas redes oficiais do sambista”, diz a mensagem.

Resumindo: nem vamos perder mais tempo com essa história. Se você viu por aí que o sambista Arlindo Cruz morreu, ignore a informação. É só mais um boato (dentre tantos) que circulam na internet e falam de mortes de celebridades.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.