Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > A Forma da Água é um plágio do filme O Pirarucu Tarado e a Mudinha #boato

A Forma da Água é um plágio do filme O Pirarucu Tarado e a Mudinha #boato

Boato – A Forma da Água, premiado como Melhor Filme no Oscar 2018, é um plágio do filme brasileiro O Pirarucu Tarado e a Mudinha.

Em uma cerimônia marcada por ações políticas, um dos filmes que mais se destacou no Oscar 2018 foi A Forma da Água. A película se consagrou como a grande vencedora desta edição da premiação, levando quatro estatuetas para casa (incluindo a de melhor filme). Mas há quem diga que a obra de Guillermo del Toro não é tão autêntica quanto parece. É o que indica uma publicação na internet.

De acordo com a publicação que viralizou nas redes sociais, o filme A Forma da Água é resultado de um plágio. Mais do que isso, a mensagem afirma que o filme é uma “refilmagem de um filme brasileiro chamado O Pirarucu Tarado e a Mudinha”. Leia o que diz a mensagem.

Incrível! A Cinemateca Brasileira informa que o ganhador do Oscar de 2018, “A forma da água”, é baseado no filme chamado “O pirarucu tarado e a mudinha”, de 1973, dirigido por Dionísio de Assis.

A Forma da Água é um plágio do filme O Pirarucu Tarado e a Mudinha?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A informação gerou muita discussão nas redes sociais e agitou a sexta-feira de muita gente. Mas será mesmo que o filme é fruto de um plágio? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Para começar, uma contradição diminui a credibilidade da história. Há diversas versões diferentes falando do suposto plágio. A maior diferença entre elas está no ano do filme brasileiro: 1973, 1977 e 1978, dependendo da versão. Só essa informação já nos deixa desconfiado.

Para além disso, ao buscarmos informações sobre o filme, não encontramos nada. Também buscamos pelas imagens e, para a nossa surpresa, elas são do filme “O Monstro da Lagoa Negra”, de Jack Arnold. As imagens mostram a atriz Julia Adams, que viveu Kay Lawrence no filme.

Outro detalhe: a brincadeira (que pegou muita gente na web), surgiu após diversas acusações de que A Forma da Água teria plagiado filmes e peças. O filme já foi acusado de plagiar uma peça da década de 1960, um curta holandês de 2012 e o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Com isso, chegamos à conclusão de que a história de que A Forma da Água é um plágio de O Pirarucu Tarado e a Mudinha é #boato. Enquanto as outras acusações, por enquanto, tudo não passou de especulação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.