Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > 7 casos de celebridades que compartilharam boatos no Facebook

7 casos de celebridades que compartilharam boatos no Facebook

Lista de pessoas que “se enganaram” no Facebook inclui políticos, artistas e atletas. 

Todos já sabemos do potencial de uma informação falsa quando ela começa a ser divulgada em redes sociais. Seu vizinho, sua tia, você… qualquer um pode ajudar uma balela a se espalhar. Agora quando o boato é endossado por alguém que tem milhares (ou milhões de seguidores no Facebook), a brincadeira chega a outro nível.

7 celebridades que compartilharam boatos
7 celebridades que compartilharam boatos

Em 2016, dois casos de boatos acabaram ganhando notoriedade após alguém influente “se enganar”. Para relembrar estes e outros casos, o Boatos.org separou uma lista de sete celebridades que espalharam a boataria na web. Relembre:

1) Bolsonaro e o livro do MEC que ensina sexo

Essa aconteceu em 2016. Após um boato de que um livro que ensinava sexo estava sendo distribuído pelo Ministério da Educação, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) fez um vídeo no Facebook “denunciando” o kit gay do MEC. A informação bombou em redes sociais, mas foi desmentida pelo Boatos.org, MEC e até pela Revista Nova Escola (citada no vídeo).

2) Marco Feliciano e Jesus homossexual na Parada Gay

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Após a Parada Gay da cidade de São Paulo de 2015, o também deputado Marco Feliciano (PSC-SP) publicou uma montagem com diversas imagens que seriam do evento e atentavam contra a religião. Só tinha um detalhe: muitas das imagens sequer eram do Brasil. Depois de ver que compartilhou informação errada, ele apagou a postagem no Facebook. Mas aí a história já havia se espalhado.

3) Álvaro Dias e a maioridade penal no mundo

Em 2013, o senado Álvaro Dias (hoje do PV-PR) publicou uma suposta lista com a maioridade penal em países desenvolvidos. Um dos mais ferrenhos defensores da redução desta idade, Dias não se deu conta que a lista estava equivocada. O Boatos.org desmentiu a história neste link. Mas ele não parece ter lido, visto que postou uma mensagem orgulhoso da postagem, a mais popular do seu Facebook.

4) Wanderlei Silva, a velhinha e o barco do Lulinha

Outro paranaense que se “enganou” ao compartilhar informação no seu Facebook é o lutador Wanderlei Silva. Só em 2015, ele postou dois boatos no seu perfil: o da velinha que teria colocado o dedo na cara de Dilma e do barco do filho de Lula. No segundo caso, o Instituto Lula respondeu à história e ameaçou processá-lo. A gente desmentiu por aqui. 

5 – Andréa Nóbrega e a pílula do câncer

Quando a história da fosfoetalonamina (a pílula que curaria o câncer), tomou conta da internet, muita gente compartilhou o caso. Uma das mais influentes pessoas que fez isso foi Andréa Nóbrega (mulher de Carlos Alberto de Nóbrega). Ela compartilhou uma imagem com as mensagens “Eu quero viver”!! #fosfoetalonamina #acuradocâncer #liberaAnvisa. Ótima atitude se não fosse um detalhe: ainda não há comprovação da eficácia do produto. Leia o que o Boatos.org fala sobre o assunto.

6 – Álvaro Garneiro e o benzeno do ar-condicionado

Em 2014, o apresentador Álvaro Garneiro queria dar um jeito de ostentar em um carro conversível, mas não sabia como. Então, ele resolveu postar um texto que falava sobre os males do benzeno no ar-condicionado. Mais uma vez, tudo certo se não fosse um detalhe: o alerta é uma baita de uma balela que circula por aí. O Boatos.org esclareceu a história aqui.

7 – Alexandre Frota, o amigão do Bolsonaro

Fora das redes sociais, o ator Alexandre Frota já havia soltado alguns boatos (como o que ele teve um romance com Marco Feliciano, história que era uma brincadeira). Quando entrou na rede social, ele adotou uma postura crítica contra o governo e figuras como Jean Willys. “Amigo” de Bolsonaro, ele endossou alguns boatos do deputado como, por exemplo, do kit gay do MEC. Como já explicamos hoje, ambos estavam enganados.