Foto de ponte rachada assusta internautas; saiba onde fica

By | 10/07/2015

Boato – Rachadura em ponte está aumentando e ela ameaça cair a qualquer momento.

Ao que parece é muito comum ao brasileiro a síndrome da perda de memória recente. Isso ou somos, em grande maioria, muito distraídos. Ou, a pior hipótese é que gostamos de ser desinformados e enganados.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Boato de rachadura em ponte se espalhou para outros estados e voltou a assustar pessoas nas redes sociais

Boato de rachadura em ponte se espalhou para outros estados e voltou a assustar pessoas nas redes sociais

Há pouco mais de um ano desmentimos aqui no Boatos.org a história da rachadura na ponte Rio-Niterói, a maior do país. Com tráfego anual de mais de 55 milhões de veículos, a ponte que liga a capital carioca a cidade de Niterói é muito importante.

De forma totalmente compreensiva, muita gente se assustou com a foto de uma rachadura enorme na ponte que foi compartilhada nas redes ano passado. A comoção das pessoas foi tanta que a então concessionária da ponte, a CCR, emitiu uma nota de esclarecimento sobre a suposta rachadura.

Pois não é que a foto está abalando as redes sociais outra vez? Isso mesmo, há uma semana uma usuária do Facebook repostou a foto da ponte Rio-Niterói e a imagem está causando muita comoção. Confira a legenda:

‘Amigos, usuários da segunda ponte estamos correndo risco de vida, pois a mesma encontrar-se com uma enorme rachadura que aumenta à cada dia, e os órgãos responsáveis finge que de nada sabe, então por favor ajudem a compartilhar e que Deus nos guarde’.

A espécie de pedido de socorro junto com a imagem da suposta rachadura já rendeu 148.650 compartilhamentos, e muito provavelmente quando encerrarmos esse texto esse número terá aumentado. Acontece que algumas pessoas estão confusas porque a legenda não explica a que ponte se refere e onde ela fica nem associa a imagem à ponte Rio-Niterói.

E pior, a falta de informação resultou no compartilhamento da foto em vários estados com a rachadura sendo atribuída a pontes diferentes. Em uma busca rápida encontramos a imagem sendo associada à ponte Presidente José Sarney, no Maranhão; a uma das pontes que liga a Ilha de Florianópolis ao continente em Santa Catarina; a um pontilhão em Araraquara, interior de São Paulo; à Segunda Ponte, no Espírito Santo e até mesmo a uma ponte no Vale do Reginaldo, em Maceió, Alagoas.

As pessoas esqueceram que essa história da rachadura já foi desmentida e que não se trata de um problema, mas sim de um recurso de engenharia civil necessário. Chamada de junta de dilatação, o vão na ponte foi feito propositalmente para permitir que a estrutura suporte as variações térmicas (contração e dilatação) sem rachar.

Como comentamos no início do texto, essa história da rachadura foi desmentida aqui no site e até virou notícia no G1 e no O Globo ano passado. Os argumentos e explicações permanecem os mesmos, a única alteração de lá para cá é que a CCR deixou de ser a concessionária da ponte. Só isso.

Então, esclarecido que essa rachadura mostrada na foto não é na verdade uma junta de dilatação e que essa foto corresponde à ponte Rio-Niterói, voltemos à verdadeira questão de hoje: ou o brasileiro sofre de perda de memória recente, ou é distraído por natureza, ou gosta mesmo de ser enganado/desinformado.

ps: O número de compartilhamentos já chegou a 148.754, opa, 148.765, 148.944 e subindo.

5 thoughts on “Foto de ponte rachada assusta internautas; saiba onde fica

  1. Guglielmo Ietto

    A primeira vista quando vi esta fenda pela definição da abertura muito equidistante não se assemelha a uma abertura por rachadura. Entretanto tem alguns pontos que não encontrei coerência e é o seguinte; existe uma foto que não consigo mais localizar que se vê todo o tamanho deste tabuleiro de uma coluna a outra. A grosso modo o lado esquerdo desta abertura tem o tamanho até a coluna da esquerda aproximado a quatro vezes maior que o lado direito até a coluna do lado direito. Devido ao seu tamanho o tabuleiro do lado esquerdo da abertura tem um balanço bem maior que o direito estando este mais suscetível a oscilações verticais provenientes de diversos fatores. Se ele oscilar verticalmente, não encontra na sua extremidade nenhum ponto de apoio, e se aumentar demasiadamente a carga sobre este lado do tabuleiro, não sei se possa vir a ceder. Se observarmos esta abertura possui um dente horizontal que parece feito para este fim, o apoio do tabuleiro do lado esquerdo caso seja submetido a uma sobrecarga, só que este dente esta em posição ao contrário de como deveria estar. Gostaria de saber que explicação tem para o dente estar nesta posição da foto e não ao contrário.

    Reply
  2. justicatibotomito

    essa ponte se chama segunda ponte e liga a ilha de vitoria a vila velha e cariacica e esse vão é visivel a qualquer hora do dia

    Reply
  3. Mehl

    Conforme foi amplamente divulgado, a Ponte-Rio Niterói não mais pertence à CCR. Após concessão, a ponte passou, desde junho, a ser administrada pela Ecorodovias. Uma busca rápida no google pode ajudar na checagem de informações.

    Reply
  4. Anomino

    Essa ponte e aqui me Teresina nao no Rio melhore mais aonde forem saber onde e!

    Reply
  5. Anomino

    Essa ponte e aqui me Teresina nao no Rio melhore mais aonde forem saber onde e!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *