Carta de amigo americano “pobre” para Alexandre Garcia é falsa

By | 11/01/2014
Carta de americano não foi mandada para Alexandre Garcia

Carta de americano não foi mandada para Alexandre Garcia

Boato – O jornalista Alexandre Garcia teria recebido uma carta de um amigo americano intitulada Americano Pobre x Brasileiro Rico em que há comparação entre serviços pagos pelos dois povos.

Uma das maiores reclamações de boa parte das pessoas que protestam na internet é a grande carga tributária do governo brasileiro. Talvez o que texto que mais simbolize esta indignação é uma carta que o jornalista Alexandre Garcia teria recebido de um amigo americano.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

O texto de título “americano pobre x brasileiro rico” (que pode ser lido na íntegra aqui) fala das diferenças entre os custos que os brasileiros e americanos pagam por alguns serviços essenciais.

O texto aponta que os brasileiros pagam mais pela água, gasolina, carro, impostos, escolas, empréstimos bancários e outros serviços. Ao final, Alexandre Garcia ainda faz um comentário de que “não tem como contestar” o amigo americano. E ainda há a conclusão de que os brasileiros são “bananas” por não protestarem contra isso.

Para começar, a carta provavelmente nunca foi enviada por um americano. Digo isso, por que antes de ela ser apresentada como “a carta de um amigo americano para Alexandre Garcia” ela circulava na web como a “carta de um brasileiro nos Estados Unidos” ou mesmo “a carta de um americano para um brasileiro”.

Como pode uma mesma carta mudar tantas vezes de autor? Isso indica que o nome de Alexandre Garcia foi colocado na mensagem para dar mais credibilidade a ela. Tentamos encontrar na web alguma declaração do jornalista da Globo sobre o assunto, mas não encontramos nada. Isso leva a crer que a carta não foi mandada por “um amigo americano de Alexandre Garcia”.

Agora vamos analisar o conteúdo da carta. Apesar de realmente algumas coisas escritas serem verdade, o texto reforça alguns sensos comuns que são, no mínimo, duvidosos. Um exemplo é o de que o preço da água do Brasil custa o dobro dos EUA.

De acordo com este documento de 2011, o preço do m³ da água nos EUA é de US$ 2,98. Dados da Caesb (companhia do Distrito Federal, um dos estados mais caros do país) apontam que o preço do m³ para o consumo de m³ por mês (mais ou menos consumo de uma casa com três pessoas) é de R$ 4,91.

Outro dado estranho é o desemprego. O texto aponta que o índice chega a 20% no Brasil e de 4% nos Estados Unidos. Esta matéria da Época mostra que o índice americano de desemprego é de 6,7% (menor valor nos últimos cinco anos). Já no Brasil, o índice é de 4,6%. 

Claro que há alguns dados no texto que estão corretos como, por exemplo, o relativo ao preço da gasolina e das tarifas de telefonia. Porém, é bom ter senso crítico ao ler o comentário. E, principalmente, esquecer que Alexandre Garcia tem algo a ver com isso.

Leia na íntegra o texto Americano Pobre x Brasileiro Rico  

7 thoughts on “Carta de amigo americano “pobre” para Alexandre Garcia é falsa

  1. Silvio R M

    Nao deixa de ser verdade esses impostos altissimos que temos no Brasil…..Falta informar a roubalheira que há nesse país, uns dos mais corruptos do mundo

    Reply
  2. Alcione

    Infelizmente e dificil ouvir a verdade. Bela sátira e na sutileza.

    Reply
  3. cosme

    Bom dia
    Acrito na carta ela tem conteudos verdadeiros,A Globo é capitalista e não podia deixar de ser da direita
    Desbancar o PT,seria uma copa do mundo pra organizações globo.
    vejo na net as reportagens que a edição não deixou ir ao ar,falando da miséria do povo brasileiro
    Se pensarmos bem,nos gonvernos anteriores só que poderia ter uma tv telão era os ricos,um car
    ro,memo simples,um rico um apartamento,só opessoal da alta,isso incomoda muita gente.
    Quando o outro gonverno prendeu o dinheiro dos ricos foi aquela agonia eu não estou me sentindo bem
    com os escandálos petróliféro,porque o escandálo é lá atrás
    Um forte abraço

    Reply
  4. Pedro

    Lula, o maior ladrão do país, mentiroso metia o pau no bolsa familia no governo Fernando Henrique, e agora fica comprando famintos e vagabindos com isso para roubar eleição que já não é confiável, e junto com essa fulana de brasília estão fodendo o povo que TRABALHA, coisa que ele nunca fez, sustentando aquela quadrilha de brasilia que
    acabaram com o país com tanta roubalheira, mas o que importa para o povo é carnaval futebol e putaria rolando solto, país que perdeu a dignidade e o respeito.

    Reply
  5. Amaury

    O texto pode até ter alguns fatos encarcerados, mas no geral é pura verdade. Temos altos impostos, gasolina, água, energia e telefonia absurdamente caras, desemprego, inflação e o mais importante: um povinho banana que vendo a maior roubalheira de todo o planeta fica de braços cruzados. Quanto ao Alexandre Garcia é um dos grandes jornalistas que põe o dedo na ferida do poder constantemente, com comentários inteligentes, ácidos e contundentes!

    Reply
  6. Joao

    Pode ser falsa, mas que o Alexandre Garcia é um tremendo de um pilantrao , ah isto é.
    Só ver a atuação dele como porta voz da ditadura, só procurar capas da revsitas Veja da epoca.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *