Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Carro radar circula pelas cidades para aplicar multas, diz hoax

Carro radar circula pelas cidades para aplicar multas, diz hoax

Boato – Carros radares são veículos sem sinalização, com placas frias e que detectam carros que rompem o limite da velocidade para multá-los.

Criado para controlar abusos de velocidade, o radar (chamado de pardal em alguns lugares) é um dos maiores inimigos dos motoristas apressadinhos. Na web, não são poucas as reclamações contra os equipamentos. Algumas delas não verdadeiras.

Carros radares estão na cidade para pegar apressadinhos, diz boato
Carros radares estão na cidade para pegar apressadinhos, diz boato

A mais nova história que circula online aponta que carros radares estão andando por algumas vias do país para controlar a velocidade e, claro, contribuir com a “indústria das multas”. As fotos estão circulando por WhatsApp e as histórias tem algumas versões. Essa fala de um caso de carro radar em São Paulo:

CARROS RADARES CIRCULAM PELAS MARGINAS DE SÃO PAULO.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Desde que o limite de velocidade foi reduzido nas marginais, Tiete e Pinheiros no dia 20 de Julho, a CET vem implantado varias novidades para dar um  “FLAGRA” nos motoristas que trafegam acima do limite de velocidade.

A moda agora é, CARROS RADARES, são veículos sem QUALQUER TIPO DE SINALIZAÇÃO OU DEMARCAÇÃO, normalmente brancos e com placas FRIAS,  a serviço da prefeitura, com RADARES no teto, o veiculo que ultrapassa-lo é multado, isso claro desde que esteja acima do limite estabelecido para a via, que hj e de 50km nas marginais de acesso e de 60 na intermediaria e 70 na expressa.

Vamos aos fatos. Apesar de realmente um carro desses assustar qualquer motorista, ele não é um radar. O primeiro ponto que mostra que a história é falsa é a falta de lógica das informações. Como que um carro com placas frias vai trabalhar para uma empresa? Além disso, como que ficaria a questão do local da multa se os radares não podem, por lei, ficarem escondidos? Não dá para aplicar uma multa por velocidade se lá não um radar oficial.

Outra questão é relacionada à fonte das informações. O texto que tiramos acima foi de um site chamado “Paz e Humor”. Ou seja, de nenhum órgão oficial. Procuramos no site da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo algo a respeito e não achamos nada.

Ok. Já demonstramos que a história do carro com radar é um tanto quanto ilógica, mas o que seria então. De acordo com essa reportagem, veiculada em Minas Gerais e motivada por boatos na internet, os carros que tem os sensores servem para medir o tráfego na principais vias. Isso acontece para que as empresas tenham controle de quais trechos são os mais problemáticos. Na reportagem (que você pode ver aqui), uma das motoristas dos “carros radares” disse que já teve o retrovisor quebrado por um motociclista por causa dos boatos na internet.

Resumindo: a história do carro radar que circula pelas cidades é mais um boato de internet. E pelo o que percebemos é um boato que não é tão novo assim. E não é o único sobre o assunto. Se você tem dúvidas disso leia o texto que fala dos radas escondidos dentro de cones e da forma não pagar em pedágios.  

Esse artigo foi uma sugestão do leitor Fabrício Gonas . Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.