Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Notícia falsa: Galo da Madrugada vai acabar após o Carnaval de 2014

Notícia falsa: Galo da Madrugada vai acabar após o Carnaval de 2014

Notícia falsa aponta que Galo da Madrugada vai acabar em 2014
Notícia falsa aponta que Galo da Madrugada vai acabar em 2014

Boato – Prefeitura do Recife anunciou que 2014 é o último ano do Galo da Madrugada

Vocês já ouviram falar no famoso Galo da Madrugada? Ele é apenas o maior bloco de carnaval do mundo,. Mas de acordo com uma notícia publicada pelo site Diário pernambucano, ele estaria prestes a acabar. Mais de 18 mil pessoas curtiram a notícia no Facebook e comentários misturam frustração com desconfiança da informação, pois o bloco existe desde 1978 e é tradicional no Recife, com o nome Clube das Máscaras O Galo da Madrugada.

O texto, com o título “Prefeitura do Recife anuncia que 2014 é o último ano do Galo da Madrugada” diz que o bloco vai acabar para garantir a segurança da população e que no último ano de sua existência, fará uma homenagem à Cinderela, além de que o carnaval este ano vai acabar às 2h da madrugada. Leia o texto logo abaixo:

Além de vetar a concentração de algumas prévias carnavalescas já estabelecidas e de adicionar traços conservadores ao carnaval do Recife, limitando-o a funcionar até as duas da manhã, a prefeitura anunciou, para escândalo nacional e tristeza dos assíduos foliões, o fim das atividades do tradicional Galo da Madrugada. No último ano de sua existência, o Galo fará homenagem à Cinderela. “Com essa coisa de limitar o horário do carnaval, me inspirei na Cinderela. Da Disney, né? [risos] A Fada-madrinha (o prefeito) avisou que a festa deve acabar antes das duas da matina, ou toda a mágica irá se desfazer aos olhos de todos, sob a égide da polícia. Creio ser uma boa releitura”, afirmou Romero Britto, design da “Galinderela”. Fundado em janeiro de 1978, O Galo entrou para o Guinness Book como o maior bloco de carnaval do mundo (ao menos o maior da América Latina). “Nós entendemos que o carnaval precisa tomar rumos apolíneos e encher-se de medida. O país já passa por um grande carnaval de horrores nas madrugadas com a atividade de Black Blocks e vândalos pré-Copa. Madrugada e carnaval não têm mais nada a ver. Se dependesse apenas da nossa vontade, à meia-noite acabava essa balbúrdia que o Estado precisa patrocinar. Faz-se mister um toque de recolher para que possamos garantir a segurança de todos”, afirmou Valter Lins, representante do  Ministério Público de Pernambuco.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Mas será que o texto é verdadeiro? A resposta é não. Primeiramente, o veículo que publicou a notícia falsa do fim do bloco, o Diário Pernambucano, tem como slogan “Falsiê, mas sem farsas”, que por si só já causa dúvida sobre um provável boato.

Além disso, o texto cita a fala de Valter Lins, como representante o Ministério Público de Pernambuco. Porém, não encontramos outras notícias ou documentos na internet com referência a este nome, o que nos leva a crer que o tal Valter Lins sequer existe.

Depois que o texto falso viralizou, o Jornal de Hoje, da cidade de Natal, entrou em contato com o Galo da Madrugada para desmentir o boato. O bloco afirma que não encerrará as atividades e que prossegue normalmente com o carnaval em Recife. O texto publicado pelo Jornal de Hoje pode ser lido aqui.

Porém, nem tudo no texto do Diário de Pernambuco é falso. A informação de que o final da programação do carnaval em Recife irá apenas até as 2h da manhã é verdadeira. A decisão foi um acordo entre a Prefeitura do Recife e órgãos de segurança, por recomendações do Ministério Público, segundo a matéria do G1.

Neste ano, a última atração do Marco Zero (maior polo da folia) a se apresentar começará às 1h40 da madrugada, sendo que no ano passado, teve show com início às 3h.

Para o 36º desfile, que será no dia 1º de março, o Galo da Madrugada escolheu para o tema o escritor, dramaturgo e poeta nordestino Ariano Suassuna, conhecido por obras clássicas no Brasil, como “O Auto da Compadecida”, “Uma Mulher Vestida de Sol” e “A Pedra do Reino”.

Resumo: a informação é falsa. O Galo da Madrugada continua firme e forte, isso é fato, pois até já disponibilizou a programação das atividades de 2014 e está disponível no site do bloco.