Dragon Ball Z foi interrompido no 11 de setembro, diz lenda urbana

By | 12/09/2014
Boato – No exato momento em que estava passando um episódio de Dragon Ball Z na TV Globo, a emissora interrompeu a programação para transmissão dos atentados contra o World Trade Center.
Dragon Ball Z teria sido interrompido durante tentado de 11 de setembro, diz boato

Dragon Ball Z teria sido interrompido durante tentado de 11 de setembro, diz boato

O atentado contra as torres gêmeas nos EUA completaram 14 anos do último dia 11 de setembro. Até hoje, alguns mistérios ainda rondam o caso. Conspiracionistas afirmam que os próprios norte-americanos foram os responsáveis pelos ataques. Mas, em 2014, uma história muito mais “inocente” ganhou força na internet.

Uma postagem na página do Facebook Fatos Desconhecidos apontava que os atentados ocorreram no exato momento em que o anime Dragon Ball Z era exibido na TV Globo (aliás, um episódio em que prédios se quebravam). Leia trecho do texto publicado na internet:

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

11 de setembro: Veja o episódio de Dragon Ball que foi interrompido pela transmissão do atentado de 2001

Para quem passou 13 anos da vida pensando no episódio interrompido durante as transmissões do atentado ao World Trade Center, chegou a hora de resolver essa parte “incompleta” da vida.

Hoje completa 13 anos que o atentado às Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, aconteceu. A tragédia, que aconteceu em 2001, se deu no meio de um dia normal de trabalho, em que muitas pessoas seguiam seus compromissos cotidianos e, a criançada da época, estava se “deliciando” com mais um episódio de Dragon Ball Z.

Aliás, para quem não se recorda, no dia estava sendo transmitido o episódio 245 (2+4+5 = 11… mas deixa isso quieto!), da saga Majin Boo. Nele, Goku quase se transforma em SSJ3… pelo menos foi só até aí que deu para ver.

Junto ao texto, foi divulgado o seguinte vídeo:

Não precisamos falar que o assunto viralizou na internet. Mas será verdade que a Globo parou a transmissão do Dragon Ball Z? Na realidade, não. No momento em que o plantão da Globo entrou no ar no dia 11 de setembro de 2011 eram, exatamente, 9h52 da manhã.

No momento, estava passando a novela infantil Bambuluá. Esse vídeo mostra o exato momento em que a programação é interrompida.

Mas pode ser uma montagem também, não? Não! A prova que acaba com qualquer chance do Bin Laden ter interrompido o Dragon Ball Z na Globo é o fato que o anime começou a ser exibido na emissora só em 2002. Esse link mostra toda a cronologia e aponta que o início da exibição da saga de Goku se deu em 2002. Isso aconteceu já na TV Globinho. Resumindo, a história de que o Dragon Ball foi interrompido pelo plantão da Globo no dia 11 de setembro de 2001 é falsa.

33 thoughts on “Dragon Ball Z foi interrompido no 11 de setembro, diz lenda urbana

  1. Welliton

    Logico que estava passando matei aula pra assistir. quando cheguei em casa tava passando o plantao do 11 de setembro. Esse eh o meu maior trauma de infancia, lembro como se fosse ontem. Agora vem um fdp pra falar que nao, so pq nao viveu a epoca….

    Reply
  2. Atyla Almas

    Tenho certeza absoluta que passa tv globinho agora nao lembro se era dragon ball ou Sitio do pica pau

    Reply
  3. Ricardo Bispo

    Bem, dessa vez vou ter que discordar do site.
    Em 11 de setembro de 2001 eu tinha acabado de completar 12 anos e acompanhava DBZ religiosamente. A globo já exibia o anime, mas realmente o plantão da globo começou antes de começar o episódio, que por sinal não era o que Goku vira SSJ 3 pela primeira vez – era o que Goham enfrentaria Daburá. Banbuluá passava junto à programação da “TV globinho” onde também passava DBZ.

    Reply
  4. Felipe Edu

    Então pessoal só Corrgindo, Foi interrompido SIM, exatamente no meio do Eps. Eu me lembro perfeitamente, todos os dias eu saia da escola e ia correndo para casa assistir os eps que começavam as 11:00. O que interrompeu não foi o Primeiro ataque as 9:52h. mas sim o desabamento de uma das torres ás 11:30h. Inclusive no próprio video ali fala ” as 11:30 ocorreu o desabamento de uma das torres. Ou seja o programa realmente foi interrompido pela manha antes das 10:00. Porém depois retornou as 10:40 mais ou menos. Logo Depois com o Desabamento interromperam novamente ( no meio do episódio ) e so foi normalizado no horário do programa de esportes.

    Reply
  5. Olaurito

    Matéria tendenciosa, pois, estava passando sim o episódio de DBZ na Globo. Essa notícia está absurdamente errada!

    Reply
  6. Larissa

    No Pará, pelo menos, não houve interrupção do Dragon Ball Z porque ele passava às 11h30, mas já estava sim na Globo. Eu acompanhava o anime desde o ano anterior, na saga Cell exibida pela Band e me lembro muito bem quando começou a ser exibido na Globo. Eu estudava à tarde, então não perdia Bambuluá, onde passava. Mas nesse dia tive que ir à escola pela manhã para fazer um trabalho. Além do DBZ, eu curtia muito Sakura Card Captors, e quando cheguei em casa era esse anime que esperava assistir, pelo horário. Quando liguei a Tv e vi a primeira torre pegando fogo, achei que era um filme, demorei um pouco pra entender que era de verdade, e ainda vi o avião se chocar com a segunda torre. Depois disso, não exibiram mais desenho nenhum e eu fiquei muito chateada.

    Reply
    1. Camila

      Minha situação era quase a mesma. Morava em Rondônia na época, não me lembro qual desenho passava, mas lembro o desespero e quando vi que não ia voltar a passar desenho comecei a trocar de canal.

      Reply
  7. Danilo santana

    Vocês estão esquecendo que a transmissão da globo se torna regional variando de estado a estado. Na época eu morava em lavras, MG, lá era região da MGTV afiliada da globo.
    me lembro muito bem de chegar mais cedo da escola devido a uma reunião de professores e eu estava seco no episódio do dia. Não me lembro qual era, mas foi interrompido sim, eu tinha ficado puto pacas e lembro de ter comentado com meu pai que estava de folga. Lembro que quando cortou um dos aviões já tinha atingido uma das torres, e logo em seguida mostrou direitinho o outro avião colidindo.

    Reply
  8. Rafaela

    Claramente cada região da “globo” exibia de uma maneira.
    Eu sai mais cedo da escola e ASSISTI o inicio de DBZ até ser interrompido pelo plantão. Então não tem como dizer que não foi transmitido, pois em Santa Catarina foi.

    Reply
  9. Augusto

    Eu geralmente acredito em vocês, mas vejo que ainda não conseguiram refutar o fato de estar passando Dragon Ball. Segundo o próprio site com a cronologia, Dragon Ball Z já passava na Globo na época do atentado, sim. 23/07/2001 foi a estreia da Saga de Majin Buu no Bambuluá. Ainda permanece a dúvida

    Reply
  10. Ítalo

    Perde qualquer credibilidade um site que vai contra um trauma de infância. Não passou DBZ na GloboRJ no triste 11 de setembro de 2001. Não passou pelo menos até eu ir para a escola.

    Reply
  11. julio cesar

    Na verdade a globo não passou nenhum desenho naquele dia. Dbz passavam sim na globo eu lembro q estava como meus amigos de escola fazendo trabalho e esperado começa o Dbz.vcs do boatos estão passando informação falsa também. Informado q globo começou passa Dbz em 2002.

    Reply
  12. Jose

    Sim, é puro boato a globo ter interrompido DBZ neste dia.
    Porém é mentira que a globo não exibia DBZ nesta época.

    Me lembro claramente que no dia dos atentados a globo ficou a manhã toda no plantão ao vivo transmitindo.
    Só parou na hora do SPTV.

    Portanto o DBZ nem foi exibido. Mas sim, nesta época a globo exibia SIM o anime.

    Reply
  13. Jailson

    Dragon Ball Z começou a ser exibido na globo no dia 22/07/2001 (episodio 200) e começava por volta das 11:00 11:20 ou até 11:40 (lembro que mudou um pouco o hroario) e como eu estudava de manhã eu gravava os episodios em VHS (xD) neste dia simplismente não passou nenhum desenho desde as 11:00 (horario que programei o videocassete) so foi feito a trasmissão jornalistica

    Reply
  14. Filipe Stabelini

    Olha me desculpem, mas acho que a programação variava de estado para estado porque posso afirmar que sim, eu estava assistindo DBZ quando houve a interrupção pelo plantão da globo. Não me lembro qual era o episódio, só lembro de ter ficado muito irritado.

    Reply
  15. MATHEUS

    Tem um vídeo da CNN no youtube mostrando corretamente como a programação dela foi interrompida, por que não a Globo? Só por que Garrafinha é menos empolgante de ser interrompida que Dragon Ball? rsrsrs

    Reply
  16. MATHEUS

    Infelizmente não tem nenhum vídeo no youtube que mostra a programação sendo interrompida pela primeira vez na Globo, mas espero que um dia uma alma caridosa, hehehe, tenha um VHS guardado e decida upar no youtube o momento. Queria tanto ver de novo aquele exato momento! Eu estava em casa! Faltei da escola! Vi a transmissão desde o começo!

    Reply
  17. MATHEUS

    O conteúdo infantil interrompido foi Bambuluá (estava passando Garrafinha no programa Bambuluá).
    É verdade que a série começou na Globo em 2001, mas DB só passava no final, era sempre o último desenho a ser exibido porque pegava o horário do almoço que é quando mais crianças estão em casa, portanto a audiência é bem maior.

    É possível que Dragon Ball estivesse passando no Cartoon Network às 9h52 ou na Band, a Band tinha a saga anterior à do Majin Boo.

    Há esta página da Folha Online de 2001 que pode provar que DB já tava na Globo em 2001, mas não foi o desenho interrompido. Nem passou.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/ooops/ult340u303.shtml

    Mais Você já tinha sido encerrado e Bambuluá estava apenas nas primeiras horas da manhã, os desenhos mais simples eram exibidos antes e Dragon Ball sempre por último pra segurar bem a audiência.

    Reply
  18. João

    Sabe pq esse vídeo é mentiroso? Quando o Carlos Nascimento entra ele já fala em “ataque terrorista”, o que ainda não estava confirmado no momento da primeira entrada do plantão. Ao longo daquele dia foram feitas várias entradas ao vivo do plantão. Essa não foi a entrada de 9h52. O segundo avião bateu às 10h03 do horário de Brasília. Eu me lembro perfeitamente que a Globo passou ao vivo a segunda colisão (e o burro do Nascimento pensou que fosse reprise, mas já dava pra ver a fumaça saindo da primeira torre). Quanto ao programa que estava passando, não me lembro se era Dragon Ball Z, mas lembro que nessa época eu assistia DBZ no Cartoon Network, no final de tarde. Não me lembro de ver DBZ na Globo

    Reply
  19. Edmar Ferreira

    Pretendo citar citar esse caso na minha monografia mas estou em dúvida se é verdade ou não.
    Mas existe Dragon Ball e Dragon Ball Z como todos devem saber. No site Kami Sama Explorer é possível encontrar toda a cronologia da franquia no Brasil; e nele consta que Dragon Ball Z começou a ser exibido na Globo no dia 23/07/2001. Já Dragon Ball estrou em 15/04/2002. Ainda fico em dúvida com relação a interrupção da transmissão no referido episódio, mas creio que quanto as datas já podemos ter uma melhor noção da veracidade.
    Aqui está o link do site com toda a cronologia: http://www.kamisama.com.br/?p=976

    Reply
  20. Eduardo

    Eu estava assistindo Dragon Ball Z naquele dia e ele foi sim interrompido pelo Plantão da Globo. Lembro como se fosse ontem.

    Reply
  21. Well

    Olá, Edgard Matsuki

    Segundo seus argumentos proposto no post, tudo isso seria correto, porém quase todos são argumentos falhos, como, por exemplo, este:

    O Dragon Ball Z na Globo é o fato que o anime começou a ser exibido na emissora só em 2002.
    Segundo a sua própria fonte, a data de início na globo foi em:

    23/07/2001
    ESTRÉIA
    Dragon Ball Z estréia na Globo (episódio 200 – Saga de Buu) no Bambuluá, apresentado pela Angélica.

    Assim, acaba por invalidar o vídeo (o qual você não mostrou o link, tive que procurar por conta própria), que, aliás, não foi na primeira interrupção da globo, ali já tinha sido outra interrupção, como argumento, pode se levar o fato da estréia do desenho e o fato do jornalista dizer: “Você vai ver agora pela primeira vez, por “outro angulo””. Como pode ser um outro angulo, sabendo que ele não mostrou o primeiro angulo? Outro argumento seu sendo quebrado.

    Sobre ser exibido as 9h52m, pode ser dizer que NÃO existem fontes confiáveis sobre isso (Não achei nenhuma apontando esse horário), mas por fim é isso mesmo.

    Se mostrar outros argumentos reais, eu irei ficar muito grato, porque seria menos um boato na internet.

    Deixo o endereço do meu blog: http://emultrowns.blogspot.com.br/

    Reply
    1. Wallace Graciano

      Dou voz ao comentário. À época estudava em uma escola pública de Belo Horizonte e sempre deixava gravando os episódios, pois começavam 11h20 e normalmente não o pegava a tempo, apesar da minha escola ser próxima. No dia do atentado, teve uma paralisação e eu estava jogando jogo de botão na sala à espera do episódio, pois havia, sim, a expectativa do Goku se transformar em SSJ3. Então, quase 10 horas daquela manhã, entrou o plantão, assustando todas as crianças que assistiam TV Globinho. Houveram flashs durante toda a programação, tanto que o avião batendo na segunda torre é mostrado ao vivo graças a um desses flashs. Enfim, realmente o atentado terrorista impediu a veiculação daquele episódio que era aguardado por todos os aficionados por DBZ, como eu.

      Tamanho sucesso da saga Boo fez a Globo comprar em 2002 a saga Dragon Ball, que antes passava no SBT, enquanto a saga Cell do DBZ passava na Band, no Band Kids, desde final de 1999.

      Reply
  22. Charles xavier

    DBZ era o ultimo desenho antes do meio dia, não foi interrompido pois não passou.
    Começou a ser exibido em 2001 na globo.

    Reply
  23. Lucas

    Sim, ambos estão errados.
    Dragon ball não foi interrompido. Mas em 2001 já passava sim na globo, tenho em fita tudo ao vivo, pois ia pra escolar deixava Dragon ball gravando.

    Reply
    1. Paulo

      Boa tarde.

      Você consegue gravar um video da sua fita VHS com a gravação da tela?

      esse é um assunto MUITO importante .. gerou uma discussao enorme aqui.. vlw!

      Reply
      1. Lucas

        Consigo sim. Estou um pouco sem tempo, mais assim que tiver sento no meu pc e gravo as imagens pelo meu cel. Guardo a fita as sete chaves pelo fato histórico que foi. Só não sei se dá para postar no site. Anyway. Qualquer coisa entro em contato com o site.
        Abrs.

        Reply
        1. Edmar Ferreira

          Olá Lucas! Sou historiador e estou produzindo um artigo sobre a memória coletiva gerada a partir desse caso. Seria muito importante se você conseguisse gravar o vídeo dessa fita. Se conseguir, por favor, peço que entre em contato comigo através do e-mail: [email protected]. Ficarei muito grato.

          Reply
  24. Junior

    O cara que fez essa matéria esta no santo Graal da burrice, a saga do Majin Boo começou sim em 2001, Dragon Ball começava as 10:15 da manhã, justamente a hora em que todos “saiam” da escola para assistir DBZ…

    Reply
  25. Bruno

    Ambos estão errados, eu era criança na época, estudava de manhã, saia da escola 11:20 e descia correndo pra assistir dragon ball z pois ele começava exatamente 11:20, no dia 11 de setembro de 2001, lembro como se fosse ontem, desci correndo pra almoçar e assistir dragon ball mas quando cheguei em casa e liguei a tv da sala estava as imagens das torres pegando fogo, não só eu mas muuitas crianças passaram por isso, então dragon ball não começou em 2002 pode corrigir que está errado, e nem o dragon ball foi interrompido, pois nem chegou a passar naquele dia pelo fato do plantão globo ter começado 9:52 e foi continuo até a tarde.

    Reply
  26. Danilo

    A postagem esta errada, pois, Dragon Ball Z saga Madin Boo começou a ser transmitido em 2001 pela Globo, a cronologia do anexo esta errada.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *