Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Senhora Edna de 69 anos não está mais perdida na UPA; entenda

Senhora Edna de 69 anos não está mais perdida na UPA; entenda

Boato – Imagem mostra mulher que está perdida em uma UPA. Ela só sabe duas informações: o nome Edna e a idade 69 anos.

Não são poucas as imagens de “pessoas perdidas” que aparecem na internet. Com o WhatsApp, a coisa se potencializou. Não fazem nem duas semanas que falamos do “desaparecido” Leandro (que não estava perdido na realidade) que apareceu outra história.

Senhora Edna estaria perdida em UPA no RJ, diz boato
Senhora Edna estaria perdida em UPA no RJ, diz boato

Dessa vez, a vítima seria uma senhora de 69 anos que estava perdida em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com o texto que circula pelo aplicativo, ela não tinha memória e só sabia duas informações: se chamava Edna e tinha 69 anos. Leia:

Gente essa senhora Ta perdida na upa de marechal. Ela só lembra q o nome dela é Edna e tem 69 anos. Se cada um passar para todos os grupos q tem no zap do seu telefone e pedir para passarem adiante com certeza vai chegar em alguém da família.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Ao procurar um pouco mais descobrimos uma versão muito mais detalhada da história. Ela foi publicada no Facebook:

COMPARTILHEM POR FAVOR!

Bom dia Amigos. Como muitos sabem estou com minha irmã internada na UPA de Marechal Hermes há alguns dias, e esta senhora está lá muitos dias também perdida e desnorteada… Aparentemente tem Mal de Alzheimer; disse que seu nome é Edna e tem 69 anos. Peço que por favor quem puder compartilhar pra acharmos sua família, pois ela está arrumadinha, bem cuidada, cabelo pintado etc… sinal de que certamente tem uma família que cuida dela. Me ajudem nessa! Juntos somos melhores! Deus está no controle!

Ao tentar procurar mais informações sobre a história, descobrimos que boa parte dela é verdadeira. Parece que a imagem foi tirada no dia 11 de setembro e ela estava na UPA de Marechal Hermes. Só um detalhe: pelo o que tudo aponta, a dona Edna já foi encontrada e está em casa com parentes. Uma das primeiras páginas que publicou o conteúdo apontou que a senhora havia sido encontrada.

Aí que começaram os problemas, a mensagem da busca continuou a ser compartilhada mesmo com ela encontrada. E mais, a história começou a se espalhar por outros lugares. Resumindo: a história é só mais um boato. Não há idosa nenhuma perdida na UPA de Marechal. A senhora Edna (que se chama Edna Reboredo de Oliveira) já foi encontrada.

Esse artigo foi uma sugestão da leitora Ketlay. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.