Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Ponto preto na palma da mão avisa sobre violência doméstica #boato

Ponto preto na palma da mão avisa sobre violência doméstica #boato

Boato – Se alguém mostrar para você a palma da mão com um ponto preto, ligue para delegacia imediatamente.

A violência doméstica é um assunto seríssimo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é um problema ainda recorrente. E uma campanha que tem circulado online fala justamente sobre isso. É a campanha “Black Dot” (ponto preto). E com base nela surgiu o seguinte texto:

Se alguém mostrar para você a palma da mão com um ponto preto, ligue para delegacia! Se você um dia encontrar uma pessoa, que lhe mostre a palma da mão pintada com um ponto preto, não pense duas vezes, por favor ligue imediatamente para a delegacia. Esta pessoa precisa da sua ajuda rapidamente. Na verdade esta é um propaganda chamada de “Black Point”, ela começou na rede social Facebook e é um movimento de massas para reconhecer as pessoas que são vítimas de abusos ou violência doméstica. Este simples ponto preto na palma da mão, representa um pedido de ajuda imediato.  Você vai ficar indiferente?

Esta pequena dica, pode se mostrar muito eficaz, para qualquer um que seja vítimas de violência doméstica, mostrando que as vitimas estão em perigo de forma rápida e eficaz, sem ter que tomar qualquer ação que poderia chamar a atenção de seu agressor. Já sabe o que fazer, não faça qualquer questão para pessoa que lhe mostrar este sinal, chame um delegado, policial, ou PM.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“O ponto preto na mão permite que aos profissionais saber que você é um sobrevivente de violência doméstica, e que precisa de ajuda, mas não pode mostrar para o seu agressor, que está vendo tudo o que você faz. Em apenas 24 horas, a campanha arrecadou mais de 6000 pessoas em todo o mundo e já ajudou muitas mulheres. Por favor, espalhe esta campanha e publique uma foto com a marca preta em sua mão, para mostrar seu apoio aos sobreviventes de violência doméstica “, disseram os organizadores responsáveis por esta propaganda de sensibilização para combater a violência domestica ou qualquer outro tipo de violência. Vai fingir que não sabe ? Por favor, espalhe esta mensagem par chegar no mundo inteiro!

Então quer dizer que agora devemos avisar a polícia se a gente vir alguém com a palma da mão pintada de preto? Se você usar um pouco de lógica, vai conseguir entender que não. Olha só:

– A lógica da campanha é criar uma “mensagem cifrada” para que apenas profissionais entendam que uma mulher está em perigo. Porém, ela pede o compartilhamento massivo da mensagem. Aí fica a dúvida: como que a mensagem vai se tornar massiva e cifrada ao mesmo tempo?

– A campanha pede que as todos pessoas postem imagens com a palma da mão pintada de preto para dar o seu apoio. Ao mesmo tempo (não na campanha original), há a orientação de se chamar a polícia. Como que as pessoas vão saber, ao ver uma imagem na internet, se a pessoa está apoiando a causa ou realmente sofrendo violência doméstica.

– A campanha não tem um responsável por ela. Essa matéria da BBC entrevistou a pessoa que teve a ideia da palma da mão. Um detalhe: não há sequer a identificação desta pessoa. E mais, não há apoio da polícia ou de qualquer órgão ligado a campanha. Sem esse apoio, dificilmente vai decolar nos órgãos.

Só os três exemplos citados acima já ajudam você a notar que pintar a palma da mão para avisar alguém não é uma boa ideia. Tanto que gerou piadas na internet como uma “campanha” que pedia para as pessoas escreverem “diga não à violência doméstica” na mão.

Além disso, no Brasil já há uma forma muito mais massificada e eficiente de denunciar violência doméstica. É utilizando o “Disque 180”, serviço do governo para receber denúncias sobre o assunto. Só no ano passado, o serviço recebeu 485 mil ligações no ano passado.

Resumindo: a campanha da palma da mão preta até tem boas intenções e é válida. Mas não é tão popular (e não deveria ser mesmo) a ponto de você simplesmente denunciar à polícia se você alguém com a mão assim.  É apenas um viral que se espalhou online.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Sandro Anderson. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.