Hoax – Ladrões estão pichando símbolos em casas para facilitar assaltos

By | 14/09/2013
Foto no Facebook mostra texto que aponta para símbolos usados por ladrões

Foto no Facebook mostra texto que aponta para símbolos usados por ladrões

Boato – Aviso “importante principalmente para os que moram em casa” aponta que Símbolos como [b]^, ->, V, ?, 7 e ?+ estariam sendo pintados em casas para bandidos realizarem assaltos.

Este é mais um caso de lenda urbana que acaba ganhando força justamente por ter “acontecido” em algum lugar que não sabemos. Normalmente, esses alertas estão ligados a dicas de segurança. A mensagem de hoje é, como a grande maioria, antiga e reciclada de tempos em tempos.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Uma foto está circulando no Facebook com força desde o final de 2012. Na imagem há um texto que avisa que ladrões estão usando símbolos para marcar casas de potenciais vítimas. A mensagem é a seguinte:

Repassando: nunca é demais termos cuidado

Atenção! Aviso importante principalmente para os que moram em casa:

SE ALGUM DIA ENCONTRAR PINTADO EM SEU MURO OU PORTÃO QUALQUER UM DOS SÍMBOLOS ABAIXO, RETIRE-O IMEDIATAMENTE, POIS SÃO UTILIZADOS POR GRUPOS DE ASSALTANTES QUE, ASSIM, SE COMUNICAM

[b]^ = Facil de assaltar pela manhã

-> = Facil de assaltar pela tarde

V = Facil de assaltar pela noite

? = Estão fora, mas há dificuldade

7 = Casa vazia em julho

?+ = idoso sozinho todo dia

DIVULGUE PARA TODOS OS SEUS CONHECIDOS

O texto tem as características de hoax que sempre citamos aqui no Boatos.org: Erros de português, excesso de letras maiúsculas para dar “dramaticidade” no texto, pedidos de divulgação e compartilhamento e falta de fontes.

Não é dito de onde vem essa história. Procurando na internet, é possível achar alguns registros superficiais sobre o assunto como no site “Camaçari Notícias”. Porém, nenhuma matéria de caso de residência que foi “pichada e roubada” com os símbolos descritos foi encontrada.

Foi possível encontrar conteúdo que dão conta de símbolos que precediam assaltos. Essa matéria do Agora fala sobre o procedimento em São Paulo, mas não diz quais são os símbolos. Já essa do SBT fala sobre pichações em casas de policiais que estariam “marcados para morrer”.

Ou seja. É possível que ladrões estejam utilizando pichações para marcar casas (o que parece ser muito arriscado para quem tem a discrição como uma arma). Mas é improvável que os símbolos citados nessa mensagem façam parte de uma codificação usada por meliantes. A não ser que eles procurem na internet sobre algumas sugestões de códigos para marcar em casas.

13 thoughts on “Hoax – Ladrões estão pichando símbolos em casas para facilitar assaltos

  1. DENISE VIEIRA

    Na minha casa já entrou ladrão, mas fugiu antes de roubar qualquer coisa, tenho sistema de alarme monitorado, animais e principalmente a vigilância constante de meu Deus, de forma que fomos protegidos. Hj ao chegar de viagem encontrei marcas estranhas na calçada! Apaguei lavando e intensifiquei a vigilância!

    Reply
  2. Douglas

    Oq significa fumaça marcaram na minha casa mas não sei oq é?

    Reply
  3. Aline Andrade

    Pesquisem melhor. Veja a posição da Polícia a respeito no You Tube, pesquise por “Sinais dos Assaltantes”. Há muitos boatos por aí, mas nem todos são hoax não…. Fiquemos espertos.

    Reply
  4. cledyr

    Moro en Campo Grande MS e hoje notei que todas as casas da minha rua estão com símbolos e pelo que vi, o significado esta certo!
    Se houvesse pena de morte no Brasil,não haveria cadeias e presídios super lotados e neguinho pensaria bem antes de fazer mal para os outros!

    Reply
  5. evelen

    Minha casa foi marcada com o numero 15.
    O que significa isso?
    Se vocês poderem me ajuda eu agradeço.

    Reply
  6. julio

    Realmete isso tudo procede morro no bairro em campo grande ms ja faz 9 anos e nunca tinha acontecido nada ficava com 3 carros na garagens e uma moto sempre tranquilo fiz uma viagens qundo cheguei vi o muro marcado nao dei importancia passoum mes entrarao na minha casa e levaram tudo tinha marvado o ponto de interogacao que acredito que aeria o keu cachoro pois embaixo do interrogacao colocaram uns dentes e a flexa para frente e a letra k e o numero 14 que tem mais letrasmais nao entendo nada disso e nao tinha dado importancia ate entao mas agora ja desifrei com ajudas dos meus amigos vamos la pessoau vamos nos ajudar a complicar a vida destes malandros

    Reply
  7. Rafael

    gostaria de saber qual é o símbolo que informa o bandido que se ele entrar na minha casa ele tá frito

    Reply
  8. andrer

    Não são apenas esses os símbolos utilizados pela malandragem hoje em dia, assim como os mesmos já mostraram a inteligência de monitorar a rotina dos moradores, mapear as melhores casas e melhores condições para a realização do furto/roubo, assim como condições da região para a fuga e logística dos materiais que terão que carregar, a maneira de simbolizar essas casas veem se modificando de acordo com a divulgação dos símbolos desvendados pela população e autoridades. Por que assinam na casa? Alguns motivos são auto explicativos para isso: 1º. ao assinar a casa, o bandido testa o dono dela, nem todo mundo conhece todo mundo, principalmente porque esse bandido provavelmente não seja daquela região, existe uma certa distancia da moradia dele para que ele possa assaltar com segurança sem ser reconhecido por seus vizinhos, então o bandido também tem medo de enfrentar uma força maior que a dele, no sentido de não assaltar um bandido de maior poder, que certamente saberá o que significa os símbolos e vai apaga-los ou colocar outro simbolo dizendo algo que faça o bandido desistir daquela casa. 2º. Eles não fazem um planejamento escrito, não documenta seu plano de ação de maneira a não criar uma prova material do seu estudo que ele realizou, uma vez se a policia pare ele próximo do imóvel escolhido, ele estará no máximo com a lata de spray na mão, isso não liga ele a tentativa ou planejamento de assalto. E certamente não vão decorar varias rotinas, então ele marca na casa: o que tem interesse e seu grau de dificuldade. Nesse caso, como praticamente todas as casas tem coisas de valor que podem ser roubadas, sendo sua casa escolhida e marcada, logo significa na pratica que seu nível de segurança é tão ruim que ficou atraente para bandidos especialistas nesse tipo de crime. 3º. Pichações são diferente dessas marcações. Nas pichações pode-se observar que o pichador normalmente poe ilustrações, siglas (Iniciais de nomes, turma), o próprio nome, e desenhos bem elaborados, frases completas ou provocações a gangs de pichadores rivais. Os símbolos utilizados para marcar a intenção de roubos são menos elaborados, de maneira a deixar a informação desentendida, confusa. São em geral pequenos fragmentos que são ligados diretamente a rotina da casa, como nas seguintes informações: Quantidade de moradores, horário que casa está vazia, melhor horário para ação(manhã, tarde, noite), período do ano que a casa fica completamente vazia, residencia de pessoa idosa ou impossibilitada de se defender, cães (quantidade, bravos, mansos), local para esconder-se dentro da casa, melhor local para entrada (porta, garagem, frente, fundos, mato alto).
    Lembre-se, se sua casa foi marcada por esses símbolos ela já foi escolhida como alvo elegível, mesmo tendo alguma segurança ou dificuldade, essa já está enquadrada como sendo algo possível de se realizar, na visão deles, de maneira a estar dentro de outras condições que favorecem a ação deles, por isso, quando se deparar com isso, rodeie sua casa e ache todos os símbolos. Fotografe, tente decifrá-los e observar com o mesmo olhar, onde sua casa está vulnerável. Aumente a dificuldade de acesso a casa. Melhore as condições de segurança. E sempre apague tudo que foi pichado, quantas vezes forem necessárias.
    Caso sua casa não tenha sido alvo, ainda, comece a pensar em como pode otimizar sua precaução, como por exemplo: junta-se com seus vizinhos para fazer uma vigia compartilhada, trocando telefones e ajudando uns aos outros para monitorar suas proximidades, instalando sistema de câmeras de segurança e compartilhando o acesso entre todos, instalando luminárias externas com sensores de movimento, mantendo a limpeza de todo o seu quintal, de maneira a permitir a visão completa do perímetro interno da sua casa, evitando locais de possível esconderijo. Isso não custa muito e tem grande eficacia, agora existem também medidas mais sofisticadas como o adestramento de cães, sistema particular de câmeras e alarmes, cercas elétricas, etc.. Emfim, realizando estratégias de diminuição de risco, pois o bandido quando se depara com grande dificuldade, mesmo sendo interessante, acabam desistindo se o risco de falhar for muito alto.
    Antecipem os passos deles e certamente estarão menos propícios a se tornarem vitimas.

    Reply
  9. Márcia

    Oieeee
    Infelizmente isso não é boato, meu bairro que sempre foi muito calmo, agora está com ondas de assalto. E alguns dias atrás, precisei voltar de uma viagem, antes do esperado. Encontrei minha casa marcada, KVF (Kasa Vazia Facil), apaguei imediatamente lavando o muro todo, para não mostrar que tinha apagado apenas o escrito. Avisei o serviço de segurança do bairro e agora tomamos muito cuidado ao entrar ou sai de casa, todos os dias. Várias casas foram assaltadas.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *