Criança está perdida na rua Santo Antônio, diz boato

By | 01/07/2015

Boato – Foto que circula pelo WhatsApp mostra garota perdida na rua Santo Antônio. Ela seria filha de Lorival.

Existem algumas histórias que mobilizam a internet em prol de boas causas. O grande problema é que também existem histórias falsas que se aproveitam da boa vontade humana e circulam na internet. No final de junho de 2015 começou a circular por grupos de WhatsApp uma foto e uma história de cortar o coração. Ela seria de uma menina que estava perdida e chorando na “rua Santo Antônio”. Leia:

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Criança perdida mobiliza a internet

Criança perdida mobiliza a internet

Urgente Passa para outros grupo ela ta na casa de uma amiga perdida disse que o nome do pai e lorival Essa criança que está perdida aqui na rua santo antônio por favor compartilhe .n sabe dizer onde mora e nem nomes dos seus familiares.

Pelo que levantamos até o momento, a história se espalhou em cidades dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás e São Paulo. Na cidade de Marília, o boato ganhou grande força. Mas pesquisando, descobrimos a verdadeira origem da história.

O primeiro ponto é que, de fato, existiu uma criança perdida na rua Santo Antônio. Porém, o caso ocorreu no Maranhão e já foi resolvido. De acordo com informações contidas em um site de notícias locais, a polícia identificou os responsáveis pela menina de 6 anos que estava perdida na cidade de Trizidela do Vale.

A nossa experiência em pesquisar sobre boatos na internet aponta que a história deve ter acontecido na seguinte cronologia:

– A criança se perdeu em Trizidela do Vale (MA).

– Alguém tirou uma foto dela chorando, publicou no WhatsApp e chamou a polícia.

– Os responsáveis da criança foram encontrados e a criança voltou para casa.

– A história continuou circulando por WhatsApp e como não havia identificação de cidade, circulou por muitos estados.

– O que era real virou boato.

Resumindo: não há mais nenhuma criança perdida na rua Santo Antônio. A menina da foto é do Maranhão e o caso já foi resolvido. O resto é boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Teresa Cristina Montes Cunha. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *