Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Cuidado com golpe do telefone com delegado e reparos #boato

Cuidado com golpe do telefone com delegado e reparos #boato

Boato – Um delegado liga para sua casa dizendo que está recebendo ameaças e pede para você fazer um reparo no telefone. Em seguida, outro homem pede para ir fazer a manutenção. Mas na realidade, é um golpe e ele vai roubar a sua casa.

Essa é a descrição de mais uma tática que ladrões utilizariam para tirar o seu dinheiro que circula pela internet. O texto (que pode ser lido aqui) que fala sobre um “novo” golpe é feito por um homem que se identifica como delegado de polícia. Ele liga para a sua casa e diz que está recebendo ameaças.

Depois, ele liga novamente e pergunta se você fez algum pedido de reparo à operadora. Se a resposta for sim, ele vai estar com o uniforme da empresa no outro dia e aí vai roubar, estuprar, matar etc.

Apesar de ser mostrado como “golpe novo”, o texto circula na internet desde 2007. E desde então, não foi encontrado nenhum registro de casos com essa descrição. É difícil pensar em um grande golpe sem nenhum caso na internet.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O texto tem todas as características de hoax: falta fontes, há o pedido para compartilhamento e a mensagem é extremamente alarmista. Com esses indícios, tudo leva a crer que não passa de um boato na internet.

Só um detalhe: há a hipótese de algum engraçadinho (ou mesmo meliante) tentar ligar para você se identificando como o tal delegado. O que faz a gente dar um conselho: apesar de o texto parecer falso, comunique a polícia e a sua operadora de telefonia caso isso aconteça.

Outro detalhe: se qualquer pessoa ligar para você se identificando como funcionário de sua operadora, não passe dados como, número de cartão de crédito, por telefone. Pode ser realmente um golpe. Nesse caso, você deve desligar a chamada e ligar para o número de serviço da sua operadora.

Leia na íntegra o texto que fala do golpe do telefone