Alerta falso: homem se passa por funcionário do IBGE para assaltar

By | 07/02/2014
Foto de suposto assaltante que se disfarçava de agente do IBGE circula na web

Foto de suposto assaltante que se disfarçava de agente do IBGE circula na web

Boato – Compartilhe a imagem deste “cara”. Ele está se passando por funcionário de IBGE para assaltar casas.

Boatos sobre crimes mirabolantes circulam de tempos em tempos na internet. Aqui no Boatos.org você já viu notícias (falsas) sobre bandidos que atiram ovos em para-brisas de carros, de pichadores que marcam casas para assaltar e de golpes do delegado ao telefone. A bola da vez envolve o IBGE.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Uma imagem 3×4 de um homem está circulando pelo Facebook e, principalmente, pelo WhatsApp. No Facebook, uma postagem com ele teve mais de 700 mil compartilhamentos em um dia. A acusação é de que o sujeito estaria se passando por um funcionário do IBGE para assaltar casas. Leia a mensagem:

ESSE E O CARA QUE ESTA SE PASSANDO POR FUNCIONARIO DO IBGE PARA ASSALTAR AS RESIDENCIAS,ELE USA ATE CRACHA …. REPASSEM PARA O MAXIMO DE PESSOAS … PRA NAO CAIREM NA LABIA DELE E SE POSSIVEL RECONHECER CHAMAR A POLICIA …. !

O texto carrega todos os elementos de um bom boato da internet: é escrito em letras maiúsculas (como se o interlocutor estivesse gritando), é alarmista, tem muitos erros de ortografia e concordância, não cita fontes e pede que a mensagem seja repassada para o número máximo de pessoas.

Tentamos buscar a imagem deste “homem perigoso” em outras páginas da internet e nada encontramos. Se ele fosse tão perigoso, será que não estaria na lista de procurados na polícia?

Ao buscar sobre o assunto, descobrimos um desmentido do próprio IBGE. No texto do Jornal de Hoje (de Natal), uma diretora do órgão desmentiu a existência do sujeito, disse que o boato já havia se espalhado pelo Acre e que os próprios recenseadores estavam sofrendo as consequências. Leia a matéria neste link. 

Bem, pelo o que podemos ver, a história é mais um boato de internet. Quando ver a foto no Facebook ou no WhatsApp, não vacile em falar que é boato. Afinal, você pode estar ajudando um inocente.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor e amigo Felipe de Souza. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.  

One thought on “Alerta falso: homem se passa por funcionário do IBGE para assaltar

  1. Virginia Abreu de Paula

    Muito obrigada pela informação. E parabéns. Com a alta quantidade de boatos circulando nas redes sociais é um alívio ver que há páginas confiáveis e empenhadas em esclarecer.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *