Tecido que torna invisível é inventado por cientista na China #boato

Boato – Cientista chinês desenvolve tecido que torna invisível. Capa da invisibilidade faz ele se tornar reitor da Universidade de Hong Kong.

Pesquisas empíricas apontam que 10 entre 10 fãs de Harry Potter gostariam de ter a famosa capa da invisibilidade usada pelo bruxo nos livros e filmes da franquia para derrotar aquele “que não deve ser nomeado”.

Mas não é preciso nem voltar tanto no tempo. Pergunte a qualquer criança qual super-poder ela gostaria de ter e, com certeza, você ouvirá alguns “ficar invisível” (junto com o voar ou ter visão de raio-x) por aí. E se eu contar que, talvez, isso já seja possível? Pois bem, é o que afirma uma publicação que vem fazendo sucesso nas redes sociais.

“Um tecido que o torna invisível, inventado por um cientista nascido na China, é classificado como uma das 10 maiores invenções inovadoras do século”, afirma a postagem. De acordo com o vídeo que acompanha a publicação, um cientista chinês inventou a “capa da invisibilidade” e se tornou o reitor da Universidade de Hong Kong por conta disso. Confira:

Tecido que torna invisível é inventado por cientista na China, diz boato
Tecido que torna invisível é inventado por cientista na China, diz boato

Tecido que torna invisível é inventado por cientista na China?

Bem, a possibilidade de se tornar invisível é algo que mexe com o nosso imaginário, principalmente pelas lembranças da nossa infância. Porém, a verdade é que isso está longe de acontecer e a história sobre a invenção do cientista chinês é só mais um boato. Quer saber o porquê? Continua lendo.

Primeiramente, o Snopes, um site que checa boatos lá na gringa, encontrou alguns erros no vídeo, que ajudam a desmentir a história. O primeiro deles acontece aos 38 segundos de vídeo. Quando o apresentador toca uma planta com a perna, ela se move. Entretanto, o visual que aparece por cima da capa da invisibilidade é da planta parada. Quando ele retira o tecido, a planta ainda está se movendo.

Outro momento acontece na marca de 1 minuto, quando o dedo do cientista desaparece mesmo quando está na frente da capa. E o que tudo isso nos diz? Que a tal capa da invisibilidade, na verdade, não passa de um truque de chroma key, muito utilizado em filmes e, inclusive, no canal de vídeos do Boatos.org.

Além disso, o site do tabloide britânico DailyMail também já provou que o vídeo se trata apenas de boato. E se você está se sentindo idiota por ter acreditado no vídeo, o site ainda destacou que um ministro chinês caiu na lorota também.

E pra jogar mais um balde de água fria, uma produtora de vídeos assumiu o trabalho. Na entrevista ao DailyMail, o representante da Quantum Video afirmou que todo o trabalho foi feito com chroma key e editado posteriormente.

Vale ressaltar também que a universidade ao qual estava sendo associado o cientista também negou qualquer invenção do tipo e afirmou que não está desenvolvendo nenhuma capa da invisibilidade. Portanto, apenas boatos circulando por aí. Não acredite, literalmente, em tudo o que vê.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Sérgio Bessa e de outro diversos leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

3 comentários em “Tecido que torna invisível é inventado por cientista na China #boato

  • 11/03/2018 em 05:46
    Permalink

    As leis da Física não mudam pelo facto de quem as emite defender uma ou outra organização da sociedade. Podem mudar são os seus efeitos conforme sejam utilizados e aí, sim, intervém a forção sociológica de cada um.
    Vocês não viram como foi usado este sistema da invisibilidade na cobertura jornalística da tomada de Falluja, fazendo desaparecer o que ia acontecendo e em Aleppo e agora, nos arredores de Damasco, até aparecem armas em mãos de quem as não possui?!!
    A Ciência da ilusão está, efectivamente, muito desenvolvida e dá bons resultados nos crédulos e nos cegos que não querem ver.

    Resposta
  • 16/12/2017 em 11:08
    Permalink

    Não tem a mínima lógica. Quando passar a existir tal artefato ele terá que trabalhar a luz atrás do objeto escondido, ou seja, o manto também terá que estar atrás do objeto desviando a luz ou captando a luz para re-emitir na frente. Já saberia que era fake, mesmo sem análise. Afinal, magia só existe no cinema.

    Resposta
  • 15/12/2017 em 13:24
    Permalink

    Eu estava fazendo há alguns dias um comentário a respeito disto em um site comuna e tirei maior sarro e os caras disseram que eu era paga pau dos USA, que eles (comuna) por não serem individuais tinham mais chances de produzirem “alta tecnologia” kkkkk

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)