Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Movimento da crosta terrestre na Mongólia é flagrado em vídeo #boato

Movimento da crosta terrestre na Mongólia é flagrado em vídeo #boato

Boato – Vídeo compartilhado na internet mostra movimento da crosta terrestre na Mongólia. Esta é a primeira vez que o fenômeno acontece.

Não adianta. Não interessa quanto tempo você passa online, um dia você vai cair em algum boato (tudo bem, você não é o único). É sempre assim: basta um vídeo impressionante aparecer e, pronto, isso já é suficiente para aguçar a curiosidade e a imaginação de “mentes brilhantes da internet”, que geram as mais variadas teorias sobre o episódio.

A última “teoria” aponta para um “fenômeno inédito” no mundo: o movimento da crosta terrestre. A mensagem diz que “a Mongólia experimentou um movimento da crosta terrestre devido à alta diferença de pressão e temperatura sob a terra” e que o “inédito fenômeno natural ocorre na Mongólia às 10h19 da manhã de anteontem”.

Junto à mensagem, circulam dois vídeos com as imagens inéditas do fenômeno. No primeiro vídeo, aparecem imagens de um desmoronamento de terra. No outro vídeo, há imagens que parecem ser um rio de lama e grama se movendo pela superfície. Assista aos vídeos e leia o que diz a mensagem:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

INÉDITO FENÓMENO NATURAL OCORRE NA MONGÓLIA Às 10h19 da manhã de anteontem, dia 15/07/2018, a Mongólia experimentou um movimento da crosta terrestre devido à alta diferença de pressão e temperatura sob a terra. É um fenómeno surpreendente!….. Esta é a primeira vez que a Humanidade viu isso acontecer. Veja os 2 vídeos a seguir!

Movimento da crosta terrestre na Mongólia é flagrado em vídeo?

As imagens são impressionantes e deixaram até os mais céticos confusos. Mas será mesmo que o vídeo mostra o movimento da crosta terrestre na Mongólia? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

O primeiro erro, e mais óbvio, está na própria mensagem. Ela possui as principais características de boatos: cheio de informações vagas, alarmista, erros de português e não cita nenhuma fonte confiável. Só faltou o pedido de compartilhamento para “fechar o pacote”.

Pois bem, essas características nos fizeram desconfiar da história e, com isso em mãos, fomos buscar notícias sobre o assunto. Como é possível imaginar, não encontramos nada sobre o “movimento da crosta terrestre na Mongólia”. Muito menos “anteontem” (como afirma a mensagem). Com a falta de informações, resolvemos checar a notícia em inglês e descobrimos que se trata de uma fake news que já enganou muita gente mundo afora. Não por acaso, a versão brasileira está escrita em português de Portugal.

A história já foi desmentida em diversos sites estrangeiros. O Boom, site de verificação de fatos indiano, desmentiu a informação. Segundo o portal, os vídeos são antigos e mostram fenômenos diferentes que acorreram em lugares distintos. O The Quint e o Hoax or Fact também desmentiram a informação.

Os vídeos que “ilustram” o caso são reais, mas não têm nada a ver com Mongólia, 2018 ou crosta terrestre. O primeiro vídeo mostra um deslizamento de terra maciça na cidade de Maierato, na Itália, em 2010, causado por fortes chuvas que saturaram o solo e o deixaram instável, como mostra este vídeo.

Já o segundo vídeo é mais recente, de 2017, e mostra o degelo de um bloco de permafrost no sudoeste da China. O rastro de lama e grama foi causado pelo derretimento do permafrost, um tipo de solo da região do Ártico formado por terra e rochas congeladas, que é responsável por manter a camada de solo no lugar e serve como base para árvores e plantas crescerem.

Resumindo: não houve nenhum movimento de crosta terrestre na Mongólia e os vídeos que viralizaram na internet, além de antigos, foram registrados na China e Itália. Ou seja, é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.