Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Meteoro vai se chocar contra a Terra em 2019 #boato

Meteoro vai se chocar contra a Terra em 2019 #boato

Boato – Segundo os cálculos dos cientistas da Nasa, meteoro com dois quilômetros de diâmetro vai destruir o planeta por completo em fevereiro de 2019.

A indústria do entretenimento não perde a oportunidade de explorar todos os possíveis temas na hora de produzir filmes. Histórias sobre dramas humanos, paixões, crimes e risadas estão no catálogo. E também não faltam aqueles filmes (sempre famosos) sobre catástrofes naturais.

Meteoro vai se chocar com a Terra em 2019, diz boato
Meteoro vai se chocar com a Terra em 2019, diz boato

Personagem constante do cinema de catástrofe, os meteoros costumam assustar muita gente leiga. A ideia de que o enredo de Impacto Profundo ou Armagedom possam acontecer de verdade sempre aparecem em teorias conspiratórias sobre o fim do mundo. E uma dessas teorias costumar voltar à tona com bastante frequência: em 2019 o meteoro 2002 NT7 vai colidir com a Terra e acabar com toda a vida no planeta.

Na web, diversos sites dão diferentes versões dessa suposta catástrofe, mas todos acabam trazendo o mesmo recado: a Nasa sabe de tudo e já calculou até a data da grande ruína – 1º de fevereiro de 2019.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

No Youtube, um vídeo com mais de 400 mil visualizações afirma que a agência norte-americana reconheceu a tragédia e confirmou a colisão do meteoro 2002 NT7 com o planeta:

NASA CONFIRMA , METEORO SE CHOCARÁ COM A TERRA ! EM 2019 SERIA O APOCALIPSE 8 ?

Esse outro site explica o tamanho da ameaça que todos nós teremos que enfrentar:

O mundo se mobiliza para evitar o pior Ao tocar a Terra, no primeiro segundo, um continente inteiro será varrido do mapa. O asteróide de dois quilômetros de diâmetro provocará uma onda de mais de 1 km de altura.

Dez minutos depois, todo o planeta estará mergulhado numa nuvem de pó e, em uma semana, a Terra ficará em trevas. A escuridão permanecerá por dois anos. A vida vegetal será extinta em quatro semanas e pelo menos 2 bilhões de terráqueos (um terço da população) serão dizimados somente com a explosão. O impacto terá a violência de 1,2 milhão de megatons, o equivalente a 60 mil bombas atômicas atuais ou ainda a 90 milhões daquelas despejadas sobre Hiroshima em 1945.

A força será duas vezes superior àquela provocada pelo meteoro que há milhões de anos varreu da superfície terrestre os dinossauros. E o fenômeno, acredite, está prestes a ocorrer. Mais precisamente em fevereiro de 2019, A hecatombe tem nome: 2002 NT7. Assim foi batizado o meteoro, descoberto num observatório americano na Cidade do México, que está em rota de colisão com a Terra.

Um meteoro vai se chocar com a Terra em 2019?

Embora essa história ainda seja muito popular na internet, ela já foi esclarecida há anos. E a resposta é não, não haverá a colisão de um meteoro enorme com a Terra em 2019!

A coisa toda é muito forte na web, porque, de fato, em julho de 2002 a agência anunciou que o NT7 tinha uma chance mínima, mas preocupante, de colidir com o nosso planeta. Até a imprensa comentou o caso naquele fatídico mês.

No entanto, após nova análise do projeto da Nasa que se dedica exclusivamente à observação e estudo de objetos próximos à Terra, fou divulgado que não há risco de que a rocha espacial colida com o planeta.

É claro que a repercussão não foi tão grande quanto o anúncio inicial, mas os cientistas têm certeza e anunciaram isso há mais de 12 anos. A Nasa até deixa disponível os resultados das observações que faz, mostra os objetos analisados e o risco calculado de um possível impacto. Está tudo no site da instituição, é só fuçar.

Ah, e o 2002 NT7 não é o único meteoro que surgiu na internet para atormentar quem se impressiona facilmente com esse tema. Quase todos os anos, uma nova rocha espacial é anunciada na web como a nova arma de extinção do planeta. No ano passado, por exemplo, uma corrente muito forte afirmava que um meteoro atingiria a Terra em setembro.

Portanto, não há com o que se preocupar tão cedo. Segundo a própria Nasa não há risco eminente ou considerável de qualquer colisão pelos próximos 100 anos pelo menos. Ou seja, tudo certo quanto a 2019 e adiante. Todo esse sensacionalismo, medo e teorias conspiratórias da internet sobre o assunto não passam de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.