Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Mentira: pessoas com olhos castanhos são mais honestas

Mentira: pessoas com olhos castanhos são mais honestas

Informação falsa diz que pessoas de olhos castanhos são mais confiáveis
Informação falsa diz que pessoas de olhos castanhos são mais confiáveis.

Boato: Circula no Facebook uma imagem que diz que pessoas de olhos castanhos são mais honestas.

“Quando conheci você, logo me apaixonei pela cor do teu olho”. É assim que começa um dos sucessos do cantor de reggae Armandinho. O nome dessa canção é ‘Pela Cor do Teu Olho’. E, se o fator para gostar de alguém for necessidade, os olhos que o músico se apaixonou eram castanhos.

Recentemente, uma página do Facebook postou uma imagem dizendo que: “Pessoas com olhos castanhos geralmente são mais honestas, confiáveis e sem julgamentos”. Mas de que lugar essa página tirou isso, será que ela tem razão? O mais bacana é que nos comentários da página ninguém acreditava no que foi postado. O texto dizia o seguinte:

E você sabia? Pessoas com olhos castanhos geralmente são mais honestas, confiáveis e sem julgamentos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Só para deixar claro, a informação é falsa. Entretanto o post tem lá suas razões. Um estudo da Universidade Carlos de Praga, na República Tcheca, diz que os olhos castanhos trazem mais confiabilidade para as pessoas. E não que elas são mais honestas, a parte de honestidade foi inventada pela página. Confiança e honestidade são coisas totalmente diferentes.

Vamos que convir que uma pessoa pode ser confiável e desonesta, tudo depende de como ela se porta diante de você e suas impressões com ela. O estudo ainda diz que uma pessoa de olhos castanhos apenas não pode aparentar tanta confiança, mas sim a partir do formato de seu rosto e se os olhos forem castanhos. Veja o que diz uma tradução de um blog da Scientific American.

A revista explicou que a distância, proporção, largura e comprimento dos membros do rosto fazem toda a diferença na hora de analisar as pessoas. Por exemplo, homens de olhos castanhos com a boca, queixo e nariz avantajados, além de sobrancelhas mais perto uma das outras são tidos como mais confiáveis. A pesquisa mostra então, que todos os elementos do rosto estão interligados e que essas características quando apresentadas juntas pode-se tirar esta conclusão.

Sei que isso tudo é uma doidera, mas quando nos apaixonamos qual o primeiro membro que responde por nós sem falarmos algo? Os olhos, os olhos que brilham que dizem tudo, pelos olhos conseguimos enxergar muitas coisas e até nos apaixonar.

Apesar de todo esse encantamento, vale lembrar que a pesquisa foi feita em uma universidade, com um recorte pequeno de voluntários e precisa ser mais estudada. Ou seja, até agora nem esse estudo pode ser levado tão a sério assim. E, só para reforçar, nem a pesquisa diz que pessoas de olhos castanhos são mais honestas.