Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Ilusão de ótica: carro fantasma aparece em cruzamento na Rússia

Ilusão de ótica: carro fantasma aparece em cruzamento na Rússia

Ilusão de ótica faz carro fantasma aparecer na Rússia.
Ilusão de ótica faz carro fantasma aparecer na Rússia.

Boato – Uma câmera instalada em um veículo flagrou o aparecimento de um carro fantasma em um cruzamento na Rússia

Um carro fantasma! Não! Não é a pegadinha do Silvio Santos onde o carro que anda por controle remoto, com um esqueleto de motorista, assusta pessoas em frente ao cemitério. As imagens são reais e foram gravadas na Rússia.

O filme já teve mais de 6 milhões e meio de visualizações desde que apareceu no YouTube, no dia 31 de março de 2014. O vídeo mostra uma conversão à esquerda, o carro da frente para bruscamente e tem sua placa levada pelo carro fantasma, que surge do nada. Para completar e gerar mais confusão, o motorista que estava gravando a cena acerta a traseira do BMW da frente.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A filmagem aconteceu porque as seguradoras de automóveis do país pedem para que os motoristas instalem câmeras em seus carros para registrar possíveis acidentes e assim facilitar os processos de ressarcimento. Todos estão tentando explicar as imagens do misterioso carro. Seria montagem?

As pessoas mais neuróticas dizem que é um carro viajante do tempo, um experimento do governo que deu errado e por isso o carro acabou teletransportado para o meio da rua. Outra teoria é de que o vídeo é apenas um viral para promover o filme De Volta Para o Futuro 4.

Na verdade, não há nada de paranormal nas imagens, o que acontece é uma ilusão de ótica causada pelo ângulo da filmagem. A câmera que estava filmando no carro de trás não consegue ver o veículo preto que cruza pela via principal, porque o BMW na frente bloqueia sua visão. Um usuário do Reddit fez um GIF que explica o ocorrido.

Até o programa Fantástico, por meio do quadro Detetive Virtual, entrou na roda e resolveu explicar o boato do carro fantasma na Rússia. Este link do programa explica com detalhes como se deu a ilusão de ótica.

Portanto, nada de sobrenatural, de fracasso nos testes do governo, ou um viral pra promover um filme. Apenas um ângulo que desfavoreceu a filmagem. Achou que a história perdeu a graça? Não tem problema, pelo menos ainda dá pra assistir a pegadinha do Silvio Santos.