Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Hunters moon: dois sóis surgiram na fronteira dos EUA e Canadá #boato

Hunters moon: dois sóis surgiram na fronteira dos EUA e Canadá #boato

Confira a versão 2020 da história aqui

Boato – Dois sóis apareceram na fronteira dos EUA com o Canadá. Um é o sol e outro é a lua. O fenômeno é chamado Hunters Moon.

Fenômenos naturais sempre chamam atenção. Mais do que isso, imagens surpreendentes são (em muitas oportunidades) relacionadas ao misticismo e à religiosidade. O grande problema é que as explicações nem sempre são fidedignas ao que os olhos nos mostram.

Circula na internet uma série de imagens que seria da fronteira dos EUA com o Canadá. De acordo com o texto que circula online, seriam dois sóis em uma imagem. Um é o sol e outro é a lua. O fenômeno seria chamado de Hunters Moon. Leia o texto que circula online:

Não foi no Brasil. O fato aconteceu na fronteira entre os EUA e o Canadá, surgiram dois sóis, Sendo um, o sol real e o outro, a Lua. Este fenômeno é conhecido como Hunters Moon e acontece quando a terra troca de Eixo. A Lua e o Sol nascem ao mesmo instante e a lua reflete o brilho do sol com tanta intensidade que parece um segundo Sol.

Dois sóis apareceram na fronteira dos EUA e Canadá?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente compartilhou as imagens, que, de fato, são impressionantes, na internet. Mas será mesmo que apareceram dois sóis na fronteira dos EUA e do Canadá? A resposta é não. O texto que circula online tem diversas contradições e, mesmo sendo pequeno, está com diversas informações erradas. Vamos aos fatos.

A primeira informação errada está em relação ao local em que as fotos teriam sido capturadas. Apesar de o texto falar que “aconteceu na fronteira do Canadá e EUA”, as imagens são de situações distintas em diversos locais do mundo. Este texto do Snopes aponta que a “imagem principal do boato” foi feita em Marrocos no ano de 2008.

O segundo erro está na nomenclatura utilizada no texto. A mensagem aponta que o nome do fenômeno é “Hunters Moon”. Na realidade, Hunter’s Moon (se escreve desta forma) nada mais é do que uma nomenclatura dada à chamada Lua Sangrenta (que também já rendeu alguns boatos na internet) e não tem nada a ver com lua e sol (ou dois sóis) ao mesmo tempo.

O terceiro erro (e mais importante) está na descrição do fenômeno. O que está sendo mostrado não tem nada a ver com dois sóis no céu, lua e sol no céu e muito menos é um fenômeno raro. Na realidade, parte das imagens são resultado de uma ilusão de ótica causada pelo reflexo do sol e microcristais de gelo que estão no céu. O fenômeno é chamado sundog e, de acordo com este site, é comum. 

Outra parte das imagens apresentadas não passa de um reflexo na própria lente das câmeras. Algumas já foram utilizadas no boato sobre o planeta Nibiru. Porém, não passa de uma fraude com o reflexo da lente. Este site mostra como é feita a fraude (é só colocar um vidro em frente à câmera do celular).

Infelizmente, as imagens se espalharam com tantas fontes diferentes que não conseguimos achar quais foram “sundogs” e quais foram fraudadas. O fato é que nenhuma é de um sol e uma lua “iluminada” ao mesmo tempo. Ou seja, a historinha sobre “o Canada e EUA” e dois sóis é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.