Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Foto mostra buraco gigante feito por meteorito em Pirassununga, interior de São Paulo #boato

Foto mostra buraco gigante feito por meteorito em Pirassununga, interior de São Paulo #boato

Boato – Meteorito que passou pelo interior de São Paulo, fez um buraco enorme em uma propriedade da região e assustou os moradores locais.

Fenômenos da natureza são incríveis mesmo. Chamam a atenção de qualquer um por mais “nem aí” que se seja. Quando se tratam de estrelas cadentes, cientificamente conhecidas como meteoros e meteoritos, a comoção das pessoas é ainda maior.

Talvez porque pouco presenciamos as maravilhas do espaço, ou porque somos só curiosos mesmo, o fato é que relatos sobre meteoros sempre viram notícia. E como não poderia ser diferente, é muito comum que o tema também vire boato.

Recentemente, uma foto compartilhada nas redes sociais está dando o que falar por justamente mostrar o “estrago” causado por um meteorito que teria caído no interior de São Paulo, em Pirassununga. A mensagem que acompanha a foto diz o seguinte: “OLHA O TAMANHO DO BURACO QUE O METEORITO FEZ NA TERRA EM PIRASSUNUNGA… É DE ARREPIAR… JÁ PENSOU SE ACERTA NA CASA DA GENTE?????”.

Foto mostra buraco gigante feito por meteorito em Pirassununga, interior de São Paulo?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A foto já acumula mais de 8 mil compartilhamentos e gerou os mais variados comentários. Entre céticos e muita gente assustada com a possibilidade de ter um meteorito caindo na própria cabeça, sobram reações, mas, quem está certo? É verdade que um meteorito caiu em Pirassununga e a foto mostra o buraco causado por ele? Não, essa foto não tem nada a ver com meteoros e toda a informação foi distorcida, agora vamos explicar os detalhes.

Como bem sabemos, frases chamativas, alarmistas e em caixa alta são, em sua maioria, boatos da internet. Com esta não seria diferente, além do que a mensagem também é vaga e sem qualquer menção a fontes confiáveis.

Então não teve meteorito? Teve sim, mas a foto não tem relação alguma com o ocorrido. De fato, um meteorito caiu no interior de São Paulo, próximo a Araraquara e assustou alguns moradores locais, no entanto, a fotografia que supostamente mostra o buraco deixado pela queda é de uma propriedade em Minas Gerais e que não tem nada a ver com rochas caindo do céu.

A imagem, na verdade, é de uma dolina que se formou em uma fazenda em Coromandel, no estado de Minas. Duolinas são depressões no solo formadas por rochas calcárias que se dissolvem abaixo da superfície. O buraco de mais de 30 metros de diâmetro foi notícia no veículo, em 2017, enquanto a fotografia do ocorrido foi utilizada como “prova” de outro boato da internet. Na época, estavam dizendo que um meteorito tinha caído em Sinop (MT). 

Resumindo, um meteorito de fato caiu no interior de São Paulo recentemente, mas a fotografia que estão mostrando é de uma dolina que se formou em Coromandel, em Minas Gerais. Pegaram um acontecimento verdadeiro com uma foto fora de contexto e pronto, o resultado são mais de 8 mil pessoas compartilhando uma balela. Agora que você leu esse desmentido, por favor, não vá entrar nessa contagem.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164