Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Fim do mundo será em 23 de setembro de 2017 #boato

Fim do mundo será em 23 de setembro de 2017 #boato

Boato – Está confirmado! Fim do mundo será no dia 23 de setembro de 2017. Nibiru vai se chocar contra Terra e vai confirmar a Bíblia.

Que tal você largar, pelo menos por um tempinho, os seus afazeres para sair na rua e olhar o sol (ou a lua)? Que tal você falar um “eu te amo” para aquela pessoa que faz parte do seu dia a dia? Que tal você fazer alguma coisa boa para um desconhecido? De acordo com um “profeta”, seria bom você fazer isso antes do dia 23 de setembro.

Para David Meade, o mundo vai acabar no dia 23 de setembro. Diversos textos que circulam na internet apontam que o “numerólogo” norte-americano teria se embasado no Velho Testamento da Bíblia para anunciar a data em que o planeta Nibiru (ou Planeta X) vai se chocar com a Terra e o mundo vai acabar.

A história começou após David Meade afirmar que o eclipse no hemisfério norte que aconteceu no dia 21 de agosto daria “o início ao fim do mundo”, de acordo com a Bíblia. Exatamente 33 dias depois, o mundo acabaria. Leia um dos textos que circula online (retirado do Facebook):

Print da notícia falsa sobre o fim do mundo no dia 23 de setembro de 2017
Print da notícia falsa sobre o fim do mundo no dia 23 de setembro de 2017

Fim do mundo será em 23 de setembro de 2017?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Muita gente se assustou com a notícia e já saiu perguntando se fazia sentido a tal previsão de fim do mundo. Para tranquilizar os mais apavorados, temos algo a dizer: Não! O mundo não vai acabar em 23 de setembro. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que denuncia a farsa está no próprio caráter da matéria que têm divulgado o assunto. Normalmente, as teses estão sendo divulgadas em tabloides ou sites sensacionalistas. Porém, as próprias matérias não dão muito crédito ao numerólogo. Ou seja: quem lê mais do que “o título” sabe que a previsão é falsa.

Há alguns furos na previsão de Meade. O maior deles está na tese de que o Nibiru vai se chocar com a Terra. Essa história de que existe um planeta que vai se chocar com a Terra circula há muito tempo e já foi desmentida pela Nasa (mais exatamente, em 2012). Leia:

Nibiru e outras histórias sobre planetas rebeldes são boatos da Internet. Não existe uma base científica para essas afirmações. Se Nibiru ou o Planeta X fossem reais e se encaminhassem para um encontro com a Terra em 2012, os astrônomos teriam visto isso durante, pelo menos, a última década. Agora, o planeta seria visível a olho nu. Obviamente, não é.  

Vale lembrar que, nos últimos tempos, não foram poucas as vezes em que se falou em fim do mundo (fizemos até uma lista sobre o assunto). Uma delas chama atenção: em 2015, foi dito que um asteroide se chocaria com a Terra entre 22 e 28 de setembro. Como é possível perceber isso não aconteceu.

Resumindo: a história que aponta que o mundo vai acabar em 23 de setembro é manjada e não tem a mínima base científica. O mundo não vai acabar nesta data. Mesmo assim, se eu fosse você, sairia para ver o sol e a lua, falaria “eu te amo para alguém” e faria o bem para um desconhecido. Não é preciso o mundo acabar para pensarmos nessas coisas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Gabriel Oliveira, Valéria Gaspar e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.