Brasileiro José Manuel Velazquez ganhou o concurso nacional de física quântica #boato

Boato – O jovem brasileiro José Manuel Velazquez conseguiu um feito incrível. Ele ganhou o concurso de física quântica a nível nacional e vai para as olimpíadas de física.

Há poucos dias, o Boatos.org desmentiu uma história que dava conta de que a brasileira Marcela Pereira havia conquistado o vice-campeonato de física nuclear, mas a mídia havia ficado “caladinha” (realidade, a pessoa da foto era a atriz de filmes adultos Mia Khalifa). Pois bem, se Marcela foi “vice”, parece que “pintou o campeão”.

De acordo com um texto que circula online, o título do “campeonato de física” ficou com o jovem José Manuel Velazquez. No alto dos seus 19 anos, ele, de acordo com uma mensagem, vai representar o Brasil nas Olimpíadas de física. A mensagem pede para que as pessoas compartilhem a foto dele. Leia:

Ele é José Manuel Velazquez, jovem brasileiro de 19 anos, vencedor do concurso de física quântica a nível nacional, é originário de Rondônia e vai representar o Brasil nas olimpíadas de física. Mas como não é futebol, ninguém partilha estas conquistas.

Brasileiro José Manuel Velazquez ganhou o concurso nacional de física quântica?

Muita gente “obedeceu” o pedido e compartilhou a foto do jovem Velazquez com os amigos do Facebook. Mas será mesmo que o tal rapaz da imagem ganhou o concurso de física quântica e vale a pena compartilhar a foto dele? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Em tempos de Copa do Mundo, o que não tem faltado é boato compartilhado por países latinos que disputam a Copa. Assim como no caso da jovem Marcela Pereira Mia Khalifa, a história circulou (e foi muito compartilhada) no México e na Argentina. Olha como circulou nos outros países:

Argentina: El es José Manuel Velazquez, joven sanjuanino de 19 años, #Ganador del concurso de Física Cuántica a nivel nacional, es originario de Chimbas y representó a Argentina en las olimpiadas de Física, me da orgullo ser tu amigo. Pero como no es #futbol a nadie le importa y comparte estos logros. Ayúdame a compartir. #OrgulloSanjuanino

México: El es José Manuel Velazquez, joven mexicano orgullosamente de San Pedro Tultepec de 19 años, Ganador del concurso de Física Cuántica a nivel nacional, y va representar a México en las olimpiadas de Física, me da orgullo ser tu amigo. Pero como no es futbol nadie comparte estos logros. Ayúdame a compartir #OrgulloTultepec

Pois é. Apesar da “grande popularidade” do jovem Velazquez, a história não faz sentido por motivos muito similares ao caso da Marcela Pereira. 1) Há inúmeras versões diferentes da mesma história. 2) Essa história de concurso de física quântica é mais do que suspeita. 3) O texto tem as principais características de boatos. 4) A imagem é de outra pessoa.

No caso, o rapaz da foto é um ator de filmes adultos. É o espanhol Jordi El Niño Polla (ou Jordi ENP). Na imagem, ele está com uma jaqueta do estúdio de filmes adultos Brazzers. A foto foi publicada no Twitter dele em 9 de junho de 2018. Confere aí.

Resumindo: a foto que circula online não é de um jovem brasileiro que venceu o campeonato nacional de física quântica. Assim como em um caso desmentido outro dia, a imagem é de alguém do mundo dos filmes adultos.

Em tempo: apesar de muitas pessoas estarem compartilhando a história em tom jocoso, muita gente (principalmente quem gosta de criticar a Copa do Mundo) está compartilhando a imagem com a crença que está ajudando o “campeão de física quântica”. Por isso, julgamos que, apesar de criativa, a história merecia um desmentindo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “Brasileiro José Manuel Velazquez ganhou o concurso nacional de física quântica #boato

  • 25/06/2018 em 03:22
    Permalink

    Poxa vida, não sabia que os atores e atrizes dos filmea pornôs eram tão inteligentes, o segundo em menos de 1 mês que ganha campeonato de física. Parabéns a esses jovens bem dotados. No bom sentido é claro kkkkkkkkkk

    Resposta
  • 25/06/2018 em 02:35
    Permalink

    Prezados!!!
    Seu site era interessante até que achei no mesmo uma publicidade de antena de captação de HD que é uma fraude enorme na internet.
    Então como querem que acreditamos na seriedade do site se o próprio esta divulgando (seja por adwords ou não) propaganda enganosa???

    Resposta
    • 26/06/2018 em 11:25
      Permalink

      Cara, o controle de adwords não é do site e sim do google. Quando se faz um contrato de adwords, faz-se com o google e não com cada uma das mais de oito milhões de empresas ligadas/cadastradas ao adwords. Infelizmente publicidade é uma das principais fontes financeiras para sites que buscam evitar fake news.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)