Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > 7 histórias (falsas) atribuídas a Nasa que as pessoas sempre acreditam

7 histórias (falsas) atribuídas a Nasa que as pessoas sempre acreditam

A Agência Espacial Norte-americana, há anos, observa o Universo e o planeta Terra em busca de respostas. Por causa de seu prestígio, sempre a citam para dar credibilidade às balelas. Separamos sete histórias falsas atribuídas a Nasa que enganam as pessoas na web todos os anos.

Deveríamos ter presenciado a escuridão total. Abriríamos cortinas e janelas e não haveria luz no planeta. O Sol não estaria iluminando o planeta e a previsão bíblica estaria comprovada – a escuridão teria dominado a Terra por seis dias.

Teoria conspiratória acredita que o planeta será atingido por asteroide em setembro. Foto: Reprodução/NASA
Boatos na internet citam a Nasa para tentar convencer as pessoas. Foto: Reprodução/NASA

Este deveria ser o cenário segundo uma das várias histórias que todos os anos são atribuídas a Nasa. O órgão norte-americano é alvo constante de boatos e tem seu nome envolvido nas mais absurdas balelas (como a descrita anteriormente). Elencamos sete (só sete) de várias delas que as pessoas sempre acreditam. Confiram aí:

1) Só vai haver trevas

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Entre as histórias mais clássicas atribuídas a Nasa, aquela sobre como o mundo viverá dias de trevas por causa de uma tempestade de poeira no espaço precisa ser o destaque. A balela se repete quase todos os anos quando nos aproximamos dos meses finais.

Basicamente, o boato afirma que a Nasa emitiu comunicado alertando para dias de escuridão. Tudo mentira, porque a agência espacial norte-americana nunca deu esse aviso. Nunquinha. A versão mais recente de tão falsa é possível ser desmentida ao se olhar para a janela. Afinal, definia que de 16 a 22 de dezembro vivenciaríamos dias sem luz solar e nada aconteceu.

Inclusive, essa mesma história apareceu em 2014 e em 2015 uma versão muito semelhante também foi compartilhada por aí. Nós esclarecemos todas elas. Leia mais sobre esses boatos aqui, aqui e aqui.

2) Blue Beam, a 2ª vinda de Jesus Cristo

Um dos boatos mais absurdos da história desse site é a fatídica operação Blue Beam. Essa balela corre a internet há muitos anos e engana muita gente. Segundo dizem, a Nasa vai orquestrar um plano mundial de controle das pessoas que vai envolver, entre outras loucuras, convencer a todos que Jesus retornou.

A história é pirada mesmo, fala de hologramas super convincentes nos céus do mundo inteiro, controle cerebral e a criação de uma sociedade à mercê da Nova Ordem Mundial.

Acontece que o Blue Beam é na verdade uma teoria um tanto excêntrica criada por um jornalista nos anos 90 e que caiu por terra várias vezes, principalmente porque não aconteceu em nenhuma data prevista. São tantas falhas na teoria que é melhor você ler mais sobre o boato aqui.

3) Eles estão entre nós

A imaginação das pessoas não tem mesmo limites. Se tivesse a história de que a Nasa informou ao governo brasileiro que havia um extraterrestre vivendo disfarçadamente entre nós não teria se espalhado.

Mas, se espalhou. A notícia do ET no Brasil pipocou em diversos sites da internet e fez as pessoas compartilharem essa história loucamente. No entanto e claro que nada disso era real.

Não houve aviso formal do governo norte-americano para o brasileiro, a Nasa não esteve envolvida na divulgação de informação alguma sobre extraterrestres no Brasil e até o site de origem dessa matéria era de zoeira. No fim, mais de 70 mil pessoas compartilharam uma mentira escancarada. Leia mais sobre o boato aqui.

4) O meteoro de 2019

As pessoas geralmente tem medo do que vem dos céus. Talvez pelas pouquíssimas chances que teríamos contra algo vindo do espaço. O fato é que quando se trata de situações cômicas, a galera se assusta bastante.

Por isso, são muito populares e se espalham rápido as histórias sobre meteoros e asteroides. Aqui no site já desmentimos várias. Entre as mais recentes, o caso do meteoro que supostamente vai nos atingir em 2019. A informação circula há alguns anos e afirma que a própria Nasa reconheceu o perigo de sermos atingidos por um meteoro em breve.

Acontece que o tal aviso de risco foi realmente feito pela agência espacial. Porém, logo depois, os cientistas conseguiram calcular devidamente a rota do meteoro e comprovaram que não há como o objeto espacial atingir o nosso planeta. Claro que isso não importou muito e as pessoas seguem acreditando na balela. Vai entender. Leia mais sobre o boato aqui.

5) Eles não estão entre nós, mas já estiveram em Marte

A vontade de saber se já existiu ou não vida fora da Terra é enorme. Pesquisadores e times das agências espaciais se dedicam incansavelmente para tentar descobrir se estamos sozinhos no Universo. Tanto é assim que robôs são enviados a planetas cada vez mais distantes em busca de provas.

E segundo uma história que nos apareceu em 2015, o Curiosity da Nasa encontrou em Marte um esqueleto que prova a vida fora do nosso planeta. Como podem imaginar, a fotografia se espalhou rápido e teve muita gente acreditando que a Nasa havia finalmente provado a existência de Ets.

No entanto, a foto capturada pelo Curiosity foi ampliada no Youtube e como se vê distorcida parece que há um esqueleto na imagem. Mas não há. A própria Nasa sequer deu moral para a pequena euforia que fizeram sobre a fotografia, nunca comentou o suposto esqueleto marciano. Mais uma vez espalhou-se desinformação em nome da Nasa. Leia mais sobre o boato aqui.

6) O alerta do Tsunami

Como se não tivessem já um universo inteiro para observar, tem gente que inventa que a Nasa também monitora ondas gigantes na Terra. E não, a agência espacial não faz esse trabalho, outros órgãos fazem.

Portanto, logo aí já dá para saber o quão mentirosa é a história de que a Nasa emitiu um aviso de tsunami para o Brasil. Segundo a notícia que circulou na internet, a agência norte-americana teria avisado sobre a essa onda gigante que atingiria o país.

Óbvio, a Nasa não avisou nada e muito menos houve risco de tsunami no Brasil. Você pode entender melhor sobre o assunto aqui e ler mais sobre o boato aqui.

7) Nibiru está vindo

Por fim, mas não menos importante, uma história que circulou com força na internet e mais uma vez envolveu a Nasa indevidamente foi a teoria da vinda do planeta Nibiru.

Segundo o boato que se espalhou, uma funcionária da Nasa com acesso privilegiado a informações muito importantes teria anunciado em uma rádio que a Terra estava condenada pela chegada do planeta Nibiru.

A história previa terremotos, mares tomando cidades e radiação para todos os lados por causa da aproximação do Nibiru. A própria Nasa desmentiu as especulações sobre o caso e outros cientistas afirmaram com certeza de que a chegada de um planeta como o Nibiru já teria sido vista da Terra,  portanto não teria como essa aproximação ser verdadeira.

Além disso, nunca encontramos uma prova de que a funcionária da Nasa de fato existia. Novamente, história falsa. Leia mais sobre o boato aqui.