Atenção: blog falso do SBT dissemina boatos na internet

By | 02/11/2015

Sabe a página publicou a notícia de que Silvio Santos havia se revoltado com o governo? Ela é um fake do SBT e sempre publica boatos. Fizemos uma análise do blog.   

No final de outubro de 2015, uma história bombástica começou a circular online. Ela dava conta que Silvio Santos havia se revoltado com o governo e tinha autorizado o jornalismo do SBT “bater até cair” em Dilma e no PT. Pois bem, o Boatos.org apontou que essa notícia era falsa.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Página falsa do SBT dissemina boatos

Olha que interessante: a URL (1) fala da postagem sobre Eliana e Sheherazade, mas o título da matéria (3) fala de outra notícia. O header do blog (2) não aponta para a página inicial dele e sim para o site oficial do SBT (4).

A informação havia sido criada pela página “SBT-Canal”, um blog criado na plataforma Blogger. E se você pensa que a notícia citada acima foi a primeira publicada pela página, nós fizemos uma lista de boatos que já surgiram por lá. Leia (clique nos links para ler mais):

1 – Silvio Santos manda jornalismo bater no governo

2 – Dilma tem contrato com o Ibope para manipular pesquisas

3 – Rachel Sheherazade vai entrevistar Dilma no SBT

Esse são só exemplos de textos que desmentimos por aqui. Mas navegando pela página você encontra notícias sobre Chip da Besta, Bolsonaro presidente e o novo anticristo. Pelo teor do conteúdo, é possível notar que a página lança conteúdo para internautas mais conservadores compartilharem (e o pior que compartilham).

Mas por que tanta gente acredita no SBT-Canal? O layout da página e os links diretos apontando para o site (esse sim de verdade) do SBT dão a “credibilidade” para fazer outros sites (que sempre circulam os boatos citando o “SBT”) e internautas nas balelas soltadas por lá. Mas isso não seria desculpa. Só um pouquinho mais de atenção faria com que as pessoas não caíssem na história.

Para começar, não há assinatura nos textos. Ou seja, o “SBT-Canal” é anônimo em todas as postagens. Quando a gente tenta achar alguma forma de contato com os donos do site, também não encontramos nada. Para além disso, não há página oficial no Facebook e nem site. Por fim: por que o SBT iria criar um Blogger para difundir notícias? Já deu para perceber que o site é fake, né?

 

Sendo assim, se você vir na internet alguma notícia envolvendo o SBT e algo muito bizarro, desconfie. Pode ter surgido na página falsa do canal, especialista em divulgar boatos. A gente também vai ficar mais de olho com o que circula por lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *