Vulcão aparece em Maranguape, no Ceará, e é filmado #boato

Boato – Um vulcão foi descoberto na serra de Maranguape, no Ceará. Um vídeo mostra a ação do vulcão, que solta água quente e fumaça.

Sabe aquela história de que o Brasil é um dos países mais privilegiados do mundo por não ter furacão (na verdade já teve, ok), nem terremoto, nem tsunami e outros desastres naturais? Pois bem, um texto que circula na internet pode mudar essa visão.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Uma postagem publicada em um blog e republicada em outras dezenas deles aponta que um vulcão (!) foi descoberto na cidade de Maranguape (CE). De acordo com o texto que circula online, a ação do vulcão chegou até a ser registrada em vídeo. Leia o texto e assista a filmagem:

“Vulcão” aparece no Nordeste em Maranguape-CE, terra onde nasceu Chico Anísio

Um fenômeno natural muito parecido com um mini vulcão apareceu em um sitio na cidade de Maranguape-Ceará. Os moradores ainda não sabem exatamente  do que se trata , a pequena fenda   esta “cuspindo” água quente  e muita fumaça.

O Ceará. Somente na Região Metropolitana de Fortaleza, foram mapeados dez resquícios de cones vulcânicos, estruturas condutoras de magma deixadas há cerca de 30 milhões de anos e isso também pode haver em outras cidades próximas como  é o caso de Maranguape , cidade vizinha de fortaleza.

Vulcão apareceu em Maranguape, no Ceará, e foi filmado?

É claro que o link acabou viralizando na internet. Mas será mesmo que é verdade a história que aponta que um vulcão foi descoberto no Ceará? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que denuncia a farsa está na própria imagem utilizada para ilustrar o post. Você até pode chegar a imaginar que ela é no Ceará. Mas o que aconteceria se eu te dissesse que ela é da Indonésia. Mais exatamente de uma erupção no Monte Merapi que ocorreu no ano de 2010.

Além disso, todo aquele papo de existir dez cones vulcânicos no Ceará é uma balela. Vale lembrar que não existem falhas em placas tectônicas sobre o Brasil (por isso que não há epicentros de terremotos aqui) e isso deixa os vulcões raros. Existem debates entre geólogos sobre existências de vulcões (todos adormecidos) no país. Mas nem entre especialistas há consenso. E, nem de longe o número chega a dez, muito menos no Ceará.

Mas e o vídeo? De cara, já dá para descartar a hipótese de vulcão ativo. Primeiro porque a temperatura do magma não permitiria a filmagem de ninguém. Segundo porque a Defesa Civil do Ceará também já descartou esta hipótese.

De acordo com esta matéria do Diário do Nordeste, a suspeita é que o “vazamento” de água se deu por conta da pressão do local (que tem 400 metros de altitude) e que foi influenciada pela existência de fontes termais na Serra de Maranguape. Na mesma matéria, a Defesa Civil pediu para que não sejam espalhados boatos online.

Resumindo: a história que aponta que um vulcão está ativo em Maranguape (no Ceará) é falsa. Não passa de uma balela inventada em cima de um vídeo de um fenômeno que não tem a ver com vulcão. Em tempo: antes que você pergunte, Maranguape é, sim, a terra do grande Chico Anysio.

 PS.: esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331- 6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

2 comentários em “Vulcão aparece em Maranguape, no Ceará, e é filmado #boato

  • 23/03/2017 em 01:39
    Permalink

    Claro que existe falhas geologicas no brasil. no açude do castanhão localizado no municipio de Alto santo-CE, tem falha geologica. e já aconteceu varios terremotos na regiao por causa da falha. sem falar que a imagem é meramente ilustativa. então mim desculpe mais as suas justicativa não mim convence. se basear em uma foto para dizer que a noticia é falsa, mim poupe Edgard.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)