Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra homens de moto em sequestro de crianças #boato

Vídeo mostra homens de moto em sequestro de crianças #boato

Boato – Câmera de segurança flagra homens de moto em sequestro de crianças. Vídeo teria sido gravado no Brasil.

De fato, 2016 foi um ano pesado em termos de notícias. Nem vamos citar tudo que rolou (até porque a nossa retrospectiva vem aí), mas o fato é que teve de tudo nesse ano. Não obstante, o final do ano foi marcado pela histeria coletiva em relação ao sequestro de crianças Brasil afora.

No meio das acusações, teve de tudo. Acusação contra inocentes, crianças desaparecidas que não estão desaparecidas e “provas irrefutáveis” de crimes. Uma delas, que circulou durante todo o mês de dezembro, mostrava dois homens em uma moto realizando o sequestro de uma criança.

A cena foi a seguinte: os homens passam pelas crianças, que estão jogando “taco” (ou bete ou bets ou betes), duas vezes. Na primeira, eles só observam. Na segunda, eles roubam o garoto de vermelho. Leia o que foi publicado a respeito do assunto:

Vídeo flagra suposto sequestro de criança Cenas teriam sido gravadas por câmeras de segurança instaladas em via pública Um vídeo publicado nesta sexta-feira (2), no Youtube, alerta para algo muito sério nas grandes cidades do País: o sequestro de menores. As imagens, gravadas por câmeras de um circuito de monitoramento viário, mostram o momento exato em que dois homens em uma motocicleta concretizam o suposto rapto de uma criança.

Não há como saber até o momento as circunstâncias em que as imagens foram feitas. Pode ser um pai pegando o filho, pode ser realmente uma dupla de sequestradores de crianças ou pode até mesmo ser uma brincadeira de mau gosto. Ainda assim, o vídeo serve de alerta, uma vez que es estatísticas de sumiço de menores no Brasil são chocantes.

Vídeo mostra homens de moto em sequestro de crianças?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Pois então. As pessoas, depois assistirem ao vídeo, passaram o mês inteiro de dezembro compartilhando a história. Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Para você entender e não ficar em pânico, vamos aos fatos.

Quantas vezes já alertamos aqui no Boatos.org que vídeos sem a procedência confirmada costumam mais confundir do que explicar? Pode crer que muitas (é uma pena que nem todo mundo lê a gente). Pois então, tanto o vídeo como o texto têm todas as características de boatos: são alarmistas, têm informações confusas, pedem o compartilhamento e etc.

Ao olhar a descrição do vídeo no Youtube, conseguimos ver uma propaganda de um “sistema” que diz “premiar” internautas por visualizações de notícias. Junte isso ao fato de que a notícia se tornou muito popular em um famoso site que também paga internautas por “views” e chegamos a, no mínimo, uma notícia sensacionalista. Disse no mínimo: afinal, ela não é “só” sensacionalista. Também é falsa.

Primeiro, o vídeo não foi feito no Brasil. A filmagem original foi feita no Paquistão. Mais exatamente na cidade de Karachi. O segundo ponto é que o vídeo não é real! Isso mesmo, a filmagem é apenas uma simulação e faz parte de uma campanha de conscientização.

Além das duas cenas descritas acima, há uma terceira. Ela mostra os homens devolvendo a criança aos amigos e mostrando uma faixa que diz “leva só um instante para sequestrar uma criança das ruas de Karachi”. Depois, uma mensagem aponta que 3 mil crianças somem por ano nas ruas da cidade paquistanesa.

Pois é. O vídeo faz parte de uma campanha no Paquistão. Ou seja, você deve, sim, sempre observar onde seus filhos estão. Mas não é compartilhando um vídeo falso e se indignando com as imagens dele que você vai fazer as coisas melhorarem. Resumindo: esse é mais um boato sobre sequestro de crianças que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão da leitora Angie Purvis, Marcelo Petruchio e diversos leitores por WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou no WhatsApp, no telefone (61) 99331-6821.