Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo mostra chuva filmada do observatório de Belo Horizonte #boato

Vídeo mostra chuva filmada do observatório de Belo Horizonte #boato

Boato – Vídeo compartilhado na internet mostra chuva de sábado filmada direto do observatório de Belo Horizonte.

O temporal que atingiu Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana no sábado (24/02/2018) provocou alagamentos e uma morte na capital. Nas redes sociais, vídeos e fotos mostram a extensão dos estragos. Um dos vídeos, supostamente registrado pelo observatório de Belo Horizonte, deixou usuários intrigados.

Nas imagens, é possível ver o momento em que a tempestade começa a se formar. O registro mostra nuvens carregadas e a força dos ventos durante o temporal na capital. Na publicação, a mensagem afirma que se trata da “chuva de sábado filmada do observatório em BH” e que seria uma “tromba d’água”. Confira no vídeo:

Vídeo mostra chuva filmada do observatório de Belo Horizonte?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É claro que as imagens deixaram muita gente impressionada e, obviamente, isso fez com que o vídeo viralizasse no Facebook e WhatsApp. Mas será mesmo que o vídeo foi registrado na capital mineira? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Primeiramente, vale lembrar que a publicação segue o mesmo enredo de boatos online: imagens e um título impressionante e “bum” temos um viral. Foi assim com o vídeo da queda da Pabllo Vittar, tanques do Exército, marcação de presença de deputados no carnaval e muito outros que circulam por aí.

Dito isso, saiba que neste caso a história não foi diferente. Na verdade, as imagens foram registradas na cidade norte-americana de Tucson, no Arizona, em 2015. O vídeo, registrado pelo fotógrafo Bryan Snider, mostra um microburst (micro explosão), que ocorre quando correntes de vento muito fortes que saem de dentro de uma nuvem cumulonimbus e descem rapidamente para a superfície. Assista à versão original:

Além disso, apesar ventos fortes e das inundações causadas pelo temporal em Belo Horizonte, as fotos da tempestade na capital são bem diferentes das imagens exibidas no vídeo. Inclusive, nas imagens ainda é possível perceber a diferença entre as ladeiras da capital mineira e as terras planas da cidade norte-americana, como mostra este vídeo do “Clima ao Vivo”, que registrou a chuva em Belo Horizonte por diferentes ângulos.

Com isso, chegamos à conclusão de que o vídeo não mostra imagens do temporal na capital mineira e, tampouco, foi registrado pelo “observatório de Belo Horizonte”. Ou seja, tudo não passa de mais um desses boatos que circulam pela internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.