Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo “chegada da enxurrada de lama em Mariana (MG)” é falso

Vídeo “chegada da enxurrada de lama em Mariana (MG)” é falso

Boato – Vídeo mostra momento da chegada da enxurrada de lama na cidade de Mariana (MG).

Uma das tragédias que mais chamou atenção do país em 2015 aconteceu na cidade mineira de Mariana. Após o estouro de duas barragens de rejeitos de minério da Samarco (empresa mineradora), a cidade foi tomada pela lama. Até o momento, seis mortes foram confirmadas.

Vídeo que mostra enxurrada de lama não é de Mariana (MG)
Vídeo que mostra enxurrada de lama não é de Mariana (MG)

Em meio à tragédia, um vídeo começou a circular na internet. Ela mostra uma onda de lama arrastando carros. As cenas são chocantes e começou a circular por WhatsApp, Facebook e até foi publicada por portais de notícia como o UOL. Leia:

Vídeo mostra a onda de lama que segue pelo rio Doce para o Espírito Santo, passando por cidades de Minas Gerais. Ela começou na quinta-feira (5) à tarde após o rompimento de barragens da mineradora Samarco, em Mariana (MG). As imagens dos internautas mostram a lama passando por Santa Cruz do Escalvado, Belo Oriente e Governador Valadares.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Outro vídeo, do Facebook (com 137 mil compartilhamentos), dizia o seguinte (aproveite para jogar nosso link lá):

O momento exato da chegada da lama.

O momento exato da chegada da lama.

Posted by Bruno Bitarães on Monday, November 9, 2015

Agora um detalhe: apesar de o vídeo ter circulado até na grande mídia, ele não é da cidade de Mariana. O vídeo, na realidade, foi gravado na Sérvia em 2014 durante uma enxurrada. Esta matéria do NY Post fala da enxurrada.

Depois que descobriu que o vídeo era falso, o UOL fez uma errata da história e esclareceu que o vídeo é sérvio. Porém, a postagem do Facebook continua firme, forte e sendo compartilhada. Resumindo: o vídeo que mostra a chegada da lama em Mariana não é da cidade. E sim da Sérvia.

Esse artigo foi uma sugestão do leitor Alessandro Cyrino. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.