Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo flagra garrafas de água mineral sendo enchidas com água suja no Brasil #boato

Vídeo flagra garrafas de água mineral sendo enchidas com água suja no Brasil #boato

Boato – Vídeo mostra garrafas de água mineral, que são vendidas no semáforo, sendo enchidas com água suja. Textos apontam que caso aconteceu em cidade do Brasil.

A cena já se tornou comum. Basta dar uma volta rápida pela cidade, parar no semáforo e alguém se aproxima. De água mineral a acessórios para smartphones, a verdade é que os cruzamentos das cidades se tornaram o ponto de venda de muitos vendedores ambulantes.

Porém, a cena que se tornou comum, pode mudar. Isso porque um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra garrafas de plástico sendo enchidas com água suja. A publicação alerta para a água comercializada em semáforos e ironiza “fique tranquilo ela não é da torneira é de balde”. Leia o que diz a publicação e assista o vídeo:

Vídeo flagra garrafas de água mineral sendo enchidas com água suja no Brasil
Vídeo flagra garrafas de água mineral sendo enchidas com água suja no Brasil

Vídeo flagra garrafas de água mineral sendo enchidas com água suja no Brasil?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Essa não é a primeira vez que alarmismo, vídeos e falta de informação estão ligados. Como você deve imaginar, mais uma vez, a mensagem não passa da velha história do aumenta e inventa. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Antes de começar a desvendá-la, devemos avisar que, após a circulação do vídeo, uma imagem alertando para a compra com vendedores ambulantes circulou pela internet. O texto pedia que as pessoas “inutilizassem as garrafas de plástico de água mineral furando-as” para evitar a reutilização.

Bom, basta ler o texto uma vez que já dá para imaginar que se trata de um boato. Afinal, a mensagem possui todas as características de balelas online: alarmista, sem datas e fontes confiáveis e pedidos de compartilhamento.

Além disso, se a prova da tal “campanha” é o vídeo, está errada. Isso porque o vídeo não foi registrado no Brasil. Isso mesmo, ao pesquisarmos a origem das imagens, encontramos registros na República Dominicana e em outros países. A história já foi atribuída até a imigrantes haitianos que estariam no país da América Central.

Porém, as autoridades dominicanas mataram a charada. Na verdade, as imagens foram registradas na África, em 2016. Não temos detalhes da gravação (se de fato era destinada para venda de semáforos ou se, de fato, estavam enchendo a garrafa com a água do balde ou “apenas” lavando), mas o fato é que ele não é do Brasil e nem de outro país da América Latina.

Enfim, mais uma balela que circula pela web. Não sabemos se é água para ser vendida em semáforos. Porém, o que sabemos é que não é brasileira. Agora, furar a garrafa ou deixar de comprar no semáforo, ficará ao seu critério. Só não use o vídeo como justificativa porque é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.