Tubarão é flagrado na praia da Barra da Tijuca #boato

Boato – Imagens gravadas na Barra da Tijuca mostram tubarão no mar a apenas metros de distância dos banhistas.

“Vamos dar um rolê na praia? Mó solzão, praia da Barra”. Poderia ser só mais uma letra de funk sobre a estação quente em uma das mais famosas praias do Rio de Janeiro, mas no desmentido de hoje essa estrofe tem um peso muito, muito maior.

História falsa de tubarão na praia da Barra da Tijuca se espalha na internet
História falsa de tubarão na praia da Barra da Tijuca se espalha na internet

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Recentemente, enquanto banhistas aproveitavam tranquilamente as altas temperaturas no litoral carioca, a internet foi à loucura com um vídeo supostamente gravado na praia da Barra mostrando tubarões e arraias muito perto da areia. Nas imagens, os banhistas estão a apenas metros de distância dos animais.

Embora o vídeo tenha sido compartilhado em vários perfis, separamos um deles em que as imagens fizeram mais sucesso. Com muitos comentários e curtidas, as imagens vieram acompanhadas da seguinte legenda:

Tubarões e Arraias Rio de Janeiro.

Praia da Barra junto a Joatinga…

Ainda bem que ficamos a maior parte do tempo acima do nível do mar….rsrsrs

Borá trabalhar e velejar!

Aqui o fatídico vídeo:

Flagraram tubarões na praia da Barra da Tijuca?

Esses animais cheios de dentes são realmente assustadores e chamam a atenção de qualquer um quando são avistados nas praias brasileiras. Mas, se estava nos seus planos dar um mergulho na praia da Barra não é preciso desmarcar nada porque essas imagens não são verdadeiras.

Melhor dizendo, são verdadeiras, porém não foram filmadas no Rio de Janeiro. O vídeo que mostra tubarões tão próximos de banhistas foi feito em Fernando de Noronha, bem longe do Rio de Janeiro.

As imagens viralizaram tanto que acabaram passando no programa É de Casa da Rede Globo no último sábado (14). No entanto, o próprio matinal da emissora também errou ao definir que o vídeo foi filmado no Rio.

O autor do material, o biólogo Felipe Buloto, postou em seu Facebook a matéria do É de Casa, chamando a atenção para o erro de checagem do programa. Depois de feita a confusão, o site Extra confirmou que a história não se passou na Barra da Tijuca e publicou uma matéria escancarando o boato todo.

Não que seja tão incomum assim que se encontre tubarões no litoral brasileiro, pelo contrário. No Recife (PE), por exemplo, a praia de Boa Viagem é a líder de ataques de tubarão da América do Sul e figura entre as mais perigosas do mundo por causa do animal. No Rio de Janeiro, há casos de aparição de tubarões na costa, mas com bem menos frequência e geralmente sem envolver ataques a banhistas.

Portanto, essa história do tubarão da praia da Barra da Tijuca é balela. O vídeo foi gravado em Fernando de Noronha e acabou sendo modificado como é típico das histórias ao estilo telefone sem fio.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores no WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)