Tsunami vai atingir o Nordeste brasileiro #boato

By | 01/09/2016

Boato – Um tsunami deve atingir o Nordeste do Brasil nas próximas horas. Isso acontece por causa de um terremoto de 7.1 na escala Richter no Oceano Atlântico.

Tem muita gente que reclama do Brasil, mas pelo menos de uma coisa a gente não pode reclamar. Como diria a música da Claudia Leitte, aqui não tem terremoto. Consequentemente, aqui também não tem tsunami. Porém, uma notícia que circula na internet tem falado o contrário disso.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Tsunami vai atingir o Brasil nas próximas horas, diz boato

Tsunami vai atingir o Brasil nas próximas horas, diz boato

Publicado por um site com o sugestivo nome de “Transição Planetária”, a notícia aponta que um tsunami deve atingir a Região Nordeste do Brasil nas próximas horas. O desastre natural seria motivado por um terremoto que aconteceu no Oceano Atlântico e teve força de 7.1 na Escala Richter. Leia o texto que circula online:

ALERTA DE TSUNAMI QUE ATINGIRÁ O NORDESTE DO BRASIL

Segundo o site que realiza o monitoramento “Tsunami Alarm System” hoje, dia 29 de agosto de 2016, às 04:30 h oficial de Brasília, foi emitido um alerta de tsunami, devido a um terremoto de 7.1 na escala Richter, no Norte da Ilha de Ascensão, que também poderá atingir o nordeste e sudeste do Brasil.

Temos que prestar atenção à seriedade desse comunicado; primeiro, porque está alertando o nível máximo, e não sabemos como ele chegará no nordeste e sudeste do Brasil. Aconteceu em Santos, onde as ditas autoridades falaram que era uma forte ressaca, mas na verdade foi um tsunami leve.

ALERTEM SEUS AMIGOS QUE MORAM NESSAS LOCALIDADES; COMO FALAMOS, ESSA É UMA INFORMAÇÃO DESSE SITE DE MONITORAMENTO, MAS NÃO PODEMOS AFIRMAR A FORÇA COM QUE ISSO ACONTECERÁ, PORQUE FICAMOS NO ESCURO COM AS NOSSAS AUTORIDADES, MAS O AVISO É SEMPRE MUITO IMPORTANTE E DEVE SER LEVADO A SÉRIO.

Tsunami vai atingir Nordeste brasileiro?

A notícia deixou muita gente em dúvida. Muitos falaram que a região não teria estrutura para aguentar um desastre natural como esse. Mas será mesmo que informação é verdadeira. Se está publicada aqui, você já deve imaginar que não. Vamos aos fatos.

Tentamos procurar mais informações a respeito do tal tsunami que iria atingir o Brasil. Em uma pesquisa rápida, só encontramos o mesmo texto replicado por outros sites. Agora imagine: se realmente um tsunami atingisse o Brasil, não seria manchete de todos jornais?

Tentamos então procurar informações sobre o tal terremoto no norte da Ilha de Ascensão e ele realmente aconteceu. No site do jornal português A Bola, um detalhe importante as dores mandar o mistério. Leia:

Se olharmos o mapa com atenção, podemos perceber que o ponto onde ocorreu o terremoto fica muito mais perto da Europa do que da América. Mais um detalhe: a notícia é do dia 29 de agosto. Se formos olhar novamente o site Tsunami Alert System, você pode perceber que não há nada de alerta para área que abrange o Brasil.

Resumindo: apesar de estar circulando fortemente na internet, a informação de que um tsunami poderia atingir o Brasil é falsa e desatualizada. Não passa de um boato de um site sensacionalista. Balela.

One thought on “Tsunami vai atingir o Nordeste brasileiro #boato

  1. Marcelo Silva

    Um terremoto de magnitude 7.1 não é capaz de gerar tsunamis. Mesmo em alguma ilha próxima, o máximo que poderia ocorrer seriam ondas um pouco mais altas do que o normal.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *