Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Troca de antigo RG por identidade com chip começa dia 17 #boato

Troca de antigo RG por identidade com chip começa dia 17 #boato

Boato – Troca da antiga Carteira de Identidade (RG) pela nova identidade com chip começa no próximo dia 17.

O medo de muitos a respeito do uso de chips surgiu graças a boatos que circulam há anos pela internet. O Boatos.org já desmentiu vários deles por aqui.

Novo RG
Troca de RG por chip começa dia 17, diz boato

Quando se fala em chip, muitos fazem alusão à Bíblia, em especial às previsões do livro Apocalipse, que anunciam a “marca da besta”. No reboque disso surgiram histórias sobre o chip da Mondex ser a marca da besta, a lei do presidente Barack Obama obrigando o uso de chips em seres humanos e até um vídeo de Dilma explicando como será a implantação no Brasil. Pois é. Mas essas histórias não fazem o menor sentido.

A última novidade, que tem circulado pela internet, aponta que a troca do antigo RG pela nova identidade com chip começa no próximo dia 17. Leia na íntegra:

Novo RG: Troca do antigo Rg pela nova Identidade com Chip começa no próximo dia 17

O início da implantação do Registro de Identidade Civil (RIC), que vai cambiar a Carteira de Identidade (RG) a partir dos próximos meses, o governo afirma pagar os primeiros 2 milhões de cartões, orçados em R$ 40 cada, de acordo com Paulo Ayram, secretário-executivo do comitê gestor que trata sobre a substituição no Ministério da Justiça (MJ).

Segundo o Ministério da Justiça, a partir dos próximos meses, uma porcentagem dos moradores de Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) receberão cartas com uma convocação para a troca do antigo RG para o novo RG com Chip.

O RIC deve substituir gradualmente as atuais cédulas do RG. A previsão é de que a permutação é de 10 anos para a troca de todos os atuais documentos de identidade.  O chip presente no RIC deve unir variadas informações como gênero, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura e local de expedição.

Troca de RG por chip começa dia 17?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Na realidade, toda a matéria que constava ali em cima existiu. O texto até fala em dia 17, mas na verdade é do ano de 2011. Confira um print da matéria, publicada pela Folha de São Paulo na época:

Notícia RG

O grande problema é que a perspectiva não se concretizou. O Registro Único de Identidade Civil (RIC) não saiu do papel e não há previsão dos custos e lançamento. Em 2015, o projeto de lei 3860/12 que regulamentaria o RIC foi arquivado na Câmara dos Deputados.

Detalhe: o projeto de lei, que era para ser do Ministério da Justiça, perdeu força e pode ser substituído pelo cadastro biométrico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Projeto de Registro Civil Nacional (RCN) pretende centralizar a identificação dos cidadãos brasileiros em um único documento.

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que a troca de antigo RG por identidade com chip começa dia 17 é #boato. Tudo não passa de mais um desses boatos que destorcem a realidade.