Troca de antigo RG por identidade com chip começa dia 17 #boato

By | 20/07/2016

Boato – Troca da antiga Carteira de Identidade (RG) pela nova identidade com chip começa no próximo dia 17.

O medo de muitos a respeito do uso de chips surgiu graças a boatos que circulam há anos pela internet. O Boatos.org já desmentiu vários deles por aqui.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Novo RG

Troca de RG por chip começa dia 17, diz boato

Quando se fala em chip, muitos fazem alusão à Bíblia, em especial às previsões do livro Apocalipse, que anunciam a “marca da besta”. No reboque disso surgiram histórias sobre o chip da Mondex ser a marca da besta, a lei do presidente Barack Obama obrigando o uso de chips em seres humanos e até um vídeo de Dilma explicando como será a implantação no Brasil. Pois é. Mas essas histórias não fazem o menor sentido.

A última novidade, que tem circulado pela internet, aponta que a troca do antigo RG pela nova identidade com chip começa no próximo dia 17. Leia na íntegra:

Novo RG: Troca do antigo Rg pela nova Identidade com Chip começa no próximo dia 17

O início da implantação do Registro de Identidade Civil (RIC), que vai cambiar a Carteira de Identidade (RG) a partir dos próximos meses, o governo afirma pagar os primeiros 2 milhões de cartões, orçados em R$ 40 cada, de acordo com Paulo Ayram, secretário-executivo do comitê gestor que trata sobre a substituição no Ministério da Justiça (MJ).

Segundo o Ministério da Justiça, a partir dos próximos meses, uma porcentagem dos moradores de Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) receberão cartas com uma convocação para a troca do antigo RG para o novo RG com Chip.

O RIC deve substituir gradualmente as atuais cédulas do RG. A previsão é de que a permutação é de 10 anos para a troca de todos os atuais documentos de identidade.  O chip presente no RIC deve unir variadas informações como gênero, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura e local de expedição.

Troca de RG por chip começa dia 17?

Na realidade, toda a matéria que constava ali em cima existiu. O texto até fala em dia 17, mas na verdade é do ano de 2011. Confira um print da matéria, publicada pela Folha de São Paulo na época:

Notícia RG

O grande problema é que a perspectiva não se concretizou. O Registro Único de Identidade Civil (RIC) não saiu do papel e não há previsão dos custos e lançamento. Em 2015, o projeto de lei 3860/12 que regulamentaria o RIC foi arquivado na Câmara dos Deputados.

Detalhe: o projeto de lei, que era para ser do Ministério da Justiça, perdeu força e pode ser substituído pelo cadastro biométrico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Projeto de Registro Civil Nacional (RCN) pretende centralizar a identificação dos cidadãos brasileiros em um único documento.

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que a troca de antigo RG por identidade com chip começa dia 17 é #boato. Tudo não passa de mais um desses boatos que destorcem a realidade.

One thought on “Troca de antigo RG por identidade com chip começa dia 17 #boato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *