Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mariana (MG): 7 boatos sobre o estouro da barragem da Samarco

Mariana (MG): 7 boatos sobre o estouro da barragem da Samarco

Boataria sobre tragédia da Samarco tomou conta da internet. O Boatos.org separou sete histórias falsas que circularam online.

Boatos sobre Mariana (MG)
Boatos sobre Mariana (MG)

A tragédia de Mariana (MG) está completando duas semanas. Desde o dia 5 de novembro de 2015, o assunto virou um dos mais comentados da internet, junto com os atentados que aconteceram em Paris. E claro, quando o assunto entra em pauta, os boatos começam a aparecer. Leia sete:

1 – Dilma livra a cara da Samarco por tragédia

Dilma escreveu carta-renúncia, diz boato
Dilma escreveu carta-renúncia, diz boato

Um decreto da presidente Dilma causou polêmica. Depois de classificar a tragédia como um “desastre natural”, internautas levantaram a hipótese que ela estaria tentando isentar a culpa da Samarco pela tragédia. Na realidade, o decreto era para possibilitar a retirada do FGTS por partes das vítimas do desastre. Clique e saiba mais sobre o boato.

2 – Menina salva cachorro em meio à lama de Mariana

Imagem de criança com cachorro não é de Mariana
Imagem de criança com cachorro não é de Mariana

Uma foto causou comoção na internet. Era de uma menina segurando um cachorro e toda suja de lama. De acordo com textos que circularam online, era de uma vítima da tragédia de Mariana (MG). Porém, a imagem circula na internet desde 2013. Ou seja, não tem como ter sido tirada após o desastre. Clique e saiba mais sobre o boato.

3 – Imagem mostra menino morto na lama de Mariana (MG)

Foto de criança morta na lama é falsa
Foto de criança morta na lama é falsa

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Outra foto que chocou a internet foi de um menino deitado em meio à lama. Junto com a foto, havia a seguinte mensagem: “Chore por Paris, coloque a bandeirinha no perfil, mas não se esqueça disso”. Apesar da comoção causada pela imagem, ela não é de Mariana (MG). Sequer é de uma pessoa morta. Ela foi tirada nos EUA durante um festival de lama. Clique e saiba mais sobre o boato.

4 – Santíssimo Sacramento fica intacto em igreja coberta de lama

Santíssimo fica intacto após desastre em Mariana, diz boato
Santíssimo fica intacto após desastre em Mariana, diz boato

Outra foto que chamou atenção foi uma montagem publicada em sites católicos. Ela mostra a Igreja de Paracatu e um manto intacto. De acordo com o texto que acompanha a imagem, seria o Santíssimo Sacramento do local. Porém, a imagem do objeto foi retirada de um site de vendas. Clique e saiba mais sobre o boato.

5 – Vídeo mostra chegada da enxurrada em Mariana (MG)

Vídeo que mostra enxurrada de lama não é de Mariana (MG)
Vídeo que mostra enxurrada de lama não é de Mariana (MG)

Além de fotos, vídeos falsos também circularam na internet. Um deles seria da suposta chegada da enxurrada de lama em Mariana, que foi publicado até por portais de notícias. Porém, o vídeo é falso. Ele é referente a uma tempestade que aconteceu na Sérvia em 2014. Clique e saiba mais sobre o boato.

6 – Torre Eiffel fica verde e amarela por tragédia de Mariana

Torre Eiffel verde e amarela por causa de ataques em Paris, diz hoax
Torre Eiffel verde e amarela por causa de ataques em Paris, diz hoax

Alguns dos boatos de Mariana surgiram relacionados com a tragédia em Paris. Um deles apontava que a Torre Eiffel teria feito uma homenagem às vítimas da tragédia ao se colorir de verde e amarelo. A história é falsa. A Torre Eiffel até ficou com essas cores. Mas foi em 2007, em homenagem à seleção da África do Sul (campeã mundial de rúgbi). Clique e saiba mais sobre o boato.

7 – Grupo terrorista Vale/Samarco assume autoria de atentado

Vale e Samarco assumiram atentado terrorista, diz notícia falsa
Vale e Samarco assumiram atentado terrorista, diz notícia falsa

O último boato da nossa lista também relacionou terrorismo e a tragédia. Um texto que circulou na internet apontou que o “grupo terrorista Vale/Samarco” teria assumido a autoria do atentado em Mariana. Detalhe: a história foi postada no site de notícias falsas Diário Pernambucano. Clique e saiba mais sobre o boato.