Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Texto falso: dono do Habib’s e o desabafo de um empresário

Texto falso: dono do Habib’s e o desabafo de um empresário

Boato – Dono do Habib’s, Alberto Saraiva, escreve um texto na internet dizendo a importância do empresário brasileiro e contra os que o chamam “de coxinha”.

Textos atribuídos erroneamente a pessoas conhecidas são comuns na internet. Quem nunca se deparou com uma “frase” de Clarice Lispector, Luís Fernando Veríssimo e Chorão (vocalista do Charlie Brown. Aqui no Boatos.org já desmentimos textos do gênero atribuídos, por exemplo a Chico Buarque, Aécio Neves, Jean Wyllys e até George Orwell. A bola da vez é o dono da rede de restaurantes Habib’s, Alberto Saraiva.

Alberto Saraiva não fez desabafo na internet
Alberto Saraiva não fez desabafo na internet

Desde o final de maio de 2015 tem circulado na internet um desabafo às pessoas que chamam outras de “coxinha” e que foi atribuído ao empresário. O texto, gigantesco, viralizou em redes sociais e foi reproduzido com uma foto de Alberto. Leia:

O texto do Alberto Saraiva, do Habib’s é muito verdadeiro.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Vale a pena ler o desabafo. Nunca devemos esquecer que o progenitor do Alberto foi covardemente assassinado por um ladrão, quando trabalhava no seu estabelecimento comercial (padaria) e nenhum integrante das ONG´s dos direitos desumanos apareceu para confortar a família e principalmente o jovem Alberto.

SARAIVA DO HABIB´S,,,

​O desabafo de um empresário… “Quer me chamar de coxinha, paneleiro, elite branca, bebedor de Black Label (parabéns pra esse último! Sensacional!)… Ok. Acho até divertido… Mas faz um favor para o seu país antes! Emprega alguém! Na CLT! Paga tudo direitinho! Pega toda a sua grana e coloca na sua ideia… No seu negócio. Pega um financiamento, com a maior taxa de juros do mundo, e arrisca seu pescoço na sua iniciativa… Aluga um escritório ou uma loja! Compra um estoque! Corre o risco de verdade.

Se o governo tirar o incentivo para o consumo, não desanima… Pega outro empréstimo, com a maior taxa que o mundo moderno já viu! Paga os juros do primeiro empréstimo com outro empréstimo! E vai com fé na sua ideia! Paga o décimo terceiro e as férias do teu funcionário! Sem vender merda nenhuma em Dezembro… Janeiro… Fevereiro… Nem no mais lindo Carnaval do mundo, quando todo mundo para de trabalhar… Ou na Copa das Copas que te deu 12 dias úteis num mês corrente…

Paga mais para os teus fornecedores, já que os seus custos também aumentaram devido à energia, gasolina e dólar… Mas, diminui o seu preço, pra tentar ser competitivo numa economia recessiva…Então, tenta fazer com que uma estrutura enxuta seja perene. Acaba com sua eficiência! Vai ser difícil, já que o seu cliente está quebrado e não pode te pagar mais… E corre o risco de quebrar de vez, perdendo todo capital que você investiu… Fez tudo isso? Então beleza!!!

Me chama do que quiser… Você é um herói e não me interessa qual partido apoia! Tem o meu respeito!!! Não fez nada disso? É político de carreira? Está encostado em alguma bolsa? Mama na teta do governo? É vagabundo? … E pensa que pode falar sobre patrão e empregado, classes sociais, oportunidades e exploração da cadeia produtiva… Desculpa, mas… Cala a boca!” E vá pra puta que o pariu… Só entende esse texto quem está no ramo do comércio, é empresário, é autônomo!!!!

Um texto ácido atribuído a uma pessoa bem-sucedida é sinônimo de viralização. Só tem um detalhe: o presidente do Habib’s nunca falou nada a respeito. Além de fazermos a nossa apuração básica, onde não encontramos nenhum lugar que ele tenha falado a respeito, entramos em contato com a rede. Por meio da assessoria de imprensa, foi dito o seguinte:

Boa Tarde! Primeiramente, obrigada por nos procurar. Tomamos conhecimento das publicações e já estamos em contato com os veículos para os devidos esclarecimentos. Apoiamos, de maneira incondicional, o direito de livre manifestação, porém o texto não é de autoria do empresário Alberto Saraiva, fundador e presidente do Habib’s, como sugere as publicações. Mais uma vez, agradeço o seu contato.

Então, desta vez não vamos entrar em mérito algum em relação ao conteúdo do texto e aos fatos atribuídos ao empresário (como o assassinato de seu pai, que infelizmente aconteceu). Vamos nos ater à informação de que o texto descrito acima não é de Alberto Saraiva, dono da rede Habib’s. Ponto.

Esse artigo foi uma sugestão do leitor Wison Azêvedo  . Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.