Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Teto do shopping Tucuruvi e do shopping RioMar desabou #boato

Teto do shopping Tucuruvi e do shopping RioMar desabou #boato

Boato – Vídeo mostra teto de shopping desabando. Algumas versões dizem que caso aconteceu no Tucuruvi. Outras dizem que foi no RioMar.

Nos últimos tempos, as pessoas têm estado mais preocupadas do que normalmente com a segurança de shoppings. O mais novo alerta tem recaído sobre dois estabelecimentos: um em São Paulo e outro em Recife.

Teto do Shopping Tucuruvi e RioMar desaba, diz boato
Teto do Shopping Tucuruvi e RioMar desaba, diz boato

Um vídeo, que tem circulado com força no WhatsApp e redes sociais, mostra um teto desabando. Mais do que isso, ele faz um alerta que o “shopping está para cair”. E aí temos uma questão: uma versão aponta que o caso aconteceu no shopping Metro Tucuruvi (em São Paulo). Outra aponta que aconteceu no RioMar (em Recife). Assista ao vídeo:

Shopping metrô Tucuruvi desaba. Shopping metrô Tucuruvi desaba que tragédia meu deis

Caixa d’água do shopping RioMar desaba. É a profecia se concretizando.

Teto do shopping Tucuruvi e do RioMar desabaram?

É claro que muita gente, principalmente da Zona Norte de São Paulo e de Recife, acabou compartilhando o vídeo. Mas será mesmo que o caso aconteceu recentemente em algum dos dois estabelecimentos. A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Se você pesquisar sobre o assunto, vai saber que os dois shoppings citados passaram por polêmicas recentemente. No caso do RioMar, uma profecia que apontava que o shopping iria cair e imagens de supostas rachaduras fizeram a direção do estabelecimento e o CREA (PE) desmentirem o risco iminente de queda. No caso do Tucuruvi, um “tremor” que aconteceu em uma loja levantou suspeitas sobre riscos. Porém, o caso também foi esclarecido pela subprefeitura da cidade de São Paulo.

Casos a parte, o fato é que nenhum dos dois shoppings foi o palco do vídeo. Tampouco isso aconteceu recentemente. Na realidade, o caso é do ano de 2013 e aconteceu em São Luís (Maranhão). Assista ao vídeo e leia relato sobre o caso:

Parte do forro de um shopping desabou na noite desta quinta-feira (28) em São Luís (MA). Segundo o jornal O Imparcial, o local estava fechado na hora do acidente e não houve vítimas. Mas é possível ouvir no vídeo gritos de pessoas que estavam no shopping. Ainda de acordo o jornal, a assessoria do Rio Anil informou que a área já havia sido isolada antes do acidente por causa de uma rachadura no teto. O local ainda deve passar por uma vistoria do Corpo de Bombeiros para avaliar os motivos do desabamento.

Antes de vocês criarem um novo boato, vale apontar que, desde 2013, nenhuma ocorrência do tipo aconteceu no Rio Anil.

Resumindo: o vídeo do teto desabando é real. Porém, não aconteceu nem no shopping Tucuruvi (em São Paulo) e nem no RioMar. Tampouco se trata de um acontecimento recente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Robson Fernando de Souza, Marlene Flora, Saed Cabús e mais dois leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou no WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.