Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Tartaruga gigante é flagrada na praia de Jaconé, Ponta Negra (Brasil) #boato

Tartaruga gigante é flagrada na praia de Jaconé, Ponta Negra (Brasil) #boato

Boato – Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra tartaruga gigante na praia de Jaconé, em Ponta Negra, no Rio de Janeiro.

Desde que o mundo é mundo, animais estranhos existem e é comum (graças à internet) encontrar imagens de criaturas bizarras circulando por aí. Às vezes, pode ser um jacaré gigante, uma cobra de 400 kg, um leão negro e até uma lula gigante. Mas se está na internet é obviamente verdade? Não exatamente.

Dessa vez, circula na internet um vídeo de uma tartaruga gigante na praia de Jaconé, em Ponta Negra, no Rio de Janeiro. As imagens mostram o momento em que o animal caminha em direção ao mar. Junto ao vídeo, há uma mensagem que diz “GENTE…OLHA ISSO…!!! Jaconé… final da praia de Ponta Negra…entre Saquarema e Maricá, no Estado do Rio. Dá só uma olhada no tamanho dessa tartaruga…!!!”. Confira no vídeo:

Tartaruga gigante é flagrada na praia de Jaconé?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Pois bem, antes de ficar impressionado com as imagens da tartaruga gigante encontrada no Rio de Janeiro, saiba que ela não existe, pelo menos não no Brasil. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

De cara, achamos a história muito estranha e resolvemos buscar informações sobre o caso. Como você pode imaginar, não encontramos nada a respeito. Durante a busca, descobrimos que antes de “chegar na praia de Jaconé” a tartaruga gigante passou pela Indonésia e pelo México. Com isso, já eliminamos a hipótese de que o animal tenha sido encontrado em Jaconé ou em qualquer outro lugar do Brasil.

Mas a história não acaba aí: o vídeo, de fato, é real e a tartaruga existe. Porém, ela é bem menor do que se imagina. Isso porque trata-se de uma tartaruga-de-couro (Dermochelys Coriacea), que pode chegar até 700 kg e 2,3 metros. A espécie vive a maior parte do tempo na zona oceânica e pode ser encontrada em até 1000 metros de profundidade. Pois bem, neste vídeo, o animal parece gigante por causa de um truque de perspectiva (não sabemos se isso foi intencional).

As imagens também foram tema no site de notícias em espanhol “Lavanguardia”. De acordo com o jornal, a tartaruga-de-couro foi encontrada em uma praia no México e, ao que tudo indica, as imagens são fruto de um jogo de perspectiva. O ângulo da filmagem faz o animal (que não é dos menores) parecer um monstro no estilo Gamera (que, por sinal, foi fruto do boato abaixo).

Maior tartaruga do mundo é encontrada na Amazônia boliviana #boato

Resumindo: o vídeo da tartaruga gigante não foi registrado em Jaconé e o animal não é de tamanho “anormal”, já que se trata apenas um truque no ângulo de filmagem. Ou seja, a história é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.