Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Sequestradores tiram órgãos de crianças e usam Ecosport e Hilux #boato

Sequestradores tiram órgãos de crianças e usam Ecosport e Hilux #boato

Boato – Bandidos estão circulando com uma Ecosport e uma Hilux preta e usando os carros para sequestrar crianças e tirar os órgãos.

Notícias sobre crianças desaparecidas correm os noticiários todos os dias. Infelizmente é um crime comum não só no Brasil como no mundo. De tão sério, o sequestro infantil movimenta campanhas, ongs, a imprensa e as redes sociais. Quantos mais atentos os pais estiverem, menor o risco de enfrentar esta triste situação, certo?

Sequestradores com Ecoesport e Hilux estão pegando crianças para vender os órgãos, diz boato
Sequestradores com Ecoesport e Hilux estão pegando crianças para vender os órgãos, diz boato

Esse é o raciocínio que tem percorrido o WhatsApp nos últimos dias. No intuito de avisar o máximo de pessoas, um áudio com um sério alerta está sendo repassado na rede social: bandidos estão sequestrando crianças para tirar os órgãos. O aviso diz mais: os bandidos estão dirigindo uma Ecosport e uma Hilux, carros que eles supostamente usam para realizar a ação. Confira a transcrição:

Bom, não sei quem de vocês tem família mas, é, só dá um salve aí pra vocês tomar cuidado com as criança porque o bagui tá loco, aqui no riacho foi encontrada uma criança sem os órgãos e os caras tão sequestrando mesmo viu, raptando pra arrancar os órgãos aí. Em São Paulo já foi duas encontrada num córrego, aqui no Riacho foi uma, São José do Rio Preto foi três, Diadema foi duas, então ficar esperto aí com as crianças, quem tem aí, irmão menor, ficar ligeiro, não ficar moscando não. Os cara tão andando num Ecosport e numa Hilux preta, são quatro indivíduos. Beleza? Quem puder repassar aí ó, só cuidado com as crianças.

Neste outro áudio, o aviso vem de uma paróquia:

[…] esteve aqui na nossa paróquia um investigador de polícia acompanhado de outro policial pra dar um recado pra nós que é o seguinte. É verdadeiro, está acontecendo na nossa cidade, estão sequestrando crianças e sequestrando os órgãos e jogando a criança em qualquer matagal. Ontem foi pego uma criança da mão da mãe com cinco anos no Melvi, eles tiraram todos os órgãos e jogara no matagal. Hoje, agora pouco foi um estardalhaço, na zona noroeste em Santos, eles pegaram um menino de 12 anos. Eles pegaram, tiraram todos os órgãos ainda decapitaram, tiraram a cabeça que não servia ainda. Eles estão fortalecendo a guarda na cidade, a investigação, tá vindo gente de São Paulo, ainda tão andando os investigadores a paisana de bicicleta, de moto, fazendo emboscada, soltando crianças pra ver se eles conseguem pegar, diz que os bandidos estão com uma Hilux preta e com uma Ecosport preta […] Então ficar atenta com as crianças, eles tiram até das mãos dos pais, avisa todos os nossos amigos, em grupos, em tudo, é real.

Sequestradores estão usando Ecosport e Hilux para pegar crianças e tirar os órgãos?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

O alarme seria muito válido e uma iniciativa muito bem vista se, e somente se, fosse verdadeiro. Acontece que não é. Como ocorre quase sempre nessas correntes do WhatsApp, uma informação inventada e sem muita apuração passa de celular em celular fazendo todos acreditarem em um problema muito sério. Neste caso, sequestro infantil e tráfico de órgãos.

Na internet, procuramos nos sites e portais dos principais veículos de imprensa do país qualquer informação sobre sequestros de crianças nas cidades mencionadas – Diadema, São Paulo, São José do Rio Preto, Santos ou Praia Grande (onde fica o mencionado Jardim Melvi) – e o que encontramos foi o total oposto do que se tem dito no áudio.

A própria polícia da região do ABCD paulista já esclareceu que os áudios que estão circulando são falsos e que não há registro algum de casos de sequestro, muito menos de morte violenta de crianças recentemente. Já sobre São Paulo e as cidades do litoral, nenhum portal de notícias falou sobre tais crimes. Nenhum.

E, nessa busca encontramos notícias sobre casos de tráfico de órgãos verdadeiros e a o modus operandi desse tipo de quadrilha é bem diferente. Não envolve carros que chamam atenção e bandidos que agem roubando a criança da mão dos pais. Segundo essa matéria da Exame.com, esses crimes acontecem há anos no país e estão arraigados em instituições de saúde, com médicos e hospitais envolvidos.

Para fechar, também não é de hoje que essa história de tráfico de órgãos e crianças sequestradas é tema de boatos na web. Já desmentimos histórias muito semelhantes aqui no site (e que causaram sérios problemas a pessoas inocentes).

Até a quantidade de versões diferentes de áudios que tem rolado no WhatsApp por si põe em cheque a veracidade da história. Cada um deles fez alarde de uma forma diferente. Mas, todos com informações desconexas. Até o fechamento desse desmentido chegamos a receber um terceiro áudio supostamente sobre o mesmo problema, mas mencionando criminosos disfarçados de fotógrafo, isso soa familiar?

Resumindo, não têm bandidos em Hilux e Ecosport sequestrando crianças para roubar e traficar órgãos. Até a polícia da região onde essas histórias têm sido mencionadas já esclareceu isso. É tudo boato, que gera pânico e pânico nunca resulta em nada de bom.

Esse artigo foi uma sugestão das leitoras Lidiane Souza, Rosangela Andrade, Belci Sanchez, Maria Tarelan, do leitor Carlos Nunes, Vilmar e mais cinco que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.