Sequestradores tiram órgãos de crianças e usam Ecosport e Hilux #boato

By | 09/11/2016

Boato – Bandidos estão circulando com uma Ecosport e uma Hilux preta e usando os carros para sequestrar crianças e tirar os órgãos.

Notícias sobre crianças desaparecidas correm os noticiários todos os dias. Infelizmente é um crime comum não só no Brasil como no mundo. De tão sério, o sequestro infantil movimenta campanhas, ongs, a imprensa e as redes sociais. Quantos mais atentos os pais estiverem, menor o risco de enfrentar esta triste situação, certo?

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Sequestradores com Ecoesport e Hilux estão pegando crianças para vender os órgãos, diz boato

Sequestradores com Ecoesport e Hilux estão pegando crianças para vender os órgãos, diz boato

Esse é o raciocínio que tem percorrido o WhatsApp nos últimos dias. No intuito de avisar o máximo de pessoas, um áudio com um sério alerta está sendo repassado na rede social: bandidos estão sequestrando crianças para tirar os órgãos. O aviso diz mais: os bandidos estão dirigindo uma Ecosport e uma Hilux, carros que eles supostamente usam para realizar a ação. Confira a transcrição:

Bom, não sei quem de vocês tem família mas, é, só dá um salve aí pra vocês tomar cuidado com as criança porque o bagui tá loco, aqui no riacho foi encontrada uma criança sem os órgãos e os caras tão sequestrando mesmo viu, raptando pra arrancar os órgãos aí. Em São Paulo já foi duas encontrada num córrego, aqui no Riacho foi uma, São José do Rio Preto foi três, Diadema foi duas, então ficar esperto aí com as crianças, quem tem aí, irmão menor, ficar ligeiro, não ficar moscando não. Os cara tão andando num Ecosport e numa Hilux preta, são quatro indivíduos. Beleza? Quem puder repassar aí ó, só cuidado com as crianças.

Neste outro áudio, o aviso vem de uma paróquia:

[…] esteve aqui na nossa paróquia um investigador de polícia acompanhado de outro policial pra dar um recado pra nós que é o seguinte. É verdadeiro, está acontecendo na nossa cidade, estão sequestrando crianças e sequestrando os órgãos e jogando a criança em qualquer matagal. Ontem foi pego uma criança da mão da mãe com cinco anos no Melvi, eles tiraram todos os órgãos e jogara no matagal. Hoje, agora pouco foi um estardalhaço, na zona noroeste em Santos, eles pegaram um menino de 12 anos. Eles pegaram, tiraram todos os órgãos ainda decapitaram, tiraram a cabeça que não servia ainda. Eles estão fortalecendo a guarda na cidade, a investigação, tá vindo gente de São Paulo, ainda tão andando os investigadores a paisana de bicicleta, de moto, fazendo emboscada, soltando crianças pra ver se eles conseguem pegar, diz que os bandidos estão com uma Hilux preta e com uma Ecosport preta […] Então ficar atenta com as crianças, eles tiram até das mãos dos pais, avisa todos os nossos amigos, em grupos, em tudo, é real.

Sequestradores estão usando Ecosport e Hilux para pegar crianças e tirar os órgãos?

O alarme seria muito válido e uma iniciativa muito bem vista se, e somente se, fosse verdadeiro. Acontece que não é. Como ocorre quase sempre nessas correntes do WhatsApp, uma informação inventada e sem muita apuração passa de celular em celular fazendo todos acreditarem em um problema muito sério. Neste caso, sequestro infantil e tráfico de órgãos.

Na internet, procuramos nos sites e portais dos principais veículos de imprensa do país qualquer informação sobre sequestros de crianças nas cidades mencionadas – Diadema, São Paulo, São José do Rio Preto, Santos ou Praia Grande (onde fica o mencionado Jardim Melvi) – e o que encontramos foi o total oposto do que se tem dito no áudio.

A própria polícia da região do ABCD paulista já esclareceu que os áudios que estão circulando são falsos e que não há registro algum de casos de sequestro, muito menos de morte violenta de crianças recentemente. Já sobre São Paulo e as cidades do litoral, nenhum portal de notícias falou sobre tais crimes. Nenhum.

E, nessa busca encontramos notícias sobre casos de tráfico de órgãos verdadeiros e a o modus operandi desse tipo de quadrilha é bem diferente. Não envolve carros que chamam atenção e bandidos que agem roubando a criança da mão dos pais. Segundo essa matéria da Exame.com, esses crimes acontecem há anos no país e estão arraigados em instituições de saúde, com médicos e hospitais envolvidos.

Para fechar, também não é de hoje que essa história de tráfico de órgãos e crianças sequestradas é tema de boatos na web. Já desmentimos histórias muito semelhantes aqui no site (e que causaram sérios problemas a pessoas inocentes).

Até a quantidade de versões diferentes de áudios que tem rolado no WhatsApp por si põe em cheque a veracidade da história. Cada um deles fez alarde de uma forma diferente. Mas, todos com informações desconexas. Até o fechamento desse desmentido chegamos a receber um terceiro áudio supostamente sobre o mesmo problema, mas mencionando criminosos disfarçados de fotógrafo, isso soa familiar?

Resumindo, não têm bandidos em Hilux e Ecosport sequestrando crianças para roubar e traficar órgãos. Até a polícia da região onde essas histórias têm sido mencionadas já esclareceu isso. É tudo boato, que gera pânico e pânico nunca resulta em nada de bom.

Esse artigo foi uma sugestão das leitoras Lidiane Souza, Rosangela Andrade, Belci Sanchez, Maria Tarelan, do leitor Carlos Nunes, Vilmar e mais cinco que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

20 thoughts on “Sequestradores tiram órgãos de crianças e usam Ecosport e Hilux #boato

  1. Elisangela

    Gente tenho 3 filhos…cheguei perder o sono com essas histórias…pensei até em não sair d casa com os 3 ao msm tempo…estou ficando paranoica.

    Reply
  2. Monica

    Se não é vdd, gostaria de saber como 3 crianças da minha região de 5 anos sumiram e apos isso foram encontradas sem os órgãos?? ? Agora, o pq a televisão não está divulgando não sei, pq isso é tão sério qto imaginamos.

    Reply
  3. Mariza

    Que alívio ainda bem que fui provurar se era verdade!! muito obrigado!

    Reply
  4. Mariza

    Que alívio ainda bem que fui provurar se era verdade!! muito obrigado!

    Reply
  5. Marcelo Andre

    Nós já somos reféns da economia, da política e agora, porém a muito tempo, das informações, galera vamos procurar provas ou reportagens confiáveis para publicar, pois é sabido da existencia de seitas, trafico de órgãos, maldade humana etc. Já vi pessoas fazendo coisas horriveis com pessoas que diziam amar, imagine com as que não conhecem. Não há limites para a maldade humana.

    Reply
  6. Meire

    Prezado Sr Paulo Pavesi… sinta-se abraçado com carinho.
    Meus sinceros agradecimentos por prestar tais informações.

    Reply
  7. Anderson

    Agora qualquer alerta de atenção e notícia séria que poderá trazer alerta e cuidado a população for boato.. o negócio vai ficar mais sério do que se parece.

    Reply
  8. nei de assis

    pensa como um boato possa estragar com a vida de varias pessoas, uns que podem morrer por serem linchados e outros irem presos por matarem por estarem com os ânimos alterados.

    Reply
    1. Paulo

      Os pais de 120 mil crianças que desaparecem todos os anos, não pensam assim.

      Reply
  9. Paulo Pavesi

    Estou publicando no meu blog neste exato momento e vou demonstrar que vocês estão gerando boatos. E vou provar.

    Reply
  10. Paulo Pavesi

    Se vocês não publicarem o meu texto, vou publicar no meu blog demonstrando que vocês ocultam a verdade para beneficiar “boatos”.

    Reply
    1. nei de assis

      então sr. Paulo , quer dizer que será certo espalhar boatos , mesmos que os mesmos causem a morte de pessoas inocentes? vai me dizer que quem tem estes mesmos carros na mesma cor e andando em dois você acha que não serão linchados ou mortos? Você acha certo espalhar informações inverídicas? claro primeiro ser conhecedor da verdade e depois sim poder espalhar.

      Reply
      1. Paulo Pavesi

        Baseado em que, você diz que é boato? No meu caso, que meu filho foi assassinado por traficantes de órgãos e a polícia nega, o ministério público nega, a imprensa nega, mas o processo está lá na justiça parado esperando prescrever. Qual a sua fonte que desmente isso? A polícia? Que ganha uma grana para cada criança raptada? Ou você acha que adoções ilegais também são boatos?? É certo deixar que os pais relaxem na fiscalização dos seus filhos porque um site disse que é boato? Qual a vida que tirei ao dizer que isso acontece?

        Reply
      2. Paulo

        Você acha justo que um site fale para os pais relazarem, quando 120 mil crianças desaparecem todos os anos, porque acredita que este fato seja um boato? Estou asilado na europa por denuniciar isso e você vem dizer que é boato? Você quer que os pais relaxem o cuidado com os filhos, porque o site disse que é boato?

        Reply
        1. Florzinha

          Ola Paulo Pavesi passei por isso com. Unha filha queriam amputar a perna Dela para lhe colocar uma prótese graças às seus relatos fiquei esperta e não deicheimopersrem eka queriam dar lhe anestesia geral e eu não poderia ter ci. Ela na sala não autorizei ! Ficarám frustados a uma máfia sim nesse país maldito corrupto! Já estou de saco cheia desse Brasil! Mafiaaaa corrupto nojo!,,

          Reply
  11. Paulo Pavesi

    Caros amigos. O BOATOS.ORG não é confiável. Há poucos meses desmentiu o sacrifício do cachorro de Dilma, e era verdade. Tudo depende da fonte que você consulta. O rapto de crianças para fim de tráfico de órgãos pode ser real. Meu filho de 10 anos Paulo Veronesi Pavesi foi assassinado dentro de um hospital público para que seus órgãos fossem vendidos. Ele ainda estava vivo quando fizeram isso. Procurem pelo google e poderão comprovar. Por eu ter denunciado este esquema, fui obrigado a pedir asilo na Itália, e atualmente eu moro na Europa pois estou ameaçado de morte. O próprio governo financia o tráfico ilegal de órgãos. Pessoas estão sendo executadas em hospitais públicos para esta finalidade. O BOATOS.ORG é um desserviço e atende a interesses que desconhecemos. FIQUEM ALERTAS COM OS SEUS FILHOS. No Brasil de hoje tudo é possível. A imprensa não publica nada sobre isso. No meu caso, o Fantástico da Rede Globo fez duas reportagens e foi obrigado a calar a boca. São pessoas poderosas que estão por trás disso. Eu escrevi um livro sobre o caso do meu filho e foi censurado no Brasil. Mas consegui colocá-lo a venda através do Amazon.com. Se quiserem uma cópia, basta me enviar um e-mail. O BOATOS.ORG não é confiável.

    Reply
    1. Gilson

      Manda uma cópia do livro
      [email protected]

      Reply
    2. Luciana Santos

      Paulo Pavesi. Por favor me envie uma cópia do seu livro. Obrigada.
      [email protected]

      Reply
  12. Tania Eocha

    Eu já havia recebido os tais áudios so que foi mais ou menos do final do ano passado pra o início desse, confesso que no momento fiquei assustada. Muitafaltadoquefazer

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *