Senhor morre em posto de saúde esperando ser atendido #boato

Boato – Foto mostra senhor morto em posto de saúde após esperar ser atendido por três horas. Culpa seria do governo e da tocha olímpica. 

Que a saúde pública do Brasil não é das melhores e nunca foi, a grande maioria da população sabe. Frequentemente, nos deparamos com alguns absurdos que podem levar pessoas até a morte em hospitais superlotados. Mesmo assim, algumas pessoas fazem questão de deixar a situação pior do que já está.

Senhor morre em fila de espera de posto de saúde, diz boato
Senhor morre em fila de espera de posto de saúde, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Circula na internet a informação de que um homem teria morrido em um hospital após esperar o atendimento por três horas. Diversas mensagens falando do caso e culpando o governo e a tocha olímpica viralizaram no Facebook. Leia algumas delas:

Senhor morre em pleno espera no posto de saúde, esperou mais de 3 horas para ser atendido.

Viva a TOCHA OLÍMPICA!!! Viva o governo!!!

Idoso morre na fila de espera num posto de saúde após ficar mais de três horas aguardando para ser atendido ! Viva a tocha olímpica !

Senhor morreu em fila de posto de saúde?

Depois que a imagem viralizou no Facebook, começaram a aparecer “diversos locais” onde o caso teria ocorrido. Algumas pessoas falaram em Bombinhas (SC). Outras em Canindé (CE). Mas será mesmo que a história é verdade? Será que aconteceu no Brasil? A primeira resposta é sim, mas a segunda é não.

A tal imagem do “homem morto” viraliza na internet desde 2014. Na realidade, o caso aconteceu na Venezuela. Naquele ano, apareceram algumas versões na internet apontando que o homem teria morrido na Colômbia. Em 2016, o Terra do México publicou uma informação falando que o caso teria ocorrido no país. Depois publicou uma errata. Só depois que a história “chegou ao Brasil”. Assista ao vídeo da reportagem original:

Resumindo: é fato que um homem morreu esperando atendimento em hospital. Porém, o caso não aconteceu no Brasil e não tem nada a ver com tocha olímpica. O caso ocorreu na Venezuela em 2014.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)