Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Detran calibrou semáforos para multar no sinal amarelo #boato

Detran calibrou semáforos para multar no sinal amarelo #boato

Boato – Os semáforos do Brasil foram modificados pelo Departamento de Trânsito (Detran) para que motoristas sejam multados no sinal amarelo.

Trânsito é coisa séria e quem tem o mínimo de consciência e responsabilidade sabe disso. Tão séria que tem Código próprio e várias regras a serem seguidas para a segurança e bem-estar de todos. Trânsito é coisa tão séria que, por causa de seus infratores, resulta na morte de pelo menos um milhão de pessoas no mundo todo.

Áudio no WhatsApp diz que motoristas serão multados se ultrapassarem semáforos no sinal amarelo (foto: Reprodução Tv TEM)
Áudio no WhatsApp diz que motoristas serão multados se ultrapassarem semáforos no sinal amarelo (foto: Reprodução Tv TEM)

Definitivamente feito para ser respeitado, trânsito também é espaço para erros e golpes. Talvez por isso esse assunto seja tão recorrente em redes sociais e “avisos” na internet, como a mensagem e o áudio que estão sendo compartilhados no WhatsApp para alertar a todos sobre os sinais amarelos calibrados. Primeiro, a mensagem:

O Detran de todo o Brasil está calibrando todos os semáforos para que, o veículo que passar pelo sinal amarelo, mesmo que ainda não chegue ao vermelho, levará multa.

O áudio complementa o suposto aviso. Confira a transcrição:

Bom dia pessoal, bom ontem a noite eu coloquei uma mensagem aí sobre o farol amarelo, tá. Então só pra deixar o pessoal de dia aí mais em alerta. Eu peguei um passageiro ontem e o cara trabalha na CT e ele me falou pra tomar cuidado com o farol amarelo.

Eles tão calibrando o radar um pouco depois da faixa, ou seja, você vai passar no farol amarelo, você passa pela faixa vai tá amarelo, mas você vai pegar ele vermelho. Então assim ó, quem tiver rodando aí e o farol ficou amarelo, para. Para porque se não você vai tomar multa.

Eles estão recalibrando todos os radares tá, alguns já mudaram e outros eles estão mudando. Então assim, toma cuidado […] então assim, vamo tomar cuidado com o farol amarelo, vamo prestar mais atenção pra gente não tomar prejuízo. Já tá facinho né, pagar as contas, então. Vamo lá galera, bom dia a todos aí.

O Detran calibrou os semáforos para multar no sinal amarelo?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Há pouco comentamos sobre como são recorrentes os “avisos” dessas mudanças no trânsito brasileiro. Quem se lembra da história dos faróis acesos durante o dia ou dos radares multando instantaneamente os carros sabe do que estamos falando.

Acontece que assim como esses dois casos que já esclarecemos aqui no site, a história de calibragem de semáforos também é falsa. Procuramos por qualquer prova ou evidência de que as informações passadas no áudio e na mensagem procedem, e nada. Nem nos sites que geralmente replicam essas correntes essa história apareceu. E a imprensa também não falou sobre o assunto.

Típico de correntes alarmistas da web e redes sociais, o caso da calibragem não traz nenhuma informação concreta: não dá nome à fonte que avisou sobre, não menciona quando esses semáforos começaram a ser calibrados ou quantos deles já foram concluídos (o Brasil é um país enorme, imagine a logística necessária para uma operação desse tamanho e o tempo mínimo para implementá-la) e também não explica como seria o processo de “recalibragem”. Pelo contrário, o recado é bastante confuso.

Sobre o sinal amarelo, é certo que não existe nenhuma norma no Código Brasileiro de Trânsito que preveja punição para o condutor que o ultrapasse. No entanto, o sinal representa a passagem do verde para o vermelho e significa que o motorista deve redobrar sua atenção porque o semáforo logo fechará.

Além disso, não existe um mecanismo que pegue o motorista no pulo e o engane na hora de passar o sinal. O radar de avanço de sinal registra o veículo que ultrapassa o sinal vermelho e apenas isso. O tempo de duração de cada cor do semáforo é programado de acordo com diferentes variáveis, como o fluxo de carros do cruzamento em questão, a quantidade de pedestres que costumam passar pelo local, a distância a ser percorrida, entre outras.

Para finalizar, segundo o manual do Denatran (Departamento Nacional do Trânsito) a indicação é que em vias de 30 a 40 km/h, por exemplo, a duração do sinal amarelo seja de 3 segundos. É muito rápido? Sim, mas quem ultrapassa nessa etapa, faz isso por sua conta em risco, sempre.

Recapitulando: os radares não registram motoristas passando em qualquer sinal, só no vermelho. O tempo de duração dos semáforos é previamente definido, não há calibragem do radar para fazer o motorista ultrapassar no amarelo e o sinal mudar rapidamente. Trata-se de mais um “recado do bem” que é #boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão das leitoras Elaine Gonçalves, Genny Coimbra, do leitor Marcio Carvalho e outras 7 pessoas. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.