Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Sem Parar avisa que vai aplicar multas de velocidade em pedágios #boato

Sem Parar avisa que vai aplicar multas de velocidade em pedágios #boato

Boato – Fique atento! A partir de 31 de outubro de 2016 o Sem Parar vai aplicar multas de velocidade em pedágios. Atualizado em novembro de 2017: história voltou a circular e continua sendo falsa.

O excesso de velocidade é a principal causa de acidentes com mortes nas rodovias brasileiras. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quarto pais com mais mortes no trânsito na América.

O radar eletrônico, conhecido também como “pardal” na capital, é uma das soluções para o controle de tráfego e locais onde há acidentes. Ao que tudo indica, agora, os órgãos responsáveis pela aplicação de multas terão uma “mãozinha” do Sem Parar.

De acordo com as informações, desde o dia 31 de outubro de 2016 o Sem Parar pode aplicar multas por excesso de velocidade em pedágios. Leia o que diz o texto:

RECURSO DE FORMULÁRIO – INFRAÇÃO DE TRÂNSITO

Caro Usuário, Informamos que deste 31/10/2016 os sistemas de cobrança ViaFácil – SEM PARAR, foram autorizados por lei a aplicar notificações em todos as vias públicas de trânsito.

Todos os condutores eu trafegam com velocidade (40km/h) acima do permitido nas cabines de pedágios será multado pelo sistema Sem Parar & Via Fácil.

Quem desrespeitar a nova regra que já está em vigor, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ficará sujeito a multa de R$ 80,59, além de receber 4 (quatro) pontos na Carteira Nacional de Habitação “CNH”.

O Código Trânsito Brasileiro “Lei Federal n°. 9.503-1997” para a regularidade e recurso de sua notificação de trânsito, Caso seja constatado a infração por meio de radares.

Sem Parar avisou que vai aplicar multas de velocidade em pedágios?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É claro que a notícia deixou muita gente preocupada. Mas será mesmo que essa história do Sem Parar aplicar multa é verdadeira? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Antes de começar a desvendá-la, saiba que o Sem Parar é o sistema de pagamento eletrônico de pedágios e estacionamentos de shoppings e aeroportos. O Sem Parar usa o sistema de radiofrequência para identificar os veículos e liberar automaticamente as cancelas.

O sistema é utilizado nos estados de São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Apesar da história ter ficado na “boca do povo” nos últimos dias, ela já circula há anos pela internet. Em uma simples pesquisa, conseguimos encontrar registros desde 2012. Antes, era uma tentativa de golpe por e-mail para roubar dados de usuários. Com o tempo, a imagem se transformou em argumento para criticar a indústria de multas.

Esta matéria do Tem Notícias, afiliada da Rede Globo de Sorocaba, aponta que a mensagem enviada não passa de mais um “golpe” da internet para roubar dados de usuários. Além disso, o próprio Sem Parar divulgou uma nota em sua rede social explicando o caso. Confira:

O Sem Parar não aplica multas

Apenas os órgãos regulatórios responsáveis podem aplicar multas por evasão de pedágio. Além das multas, o art. 209 do Código de Trânsito Brasileiro prevê a aplicação de 5 pontos de infração na habilitação. O motorista ainda pode ser responsabilizado por direção perigosa e por gerar acidentes.

Dirija com responsabilidade!

Pois bem, uma vez que a própria empresa se pronunciou sobre o caso e confirmou ser tudo um grande boato. Encerraremos aqui, sem mais explicações.