Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Sapo gigante de 90 kg é encontrado no Rio Mogi em Pradópolis #boato

Sapo gigante de 90 kg é encontrado no Rio Mogi em Pradópolis #boato

Boato – Imagens mostram sapo gigante que foi encontrado no Rio Mogi, em Pradópolis (SP). Áudio descreve que a Marinha e Fundação Chico Mendes foram, de helicóptero, buscar o bicho.

Quem acompanha o Boatos.org já sabe que animais bizarros têm feito “sucesso” nas fake news da internet. O que ainda não havia acontecido nos últimos dias era de o “mesmo” animal aparecer em dois locais diferentes. É o caso da história de hoje.

De acordo com imagens e áudios que estão circulando na internet, um sapo gigante de 90 quilos foi encontrado no Rio Mogi, na cidade de Pradópolis (SP). O narrador do áudio aponta que o animal começou a dar uns “rebojão”, foi tirado “a laço” do rio e que a Marinha e o Instituto Chico Mendes foram buscar o bicho de helicóptero. Leia a mensagem, a transcrição do áudio e o escute.

Sapo de 90Kg encontrado no Rio Mogi em Pradópolis. Áudio: Esse trem começou a dar uns rebojão lá e nós metemo o laço e tiramo pra fora. Urra, urra igual gente. O bicho e tem muitos desses dentro do Rio Mogi. Tinha uns três ou quatro, mas conseguimos pegar só um. Rapaz, parece gente o bicho.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Pessoal da Marinha tá vindo aqui, Fundação Chico Mendes, esse tanto chegou. Estão tudo aqui chegando de helicóptero pra ver esse bicho aqui e levar embora, entendeu? Isso aqui é um trem que ninguém sabe rapá, que p… que é essa, você entendeu? Ô desceu um rebojo e se pega uma embarcação, um negócio eles viram isso aqui, cara. É muito grande, muito grande.

Sapo gigante de 90 kg foi encontrado no Rio Mogi em Pradópolis?

A história circulou muito na internet e deixou muita gente impressionada. Mas será mesmo que um “sapão” foi encontrado no Rio Mogi, em Pradópolis (SP)? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Primeiro ponto: a história não só tem características de um boato na internet (vaga, com erros de português e alarmista. Só faltou o pedido de compartilhamento) como também tem as características de uma história de pescador. Como assim “pesaram o sapo gigante” e descobriram que tinha 90 kg? E o que é “rebojão”?

As desconfianças se tornaram realidade ao descobrirmos que nem a Marinha e nem o Instituto Chico Mendes falaram qualquer coisa sobre o animal. Tentamos procurar por qualquer notícia em fontes confiáveis que desse conta da aparição do sapo gigante no Rio Mogi e nada encontramos. É, no mínimo estranho, que um “bichão desse” passe despercebido.

O ponto que “mata” o boato está na imagem. A foto é a mesma utilizada para ilustrar o boato que aponta que uma rã gigante foi encontrada no Rio Paraguai. No nosso desmentido sobre o assunto no Boatos.org afirmamos que a foto começou a circular na internet fora do Brasil e nada mais é do que uma imagem da de uma rã-touro (de, no máximo, 30 cm) tirada numa perspectiva que a faça parecer maior. Tem dúvidas ainda? Então dá uma lida no nosso artigo.

Resumindo: a história que aponta que um sapo gigante foi encontrado no Rio Mogi, em Pradópolis (SP), é falsa. Não passa de mais um boato que utilizou a rã-touro cubana fotografada em “posição desfavorável” (ou favorável).

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.