Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Menino Samuel ficou dentro do carro após assalto em Rocha Miranda #boato

Menino Samuel ficou dentro do carro após assalto em Rocha Miranda #boato

Boato – Menino Samuel, de quatro anos, ficou dentro do carro depois de um assalto em Rocha Miranda. A placa é JVC 9764.

A violência no Rio de Janeiro tem chamado muito a atenção. Um dos principais motivos para isso são as Olimpíadas que estão para acontecer na “Cidade Maravilhosa”. No meio de casos chocantes, algumas histórias falsas também têm aparecido na internet. Na última semana, já desmentimos o caso da policial que teria sido estuprada e do alerta sobre terrorismo de outra policial.

Samuel ficou preso em carro após assalto, diz boato
Samuel ficou preso em carro após assalto, diz boato

Agora, começou a aparecer uma história um tanto quanto chocante. Ela envolve o menino Samuel, de quatro anos de idade. De acordo com o texto que circula online, ele teria ficou dentro de um veículo roubado em Rocha Miranda, bairro da capital fluminense. Leia:

Este é o Samuel, tem quatro anos, assaltaram sua família em Rocha Miranda agora pouco e o levaram dentro do carro. Ajudem a divulgar, por favor. Mensagem do pai. Amigos, eu e minha familia sofremos uma violência. Bandidos me pararam em Rocha miranda armados, levaram meu carro com o Samuel dentro. Estou desesperado. Placa jvc 9764. Me ajudem. Gilson : (telefone)

Samuel de quatro anos está em carro roubado?

A história causou um impacto e foi compartilhada por diversas pessoas no Twitter e Facebook. Até os cantores Buchecha e D’Black ajudaram a divulgar o caso. Mas será que é verdade a história que aponta que o menino Samuel foi roubado? Na realidade, não. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Além do próprio caráter da mensagem dar a pista que se trata de um provável boato online (só para citar rapidamente: não é datada, é alarmista, tem erros de português e pede divulgação), resolvemos checar se a notícia foi divulgada por aí. Achamos alguns casos de crianças que ficaram em carros roubados. Mas nenhum do Rio de Janeiro. Se o tal menino estivesse desaparecido já teria com certeza virado assunto na mídia.

Tentamos buscar a origem da imagem, mas, infelizmente, não encontramos. Porém, dois outros fatores nos chamaram atenção. Um deles é a placa do carro: JVC 9764. Procuramos na base de dados do Detran e descobrimos que ela não pode ser do Rio de Janeiro. No estado, as placas vão da letra K até a letra L. Será que o carro é do Pará?

Outra informação que chama atenção é o telefone que está na imagem: 91. Também é do Pará. Ou seja, será que uma família do Pará foi de carro até o Rio de Janeiro, teve o carro roubado com uma criança dentro e sequer citou isso na história? Sinceramente, essa tese é pouco plausível. De acordo com a nossa experiência, acreditamos que a tese é “boato” é muito mais forte.

Resumindo: o texto que aponta que o menino Samuel, de quatro anos, ficou preso dentro de um carro não passa de um boato de internet. Se a história fosse real, teria informações mais precisas e teria virado já notícia na mídia.