Samu pede para você agendar AA Emergência no seu telefone #boato

Boato – Mensagem do Samu pede para colocar AA Emergência na sua lista de contatos para que parentes possam ser informados de acidentes.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, popularmente chamado de Samu, é muito utilizado em casos de emergência. Provavelmente, você já viu esse serviço prestar os primeiros socorros em alguém que estava ferido ou passando mal. Pois uma mensagem que circula online aponta que é possível facilitar a comunicação entre a pessoa socorrida e alguém próximo.

Samu pede para você colocar AA Emergência na sua agenda, diz boato
Samu pede para você colocar AA Emergência na sua agenda, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

O texto (que circula por blogs, Facebook e WhatsApp e seria de autoria da “coordenadora administrativa Josiane Trocatti”) aponta que basta colocar AA Emergência em sua lista de contatos para que essa pessoa seja informada pelo Samu. Confira o texto abaixo:

A Equipe das ambulâncias de emergências médicas perceberam que, muitas vezes, nos acidentes da estrada, os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado.

Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem, na sua longa lista de contatos, o NÚMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: ‘AA Emergencia’ (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos).

É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU, ou a quem nos acuda, a nos acudir. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos. É tão somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação. Por favor, não destrua esta mensagem!

Reenvie-a a quem possa dar-lhe uma boa utilidade. JOSIANE TROCATTI Coordenadora Administrativa SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência OBS.: Repassem. Afinal, trata-se de uma informação de muita utilidade.

Samu pede para você colocar AA Emergência na sua lista de contatos?

A história enganou muita gente na internet e há muitos anos é hiper compartilhada. Mas será mesmo que o Samu iria enviar uma mensagem pedindo para colocar AA Emergência na sua lista de contatos? Resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que observamos é que mensagem tem algumas características similares com outros textos que já foram desmentidos por aqui. Uma delas é o pedido para que seja reenviada e não destruída. Isso já dá uma cara de boato na história.

Além disso, há uma assinatura na mensagem. Só que com uma simples busca no Google se percebe que o nome JOSIANE TROCATTI só aparece em textos sobre boatos e que esse nome não está presente em nenhum Samu. Vale apontar também que as estruturas do Samu são estaduais e o texto não diz qual é o Samu que criou a mensagem.

Outro ponto: o texto circula há mais de cinco anos na internet e, mesmo assim, não há uma reportagem de TV, rádio, jornal ou portal falando dessa iniciativa. Nos sites dos Samu dos estados também não consta nada a respeito do assunto.

Por fim, o Samu tem como finalidade prestar o atendimento inicial. Ou seja, o propósito deste serviço é proteger a vida, logo não tem sentido eles ficarem vasculhando celular para tentar contato com parentes. Esse contato é feito posteriormente, no hospital.

Conclusão: Não vamos agir por impulso, uma informação de utilidade pública está em vários meios e a repercussão é imediata. O Samu não iria tomar uma decisão sem antes informar em seu site e nos meios de comunicação. E o texto não corresponde com a principal preocupação do Samu.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores no WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

4 comentários em “Samu pede para você agendar AA Emergência no seu telefone #boato

  • 25/01/2017 em 11:36
    Permalink

    Socorrista do samu ou do funcionários do hospital ESTÃO PREPARADOS para quebrar senhas dos celulares para entrar nos contatos ???

    Resposta
  • 17/01/2017 em 15:27
    Permalink

    Pode não ser recomen dação do SAMU. Mas, acho importante, porque em caso de acidente qualquer socorrista pode localizar alguem da famila. Já ouvi essa recomendação de policiais do Corpo de Bombeiros… e achei interessante, tanto que sigo.

    Resposta
  • 17/01/2017 em 11:27
    Permalink

    Outro problema que eu vejo, é que a maioria das pessoas possuem telefones com senha, por isso dificilmente iram conseguir ter acesso a agenda. E outra os celulares são os primeiros objetos que são roubados em local de acidente, por isso nem dar pra contar com essa dica no primeiro momento.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)